SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA EXCRETOR.
Advertisements

SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Excretor Professora Helena.
SISTEMA EXCRETOR 1.
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Aparelho Excretor.
Depura sangue Prof.César Lima
O QUE É EXCREÇÃO? Os moradores de uma casa produzem muitos resíduos diariamente. Imagine os problemas de saúde se esse lixo ficasse acumulado!
SISTEMA URINÁRIO FUNÇÕES: A principal função do sistema urinário é auxiliar na homeostase (equilíbrio do organismo) controlando a composição e o.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário É responsável pela estabilidade da composição química do meio interno do organismo; Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias.
ELIMINAÇÃO DOS PRODUTOS DA ACTVIDADE CELULAR.
DISCIPLINA ANATOMIA HUMANA
Função Urinária Transpiração
SISTEMA URINÁRIO.
SISTEMA RENAL.
Prof. Regis Romero.
Fisiologia Humana Sistema urinário.
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
EXCREÇÃO. EXCREÇÃO O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA URINÁRIO - RIM.
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Excretor.
Colégio Maria Imaculada
Sistema Excretor.
Sistema urinário.
Sistema Urinário.
Sistema Urinário Proteja os filtros de seu corpo, Se os rins não funcionam bem, sua saúde vai mal ! Beba 2 litros de água por dia! Viva melhor com menos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ciências Cap. 09 Sistema urinário Prof.: Samuel Bitu.
Aula 45 Excreção Humana.
Sistema Urinário.
Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
O corpo humano sistema excretor
Sistema excretor.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
Fisiologia do Sistema Urinário
Sistema Digestório e Excretor
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Sistemas Excretores Professor Fernando Stuchi.
Sistema Urinário Composto por órgãos que elaboram e armazenam a urina e temporariamente até ser eliminada para o exterior: - rins (2), que produzem a urina,
SISTEMA URINÁRIO HUMANO
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Universidade Federal do Pampa Campus Dom Pedrito Zootecnia Prof. Guilherme Garcez Cunha.
Ciências Naturais 9.º ano
Sistema Urinário.
Sistema Excretor Amanda Dantas.
EXCREÇÃO Eliminação de resíduos metabólicos e de substâncias tóxicas ingeridas ou originadas no próprio organismo.
Sistema Urinário.
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
CIÊNCIAS, 8º Ano do Ensino Fundamental
Eliminação de produtos da atividade celular
Feito por: Jéssica Victória Nº7 11ºTAS
Eliminação de produtos da atividade celular
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA URINÁRIO.
ÓRGÃOS URINÁRIOS Profa. Dra. Marta Luppi.
É um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente.
Estrutura e função do rim
Constituição e funções
Professora: Ayesa Aseff
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
E. M. E. F. ANTONINA WALDEVINO DOS SANTOS
A ureia é produzida fígado (detoxificação hepática). 2 NH 3 + CO 2 → H2NH2N CH2NH2N O + H 2 O Excretas: substâncias que passam pelo interior das células.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano •Descrever os mecanismos da excreção através da respiração, urina e suor; • Comparar a composição química da urina e do suor; • Caracterizar o suor como meio de equilíbrio térmico do corpo; • Identificar os órgãos componentes do sistema urinário e suas funções; • Identificar o néfron como unidade funcional do rim. Colégio militar de fortaleza 8º ano Disciplina: CIÊNCIAS

EXCREÇÃO Saída de gás carbônico e de vapor d'água pelos pulmões (respiração), Descarte da ureia e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente, da urina. A excreção ajuda a manter constante a composição química do organismo. NÃO CONFUNDA ELIMINAÇÃO (EVACUAÇÃO) COM EXCREÇÃO!!!

SUOR= água+sais minerais+ureia+ácido úrico+cloreto de sódio. Glândulas sudoríparas: abundantes nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas; situam-se na derme abrindo à superfície da epiderme através de um poro.

PELE

Formação do suor As glândulas sudoríparas são envolvidas por vasos capilares; Capilares depositam nas glândulas sudoríparas parte da água com produtos residuais, que formam o suor. O suor é armazenado e sai para o exterior pelos poros da pele.

O suor e o equilíbrio da temperatura O homem é um animal HOMEOTÉRMICO, isto é, mantém a temperatura do corpo praticamente constante, ao redor de 36,5°C. Ao praticar algum exercício físico (futebol, corrida etc.), a grande atividade muscular produz muito calor e a temperatura do corpo tende a aumentar. Então eliminamos suor - a água contida no suor se evapora na pele, provocando uma redução na temperatura do ar que a circunda. Isso favorece as perdas de calor do corpo para o ambiente, fato que contribui para a manutenção da temperatura corporal.

SISTEMA URINÁRIO Principal sistema encarregado de realizar a EXCREÇÃO; URINA é o principal excreta produzido pelo nosso organismo; O termo EXCRETA é utilizado para denominar substâncias que passam pelo interior das células antes de serem eliminadas do corpo.

PRINCIPAIS EXCRETAS EXCRETA: substância inútil e potencialmente tóxica que o organismo produz e precisa eliminar. Termo aplicado às substâncias que contêm nitrogênio. PROTEÍNAS: principal fonte de excretas nitrogenados. A degradação dos aminoácidos produz amina, que é bastante tóxica. FÍGADO: transforma amina em ureia, que é bem menos tóxica. Amônia + gás carbônico = ureia + água

FUNÇÕES DA EXCREÇÃO RENAL Regulação do volume de água do organismo; Controle do balanço de íons (sódio, hidrogênio, potássio, cálcio, fósforo, magnésio etc) no organismo; Conservação de nutrientes (glicose, aminoácidos e proteínas) no organismo; Excreção de resíduos metabólicos (ureia, ácido úrico); Regulação do cálcio e fósforo no metabolismo ósseo.

Os órgãos do sistema urinário

Os órgãos do sistema urinário Rins + vias urinárias = sistema urinário

RIM Reabsorvem para o sangue as substâncias aproveitáveis. Órgãos pares, medindo 12cm; Filtram o sangue, extraindo resíduos tóxicos; Reabsorvem para o sangue as substâncias aproveitáveis.

RIM Artéria renal: leva sangue arterial para o rim; Veia renal: sai do rim, retirando sangue venoso desse órgão; Partes do rim: córtex renal (onde se encontram os NÉFRONS), medula renal (contém TUBOS COLETORES DE URINA), pelve renal (leva a urina aos ureteres).

Vias urinárias Ureteres (7), tubos medindo cerca de 28cm, conduzem urina dos rins à bexiga; Bexiga urinária (8), bolsa muscular que armazena urina até ser expelida; Uretra (9), canal que leva a urina ao exterior. No homem, 18cm, na mulher, 6cm.

Formação da urina Néfron: unidade funcional do rim, Há mais de um milhão de néfrons no córtex renal, O néfron filtra o sangue de todo o corpo aproximadamente 300 vezes por dia! FILTRAÇÃO GLOMERULAR e REABSORÇÃO RENAL

Formação da urina FILTRAÇÃO: Diversas substâncias (água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia) saem do sangue (glomérulo renal) e caem na cápsula glomerular, O líquido que foi filtrado do sangue passa para o túbulo renal. REABSORÇÃO: As substâncias úteis são reabsorvidas (voltam para o sangue) ao longo dos túbulos renais.

Formação da urina Substâncias tóxicas ou residuais (ureia, ácido úrico, excesso de sais minerais, um pouco de água) permanecem no interior dos túbulos renais, formado a urina; A urina formada é lançada nos cálices renais, que se fundem numa cavidade maior, a pelve renal; Da pelve renal a urina segue para os ureteres e estes conduzem a urina até a bexiga, local de armazenamento até a eliminação para o meio externo pela uretra.

Formação da urina

Composição da urina A urina é o produto da filtração do sangue e é composta de várias substâncias: água, sais minerais, ureia e ácido úrico; O principal resíduo nitrogenado da urina é a ureia. A urina é um líquido amarelado, transparente, claro e ligeiramente ácido; O homem elimina diariamente cerca de 1 litro a 1,5 litros de urina.