1 Objetos Relacionados a um banco de dados. 2 Introdução Visual Basic dispõe de um conjunto de objetos, que através de suas propriedades e métodos, nos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
BD em.NET: Passo a passo conexão com SQL Server 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Acesso a Bancos de Dados usando Visual Basic
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
9. Modelos de Alta Freqüência Pequenos Sinais:
Auditoria de Segurança da Informação
CAP. 2 RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA TE 054 CIRCUITOS ELETRÔNICOS LINEARES
Questionário de Avaliação Institucional
Bancos de Dados – SQL – parte 1
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Como aplicar leis da lógica
Impressão de etiquetas
1 Celulose.
Criação de objetos da AD 1Luis Rodrigues e Claudia Luz.
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Lemas (Sudkamp)  .
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Conceitos básicos em grafos
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
Comandos SQL.
Dinâmica do Movimento Plano de um Corpo Rígido: Força e Aceleração
Módulo Compras Relatórios e Relações 1. Objetivo 2 Conhecer os relatórios e as relações do sistema disponibilizadas no módulo Compras.
Medidas de tendência central e de dispersão
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

1 Objetos Relacionados a um banco de dados

2 Introdução Visual Basic dispõe de um conjunto de objetos, que através de suas propriedades e métodos, nos permitirão manipular e controlar um banco de dados. Estes objetos são : database, dynaset, snapshot, field, fields collection, index, indexes, querydef, snapshot, table, tabledef e tabledefs collection.

3 Coleção DataBases Databases Collection é um conjunto de objetos Database abertos em um Workspace.

4 Objeto DataBase O objeto DataBase mantém informações sobre o banco de dados aberto ( a propriedade TableDefs do objeto DataBase possui todas as informações sobre as tabelas de um banco de dados ), sendo a representação lógica de um banco de dados no Visual Basic. Assim como qualquer objeto, o DataBase possui propriedades e métodos, através dos quais se pode manipular seus dados.

5 Objeto DataBase Para abrir uma banco de dados, usa-se a função OpenDataBase. Para fechar um banco de dados utiliza-se o método Close. Uma das principais propriedades desse objeto é a TableDefs Collection, que compreende a uma coleção de objetos TableDef, que correspondem a a tabelas do banco de dados.

6 Coleção Databases

7 Objeto Database

8 Coleção TableDefs TableDefs Collection é um conjunto de objetos TableDef, isto é, das tabelas do banco de dados. Sua propriedade Count retorna o número de tabelas do banco de dados. O objeto TableDef de um banco de dados define a estrutura de uma tabela, contendo : –Fields Collection, que armazena a estrutura dos campos da tabela –Indexes Collection, que armazenao conjunto de índices associados àquela tabela.

9 Coleção TableDefs

10 Objeto TableDef

11 Propriedades do Objeto Tabledef

12 Coleção Containers Containers Collection é um conjunto de objetos Container. Cada objeto Container contém uma Documents Collection. Documents Collection é um conjunto de objetos Document. Cada objeto Document contém informações sobre uma tabela, consulta ou relação abertos.

13 Coleção Containers

14 Objeto Container e sua Propriedades

15 Coleção QueryDefs QueryDefs Collection é um conjunto de objetos QueryDef. Cada objeto QueryDef contém a definição de uma consulta de um banco de dados.

16 Coleção QueryDefs

17 Objeto QueryDef e suas propriedades

18 Coleção Recordsets RecorSets Collection é um conjunto de objetos RecordSet, isto é, dos cursores do banco de dados. O objeto RecordSet representa os registros de uma tabela de base de um banco de dados ou os registros resultado de uma consulta, contendo : –Fields Collection, que armazena a estrutura dos campos do Recordset

19 Coleção RecordSets

20 Objeto Recordset

21 Coleção Relations Relations Collection é um conjunto de objetos Relation, isto é, dos relacionamentos do banco de dados.

22 Coleção Relations

23 Objeto Relation e suas propriedades

24 Coleção Fields

25 Objeto Field

26 Propriedades do Objeto Field

27 Coleção Indexes Indexes Collection é um conjunto de objetos Index de um banco de dados.

28 Coleção Indexes

29 Objeto Index

30 Propriedades do Objeto Index

31 Objetos Table, Dynaset, Snapshot Os recordsets que representam a tabela do banco de dados podem ser dos tipos table, dynaset e snapshot. Estes tipos possuem finalidades diferentes. Os Objetos Table, Dynaset, Snapshot são considerados obsoletos pela Microsoft devendo ser substituídos pelo Objeto RecordSet.

32 Objeto Table Table é a representação lógica da tabela física do banco de dados. Através do objeto Table pode-se acessar os dados que estão dentro dela, adicionar, modificar e excluir registros

33 Objeto Dynaset Através do objeto Dynaset, pode-se ler dados de uma ou mais tabelas, entretanto, estes dados somente poderão ser alterados se o dynaset estiver baseado em uma única tabela.

34 Objeto Snapshot SnapShot é um instantâneo de uma tabela em um determinado momento. Através dele, pode-se ver o conteúdo de uma tabela, porém não é possível altera-lo. Além disso quaisquer alterações feitas sobre a tabela não serão exibidas pelo snapshot.

35 Abertura de Tables Para a abertura de tables, utiliza-se o método OpenTable sobre o objeto database, sendo necessário criar anteriormente uma variável do tipo Table.

36 Exemplo de abertura de Table Dim DB As Database Dim Tabela As Table Set DB = OpenDatabase("BIBLIO.MDB") Set Tabela = DB.OpenTable("Publishers")

37 Criação de Dynasets Para a abertura de dynasets, utiliza-se o método CreateDynaset sobre o objeto database, sendo necessário criar anteriormente uma variável do tipo Dynaset. A abertura de um dynaset pode ser feita baseada em um comando SQL, ou baseada na estrutura de uma tabela.

38 Exemplo de criação de dynaset Dim DB As Database Dim DS As Dynaset Set DB = OpenDatabase("BIBLIO.MDB") Set DS = DB.CreateDynaset("Publishers") Dim DB As Database Dim DS As Dynaset Set DB = OpenDatabase("BIBLIO.MDB") Set DS = DB.CreateDynaset("Select * from Publishers")

39 Criação de SnapShots Para a abertura de snapshot, utiliza-se o método CreateSnapShot sobre o objeto database,sendo necessário criar anteriormente uma variável do tipo SnapShot. A abertura de um snapshot, tal como a dos dynasets, pode ser feita baseada em um comando SQL, ou baseada na estrutura de uma tabela.

40 Exemplo de criação de snapshot Dim DB As Database Dim SS As Snapshot Set DB = OpenDatabase("BIBLIO.MDB") Set SS = DB.CreateSnapshot("Publishers") Dim DB As Database Dim SS As Snapshot Set DB = OpenDatabase("BIBLIO.MDB") Set SS = DB.CreateSnapshot("Select * from Publishers")

41