Mapeamento Window-Viewport

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Transcrição da apresentação:

Mapeamento Window-Viewport Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti

Problema Cena é 3D, mas eventualmente será projetada para 2D. Cena 2D está num plano infinito, mas o dispositivo possui uma área visível retangular finita. O que fazer? Resposta: mapear uma região retangular da cena 2D para o dispositivo. Window: Região retangular de interesse na cena. Viewport: Região retangular no dispositivo. Normalmente, ambos os retângulos estão alinhados com o sistema de coordenadas.

Window - Viewport

Matemática – Regra de três Ponto (xw,yw) da Window mapeia sobre um ponto (xv,yv) da Viewport. Window tem cantos (xwl,ywb) e (xwr,ywt). Viewport tem cantos (xvl,yvb) e (xvr,yvt). Comprimento e altura da Window são Lw e Hw. Comprimento e altura da Viewport são Lv e Hv.

Mapeie cada coordenada de acordo com: Manter a Proporção Mapeie cada coordenada de acordo com:

Coordenada na Viewport Para mapear xw para xv (yv é equivalente):

Razão de Aspecto Se a razão de aspecto não for a mesma, a imagem será distorcida:

Resumo Converta xw para uma distância w a partir do canto inferior esquerdo da Window. Escale esta distância w para obter uma distância v. Adicione a v o canto da Viewport para obter xv. Equivalente a uma escala mais uma translação.

Imagem 1024 x 768 (4:3)

Mesma Imagem 1024 x 614 (10:6)

Desentrelaçamento

TV 4:3 e 16:9