Tema: PREGUIÇA Data: 02/08/2010 – p. 27-35.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUE AS PESSOAS FAÇAM O ACESSO
Advertisements

A Prece.
A Rejeição nas Organizações
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Amor. Amor Auto -Aceitação Arrependimento “ Esteja consciente de que mesmo quando você comete um erro, isso também pode ser uma oportunidade. Quando.
Técnicas de Estudo ProFº. Caruso.
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Isolamento Social.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
  ORGANIZAÇÕES.
RESSENTIMENTO - BRASA ARDENTE / PERDÃO
Texto áureo “E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Deuteronômio.
Sistema Energético Humano.
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Elaboração: A Lei de Trabalho Elaboração:
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
FONTE VIVA FRANCISCO CANDIDO XAVIER DITADO PELO ESPÍRITO EMMANUEL
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Tema: discipulado com propósito
Conselheiro Lafaiete/MG 14/06/2010 Palestrante: Ricardo Souza
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Acessibilidade dos portadores de deficiência motora
SABEDORIA INDIANA POR OSHO.
O VALOR DE UMA MULHER E SUAS PRIORIDADES
Ansiedade/Angústia Antídoto = Paciência Dora Rodrigues.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
HAMILTOM Ser mais feliz Roberto Shinyashiki
Elaboração: Antonio Nascimento
O Bem e o Mal.
Aula – Ciclo III. “Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
Tecle para o avanço dos slides.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ESPÍRITAS NO EVANGELHO Comenta o Evangelho, nas tarefas doutrinárias do Espiritismo, entretanto, diligencia exumar as sementes divinas da verdade, encerradas.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Impressões de Otimismo
VIVENCIANDO KARDEC!.
Lições para uma vida vitoriosa
SOBREVIVÊNCIA + TRANSCENDÊNCIA O eterno desafio do Homem.
1 DOCUMENTO INTERNO A E SSÊNCIA DA L IDERANÇA.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Curso EFA Escolar B3 – Turma 1 Carvalhos, 12 de Março de 2008.
QUALIDADES NECESSÁRIAS DE UM LÍDER DE PEQUENO GRUPO
Qual o maior obstáculo ao progresso?
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Inês Vieira SER HOJE MELHOR QUE ONTEM Vários autores do livro: Otimismo em Gotas R. O. Dantas Automático.
A mensagem de saúde de Ellen White deve ser positiva e atrativa, por isso, todo o cuidado é necessário na divulgação da mensagem.
Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões Não é suficiente ir à igreja e escutar sermões. É necessário algo mais: a devoção pessoal habitual.
APRENDENDO A VIVER MELHOR APOIANDO-SE NO AE. Felicidade se relaciona com: Trabalho: sermos úteis e capazes Trabalho: sermos úteis e capazes Lazer: bem.
Reverencie-se com a CONSERVAÇÃO
Pegue a sua Bíblia e diga:
A LEI DA RECARGA “Em seis dias façam os seus trabalhos, mas no sétimo não trabalhem, para que o seu boi e o seu jumento possam descansar, e o seu escravo.
O Senhor ajuntou: “É imenso o clamor que se eleva de Sodoma e Gomorra, e o seu pecado é muito grande. Eu vou descer para ver se as suas.
Depressão: causas e consequências
O que é Crescimento Pessoal? Luiz Antonio Batista da Rocha Eng. Civil / Segurança do Trabalho.
Escola de Evangelização de Pacientes Grupo Espírita Guillon Ribeiro
ROTEIRO O QUE É SER MÉDIUM IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS COMUNICANTES
Trabalho realizado por Cândiida Vieira Agosto 1999 Depressão - causas, consequências e tratamento Bibliografia CLARO, Isaías, Depressão - causas, consequências.
“As causas da felicidade não se acham em lugares determinados no espaço; estão em nós, nas profundezas misteriosas da alma, o que é confirmado por todas.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
O amor em nossas vidas Coordenador: J. Raul Teixeira 2/6/2016.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Centro Espírita Amor e Sabedoria Por: Virginia Pontelo.
Transcrição da apresentação:

Tema: PREGUIÇA Data: 02/08/2010 – p. 27-35

Alguns conceitos sobre a preguiça: 1. Segundo o dicionário: sf (lat pigritia) 1. Pouca disposição para o trabalho; aversão ao trabalho; inação, mandriice. 2. Demora ou lentidão em fazer qualquer coisa; indolência, moleza; morosidade, negligência. 2. Segundo a enciclopédia: O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. Wikipedia/2010

A preguiça: O QUE É? COMO SURGE? “A preguiça ou propensão para a inatividade, para não trabalhar, também conhecida como lentidão para executar qualquer tarefa, ainda caracterizada como negligência, moleza, tardança, é desvio de conduta que merece maior consideração do que aquela que lhe tem sido oferecida”. COMO SURGE? Surge naturalmente, como efeito de algum cansaço ou mesmo necessidade de repouso. Quando se preocupar? Quando se torna prolongado o período de refazimento das energias, apresenta-se como fenômeno anômalo de conduta. Livro: Conflitos Existenciais - Joanna de Ângelis

A preguiça segundo a Revista Espírita/1858: [...] Eu vos digo que a força não foi dada ao homem, nem a inteligência ao seu espírito para consumir os dias na ociosidade, mas para ser útil aos semelhantes. Ora, aquele cujas mãos estiverem desocupadas e o espírito ocioso será punido e deverá recomeçar sua tarefa. Em verdade vos digo que sua vida será posta de lado como uma coisa que a ninguém aproveita, quando seu tempo se cumprir; compreendei isso como uma comparação. Qual dentre vós, se tiverdes em vosso pomar uma árvore que não dê bons frutos, não dirá a seu servo: “Cortai essa árvore e lançai-a no fogo, porque seus ramos são estéreis?” Ora, assim como tal árvore será cortada por causa de sua esterilidade, a vida do preguiçoso será posta no refugo, por ter sido estéril em boas obras.  [Revista Espírita – Edição Junho/1858 – A Preguiça por São Luís]

Como a preguiça se expressa? Muitas horas de sono. Permanência prolongada no leito. Indisposição física para atividades diárias e exercícios físicos. Consequências: Como a repetição de pequenas atitudes, sua conduta faz-se enfermiça gerando: conflitos psicológicos; perda do valor próprio; ideia de que nada de bom lhe acontece; que não é merecedor de coisas boas; que outras pessoas lhe devem comiseração* [*Sentimento de compaixão; pena, piedade]

Com o agravamento do problema, surgem: Pessimismo. Membros lassos, raciocínio lento, distúrbio de linguagem e locomoção. Perda do entusiasmo pela vida. Isolamento. Solidão. Autolamentação. Mau humor. Cultivo de ideias destrutivas, negativas. Atitude ofensiva com os que o cercam. Transferência das suas responsabilidades e tarefas para outros. Problemas espiritais decorrentes: Atração de espíritos ociosos. Vítima de obsessão (vampirismo) desorganização da estrutura somática. Agravamento do problema por influências negativas.

Como tratar a preguiça: Muitas vezes através de uma inspiração superior surge um auto questionamento. Algumas atitudes podem iniciar a recuperação. 1. Despertar terapêutico: Vergonha do seu estado. Constrangimento por sua inutilidade existencial. Aceitação de exercícios para despertamento. Desejo de conquistar a saúde. Desejo de recuperação.

Como tratar a preguiça: 2. Agir Destruição da identidade de preguiçoso, inútil. Quebra do ego, abertura de espaço emocional e mental para realizações edificantes. Prática de atividades físicas para manter a saúde. Leituras edificantes. Alimentação e cuidados pessoais Mudança de painéis e hábitos mentais. Oração – recurso inestimável. Bioenergia. Psicoterapia.

Como tratar a preguiça: 3. Benefícios Alegria de servir. Realização pessoal. Melhora no convívio social e familiar. Emoções agradáveis. Saúde integral.

Bibliografia Dicionário Aurélio Instituto Espírita: Site: http://www.institutoespirita.blogspot.com/ http://www.slideshare.net/institutoespirita/palestra-instituto-esprita-de-educao-preguia-frente-lei-do-trabalho Livro Conflitos Existenciais – Joanna de Ângelis Revista Espírita / junho-1858 Wikipédia - Enciclopédia Livre