EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

Crise Econômica Colonial
A formação do território brasileiro
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
A economia mineradora século XVIII
O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Economia - Brasil Colônia
A DESCOBERTA DO OURO A Conjuração Mineira.
A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL
BRASIL COLÔNIA ( ) Atividades econômicas durante este período:
UNIDADE 5 – HB A Expansão Territorial
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EVOLUÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O PERÍODO PRÉ-COLONIAL E O INÍCIO.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E A.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CRISE DA MONARQUIA OBJETIVOS DISCUTIR A TRANSIÇÃO PARA O.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO OBJETIVOS EXPLICAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O BANDEIRANTISMO I OBJETIVOS.
O CICLO DO OURO Século XVIII. MG, MT, GO Movimento bandeirante (séc XVII): Bandos armados que percorriam o interior do país em busca de riquezas. Origem:
A mineração.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
OS CAMINHOS DO OURO NO BRASIL
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
Séculos XVII e XVIII Mineração no Brasil.
Movimento bandeirante (séc XVII):
Movimento bandeirante (séc XVII):
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos
A Mineração.
Aula 3 (4-5) – União Ibérica ( ) e mineração (sec. XVIII)
A OCUPAÇÃO DO INTERIOR ۩ Séc. XVIII – expansão do território brasileiro: 4 atividades levam a isso: a PECUÁRIA no nordeste e no sul; o BANDEIRANTISMO e.
Aula 06 A Mineração Quando e Onde.
O Império luso-brasileiro no século XVIII
A Mineração no Brasil Período: séc. XVII – séc. XVIII
A descoberta do ouro (Século XVIII)
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
Movimento bandeirante (séc XVII):
O CICLO DO OURO Século XVIII. Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.
DESCOBERTA DO OURO.
UNIDADE II CAPÍTULO IX. UNIDADE II CAPÍTULO IX.
Expansão e ouro na América portuguesa
BRASIL – SÉCULO XVIII MINERAÇÃO.
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização das Américas
Sudeste.
A DESCOBERTA E A EXPLORAÇÃO DO OURO
História do Brasil – Aula 06
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Que mudanças o ouro provocou no Brasil Colonial?
1- O bandeirantismo: 1.1- O bandeirantismo é tradicionalmente dividido em quatro formas: O apresador; O sertanismo de contrato; O prospector; As monções.
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Colonização Portuguesa na América
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Seminário Escolar de Historia (amostra do trabalho escolar)
Trabalho, poder e riqueza nas colônias americanas
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
Movimento bandeirante (séc XVII):
O OURO NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ECONOMIA COLONIAL – MINERAÇÃO OBJETIVOS RELACIONAR O INCENTIVO À MINERAÇÃO COM AS CONDIÇÕES ECONÔMICAS DE PORTUGAL E DO BRASIL NO FIM DO SÉCULO XVII RELACIONAR PECUÁRIA E MINERAÇÃO LOCALIZAR AS ÁREAS DE MINERAÇÃO E DE PECUÁRIA NO SUL ANALISAR OS EFEITOS POLÍTICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS DA MINERAÇÃO PARA O BRASIL E PORTUGAL RELACIONAR A MINERAÇÃO NO BRASIL COM A INDUSTRIALIZAÇÃO INGLESA COMPARAR A SOCIEDADE AÇUCAREIRA E A SOCIEDADE MINERADORA INTRODUÇÃO: A MAIOR RIQUEZA DO BRASIL COLONIAL

A queda na produção de metais preciosos na América espanhola havia levado vários países na Europa a uma crise econômica, mesmo Portugal Desde praticamente a chegada ao Brasil, os portugueses procuravam metais preciosos Só foram encontrá-los em fins do século XVII com o bandeirantismo A região mineradora incluía MG, mas também GO, MT e o sul da BA Havia ouro nos cascalhos dos rios, no barro das encostas e em minas pouco profundas A mineração fez necessária a criação das capitanias de SP, GO e MT, e a transferência da sede do governo de Salvador para o Rio de Janeiro Economicamente, as consequências foram o crescimento do comércio nas minas, com as outras regiões do país e com o exterior, visando à importação de produtos refinados Internamente, a queda da produção açucareira levou à venda de milhares de escravos do NE para as minas, e o direcionamento da pecuária para abastecer a região É nessa época também que se inicia no sul a criação de gado e a obtenção do charque Em termos sociais, as descobertas fizeram com que áreas inteiras de Portugal ficassem desabitadas, com as pessoas migrando para o Brasil em busca da riqueza De 1700 a 1800, a população da colônia aumentou quase dez vezes Criou-se inúmeras cidades e surgiu a classe média no Brasil

O controle de Portugal da região tornou-se rígido, com a criação das Casas de Fundição e da Intendência das minas e a cobrança do quinto A região produtora de diamantes foi denominada Distrito Diamantino, e ficou subordinada à Coroa, que retirou o controle da capitania e do governo-geral No século XVIII, o Brasil tornou-se o maior produtor mundial de ouro Mas a maior parte desta riqueza não permaneceu aqui e nem mesmo em Portugal; foi para a Inglaterra, que havia se tornado credora de Portugal (Tratado de Methuen) A sociedade mineradora era diferente da dos engenhos; no topo estavam os grandes proprietários de escravos ou de minas, os grandes comerciantes e os altos funcionários da burocracia; a seguir, um grupo intermediário de comerciantes, funcionários, intelectuais e artistas, formando a classe média; abaixo dela, homens livres pobres – brancos, mestiços e negros alforriados; na base da pirâmide, os escravos Interessante notar que à medida que a mineração entrou em declínio, houve proprietários que alforriaram seus escravos ou esses compraram sua liberdade A decadência da mineração se deu na medida em que se esgotaram as jazidas de aluvião e não havia conhecimento técnico para a exploração do ouro subterrâneo CONCLUSÃO: Foi na região mineradora que surgiram as primeiras manifestações nacionais na arquitetura, escultura, música, pintura e poesia

MINERAÇÃO

MINERAÇÃO

FAISCAÇÃO

TROPA DE MULAS

MINERAÇÃO E URBANIZAÇÃO

DISTRITO DIAMANTINO

CASA DE FUNDIÇÃO

QUINTO DO OURO

BARRAS DE OURO

CONTRABANDO

MINA DE OURO ABANDONADA

VILA RICA – OURO PRETO