ONDAS ELETROMAGNÉTICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Advertisements

OLHO VISÃO HUMANA.
ÓRBITA E OLHO.
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Luzes e Cores: A visão da Física
Os olhos Prof. Mário Gregório..
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
O OLHO HUMANO Professor Dante Deon.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
MEIOS REFRANGENTES Anatomia do Olho.
Ondulatória Prof. Me. Márcio Marques.
COR.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Lentes Corretoras Fisica’.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
2 Elementos da Percepção Visual
Ondas Eletromagnéticas
SISTEMA SENSORIAL.
Capítulo 18 – Movimento ondulatório
2 Elementos da Percepção Visual
Luz e Visão Visão.
Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.
OS CINCO SENTIDOS.
Física I (FIS130) (2012) Aula 13– Luz e Iluminação Prof. José Garcia Vivas Miranda
Unidade 2 – Onda Plana Uniforme
Computação Gráfica - Cor
Sistema Visual Humano Anatomia e Processamento de Sinais
Visão de Raios X Ciência viva Prof. Eloisa.
O OLHO HUMANO E SUAS FUNÇÕES
Espelhos, lentes e o olho humano
O N D U L A T Ó R I A.
Introdução à Propagação Eletromagnética
Apostila 3 – MóduloXI – Página 40
Refração da luz Professor. PENHA
ONDULATÓRIA.
B . ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Quanto à NATUREZA
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
O olho humano Córnea(Proteção) - Transparente
ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR UV/VISÍVEL
Professor Rodrigo Lins.
ONDULATÓRIA Professor André.
Óptica da visão Córnea(Proteção e Desvio) - Transparente
Ondas.
ONDAS.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som - Luz
Prof. João Vicente Prof. Sérgio Magalhães Dr. André Lavigne
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Ondas Eletromagnéticas
LENTES ESFÉRICAS.
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
Nossa relação com o mundo: os órgãos sensoriais.
Física - Ondas Iniciar.
E.E. Des. Milton Armando Pompeu de Barros
Bem Vindo ao Jogo de Física
Onda: Perturbação em determinado meio. Meio: Corda, Ar, Água... Uma onda é uma sequência regular de pulsos.
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
Ondulatória conceitos fundamentais
Olho Humano.
ONDULATÓRIA.
Onda: Perturbação em determinado meio. Onda / Pulso: Perturbação em determinado meio.
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
Instrumentos óticos  Máquina fotográfica  Olho  Lupa  Telescópio e luneta  Microscópio composto FGE o semestre 2007.
Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio.
Transcrição da apresentação:

ONDAS ELETROMAGNÉTICAS Podemos resumir as características das ondas eletromagnéticas no seguinte: São formadas por campos elétricos e campos magnéticos variáveis. O campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. São ondas transversais (os campos são perpendiculares à direção de propagação). Propagam-se no vácuo com a velocidade "c" . Podem propagar-se num meio material com velocidade menor que a obtida no vácuo.

Esse campo elétrico variável E irá gerar um campo magnético B, que será também variável. Por sua vez, esse campo magnético irá gerar um campo elétrico. E assim por diante .... Cada campo varia e gera outro campo que, por ser variável, gera outro campo: e está criada a perturbação eletromagnética que se propaga através do espaço, constituída pelos dois campos em recíprocas induções.

Note que o campo elétrico é perpendicular à direção de propagação e o campo magnético também, o que comprova que a onda eletromagnética é uma onda transversal. A velocidade de propagação de uma onda eletromagnética depende do meio em que ela se propaga.  Maxwell mostrou que a velocidade de propagação de uma onda eletromagnética, no vácuo, é dada pela expressão: onde εo é a permissividade elétrica do vácuo e μo é a permeabilidade magnética do vácuo.

Aplicando os valores na expressão acima, encontra-se a velocidade: que é igual a velocidade da luz. Nisso Maxwell se baseou para afirmar que a luz também é uma onda eletromagnética.

ESPECTROS ELETROMAGNÉTICOS   As ondas eletromagnéticas possuem uma ampla variação de freqüências. De acordo com a faixa de freqüências, essas ondas recebem nomes diferentes. O espectro é apresentado em termos do comprimento de onda.  = C / f C =  f onde,  - comprimento de onda, c – velocidade da luz e f – freqüência A freqüência (f) de uma onda eletromagnética é relacionada com a energia que a onda transporta. E = h f Onde; h – constante de Planck e h =6,625 x 10-34 js

Anatomia e funcionamento Olho humano Anatomia e funcionamento - Anatomia Estrutura do olho humano: principais partes do olho humano que participam da percepção visual.

Córnea: refrata os raios de luz que entram nos olhos e exerce o papel de proteção à estrutura interna do olho. Íris: é a porção visível e colorida do olho logo atrás da córnea. A sua função é regular a quantidade de luz que entra nos nossos olhos. Pupila: é a abertura central da íris, através da qual a luz passa. Cristalino: é uma lente biconvexa natural do olho e sua função é auxiliar na focalização da imagem sobre a retina.

Retina: é a membrana fina que preenche a parede interna e posterior do olho, que recebe a luz focalizada pelo cristalino. Contém fotorreceptores que transformam a luz em impulsos elétricos, que o cérebro pode interpretar como imagens. Nervo ótico: transporta os impulsos elétricos do olho para o centro de processamento do cérebro, para a devida interpretação. Esclera: é a capa externa, fibrosa branca e rígida que envolve o olho, contínua com a córnea. É a estrutura que dá forma ao globo ocular.