Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa e-mail: fbranco@feg.unesp.br Página.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Advertisements

Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
ESTIMAÇÃO.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica 15/03/2011.
ESTATÍSTICA BÁSICA Engenharia Mecânica II período 19/04/2011.
Estatística Aula 15 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística 9 - Estimação de Parâmetros por Intervalo
Estatística 5 - Variáveis Aleatórias Unidimensionais
Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Comparação de Médias de Duas Populações
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
Estatística 8 - Distribuições de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Contínuas Prof. Antonio Fernando Branco Costa Página.
Página da FEG: Estatística 1 - Introdução Prof. Fernando Branco Página da FEG:
Estatística Unidimensionais 4 - Variáveis Aleatórias
Estatística 2 – Estatística Descritiva Prof. Antonio Fernando B. Costa
Capítulo 4 Distribuições de Probabilidade
APLICAÇÕES COM EXCEL: Distribuição Binomial
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
Variáveis Aleatórias Contínuas
Estatística amintas paiva afonso.
Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia
Profa. Maria Ivanilde S. Araújo
Probabilidade.
Variáveis aleatórias Uma variável aleatória, X, é uma função que associa um valor numérico aos possíveis resultados de um experimento probabilístico.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto ANO 2010 Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Distribuições Discretas Camilo Daleles Rennó
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2014 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Distribuições discretas
QUESTÕES DE LINGUAGEM EM PROBABILIDADES
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DE VARIÁVEIS ALEATÓRIAS DISCRETAS
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
Distribuição da Proporção Amostral
Soluções Analíticas para Distribuições Discretas na GSPN César Augusto L. Oliveira
Variáveis Aleatórias O cálculo de probabilidades é mais expedito quando a cada acontecimento corresponde um número. Uma variável aleatória, X(.) é uma.
Distribuições de Probabilidade 1 ESTATÍSTICA PARA ENGENHARIA CAPÍTULO 5 DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE.
PROBABILIDADE Exercícios
Introdução à Probabilidade.
Inferência Estatística
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
CONDICIONAL, INDEPENDÊNCIA E TEORMA DE BAYES
Introdução à Teoria das Probabilidades
EME709 – PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO Profa. Sachiko A. Lira.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
3. Distribuições de probabilidade
Modelos Teóricos Discretos de Probabilidade
Unidade IV – Probabilidade
Capítulo 4 As distribuições de probabilidade mais importantes em controle estatístico de qualidade (CEQ): atributos Sumário 4.1 Introdução 4.2 Distribuição.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Estatística Teste de Aderência Prof. Antonio Fernando Branco Costa
Variáveis Aleatórias e Principais Modelos Discretos VICTOR HUGO LACHOS DAVILA AULA 6-8:
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Profa. Rossana Fraga Benites Distribuição Binomial de Probabilidade.
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
PROCESSO DE POISSON [ Parte II ] 1 - INTRODUÇÃO 2 - PROCESSO DE POISSON 3 - TEMPOS DE CHEGADA 4 - TEMPOS ENTRE CHEGADAS 5 - PROCESSOS DE RENOVAÇÃO 6 -
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
4. PRINCIPAIS MODELOS DISCRETOS
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 4a. Aula – Distribuições de Probabilidade - Discretas.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Probabilidade Modelos de Distribuições Discretas: Renata Souza
Probabilidade Modelos de Distribuições Contínuas:
Distribuição Binomial – problema das provas repetidas Exemplo: Lança-se um dado, com as faces numeradas de 1 a 6, 10 vezes 1.Determina a probabilidade.
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Distribuições de Probabilidade Camilo Daleles Rennó
Estatística Aplicada à Administração Prof. Alessandro Moura Costa INSTITUIÇÃO CURSO.
Monitoria: Probabilidade I e II Monitores: Chiu Yong, Eduardo Maia.
Transcrição da apresentação:

Estatística 6 - Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Discretas Prof. Antonio Fernando Branco Costa e-mail: fbranco@feg.unesp.br Página da FEG: www.feg.unesp.br/~fbranco

Considere que num lote de 20 (N) peças existam 4 (r) defeituosas Considere que num lote de 20 (N) peças existam 4 (r) defeituosas. Selecionando-se 5 (n) dessas peças, sem reposição, qual seria a probabilidade de 2 (k) defeituosas terem sido escolhidas? X: v. a. que indica o número de peças defeituosas

Distribuição Hipergeométrica Difere da Distribuição Binomial somente porque as repetições do experimento são feitas sem reposição. Seja: N: conjunto de elementos r : subconjunto com determinada característica n: elementos são extraídos sem reposição X: número de elementos com tal característica

Distribuição Hipergeométrica Considere que num lote de 20 peças existam 4 defeituosas. Selecionando-se 5 dessas peças, sem reposição, qual seria a probabilidade de 2 defeituosas terem sido escolhidas? X: v. a. que indica o número de peças defeituosas N: conjunto de elementos r : subconjunto com determinada característica n: elementos são extraídos sem reposição X: número de elementos com tal característica

Distribuição Polinomial ou Multinomial Condições do experimento: n repetições independentes cada repetição admite um único resultado dentre r possíveis resultados probabilidade de ocorrer um determinado resultado é constante Xi: número de ocorrências do i-ésimo resultado pi: probabilidade de ocorrência do i-ésimo resultado Onde:

Distribuição Polinomial ou Multinomial Exemplo: Uma fábrica tem sua produção composta de 30% da máquina A, 20% da máquina B e 50% da máquina C. Retirando-se 9 peças da produção a) Qual a probabilidade de serem 4 da máquina A, 2 da máquina B e 3 da máquina C? b) Qual a probabilidade de não haver nas 9 peças nenhuma da máquina B? (distribuição binomial) p=0,2 (sair peça da máquina B - sucesso) q=0,8 (não sair peça da máquina B - fracasso)

Distribuição de Poisson

Distribuição de Poisson X: Número de sucessos em um determinado intervalo contínuo (tempo, comprimento, superfície, volume, etc). Exemplos: Número de pessoas que chegam na rodoviária no período de 1 h. Número de defeitos em barras de aço 5 m. Número de focos de incêndio por hectare. Hipóteses: O número de sucessos em intervalos não sobrepostos constituem variáveis aleatórias independentes. A probabilidade do número de sucessos em qualquer intervalo depende apenas da sua dimensão. Por outras palavras, em intervalos de mesma dimensão são iguais as probabilidades de ocorrência de um mesmo número de sucessos. A probabilidade de obter dois ou mais sucessos em um intervalo suficientemente pequeno é desprezível.

Distribuição de Poisson Onde k: número de sucessos no intervalo t (k=0,1,...,n) t: comprimento total do intervalo : freqüência média de sucessos (Ex.: chegadas/ hora; defeitos /metro)

Distribuição de Poisson Exemplo: Num processo de fabricação de alumínio aparecem em média uma falha a cada 400 m (0,0025 falhas/m = ). Qual a probabilidade de ocorrer 3 falhas em 1000m? E(x) = m =t = 0,0025 falhas/m 1000 m = 2,5 falhas k = 3

Distribuição de Poisson Exemplo: Admita que o número de consultas à home page de uma determinada empresa durante um período de tempo obedece a uma distribuição de Poisson e que em média há duas consultas por dia. Qual a probabilidade de que em um(a) determinado(a): a) dia sejam feitas exatamente 3 consultas? l=2 consultas por dia; t=1 dia b) semana (7 dias) sejam feitas no máximo dez consultas? l=2 consultas por dia; t= 7 dias

Distribuição de Poisson Exemplo: Admita que o número de consultas à home page de uma determinada empresa durante um período de tempo obedece a uma distribuição de Poisson e que em média há duas consultas por dia. Qual a probabilidade de que em um(a) determinado(a): c) dia sejam feitas pelo menos 4 consultas? l=2 consultas por dia; t=1 dia