O mundo do ponto de vista de Moscou

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Advertisements

A União Soviética e a Comunidade de Estados Independentes
IMPÉRIO BIZANTINO e ISLÂMICO
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
ESLOVÊNIA.
A União Soviética e a Comunidade de Estados Independentes Prof: Jane Ilce.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
Associação e integração entre países
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA
Diversidade Cultural.
Nomes: Maria Luiza, Larissa, Alexandre, Ademir.
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
1 – O IMPÉRIO ÁRABE: Península arábica. Deserto predominante.
RUSSIA.
Países socialistas: URSS e China
Áreas Mundiais de Interesse Europa e CEI. CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA Área: km² Forma: Mista 48 países Lim E: Montes Urais e Mar Cáspio, Cáucaso.
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Leste Europeu e a CEI A porção oriental do continente europeu passou por grandes mudanças políticas e econômicas, especialmente depois da Segunda Guerra.
REVOLUÇÃO RUSSA
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
Prof. Everton da Silva Correa
A crise no mundo socialista
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
CONTINENTE: ÁSIA TRABALHO DE GEOGRAFIA
Conceito de Idade Média
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
Trabalho de Geografia Diversidade étnica, Linguística e cultural
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
Россия (Rússia) País mais extenso do mundo  17 milhões de Km2
Correção das atividades
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
África: Aspectos Naturais.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Geografia GERAL e geopolítica
América Anglo-Saxônica
A RÚSSIA E A CEI.
O Continente Europeu.
História cultural dos povos africanos
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
Tema 2:Diversidades étnica,linguística e cultural
Ásia.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
CP1 – Liberdade Responsabilidade Democráticas
IMPÉRIO BIZANTINO Império Romano do Oriente Origens:
Professor Luiz Felipe Geografia
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Revolução Russa Rússia.
1.1 Poderes e Crenças – Multiplicidade e Unidade
Grandes reinos e impérios
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Império Bizantino Nome dado a porção oriental do Império Romano, quando este foi dividido em dois no final do século IV.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
O SUL DA ÁSIA OU ÁSIA MERIDIONAL
Rússia: território e poder econômico.. Kremlin: sede do governo Soviético / Russo   Território Russo: conexão entre Ásia, Europa e América (Alasca).
1 – O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego.
Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Rússia e Europa Oriental
A origem da Civilização Grega 6º ano
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

O mundo do ponto de vista de Moscou Aula 12 – Geografia Política Prof. Raul Borges Guimarães

As planícies do centro-norte da Europa, entre o Rio Elba e os Montes Urais, constituem uma região de contato entre diferentes povos e culturas. Os grupos étnico-culturais da Rússia central formaram-se ao longo das florestas e estepes a partir do contato dos agricultores do noroeste da Europa com nômades da Ásia central. Entre esses grupos destacam-se, principalmente, os eslavos, que se originaram de grupos indo-europeus que praticavam a agricultura. Os turcomanos, originados dos povos arianos do Irã e indo-arianos da Índia, ocupavam as imensas estepes semidesérticas.

Durante os séculos VIII e IX, núcleos urbanos surgidos nessa região da Europa oriental, tais como Novgorod e Kiev, transformaram-se em importantes entrepostos comerciais, ligando os mercados de seda do leste islâmico e os fornecedores de marfim e peles de morsas das regiões árticas da Escandinávia. Através do Rio Dnieper e do Mar Negro, os habitantes de Kiev mantinham contato com o Império Romano do Oriente (Constantinopla), sofrendo influência da cultura bizantina e convertendo-se ao cristianismo ortodoxo. Kiev e Novgorod foram então invadidas por guerreiros vikings da Escandinávia, que se transformaram em senhores das terras russas, formando os numerosos principado que existiram até o século XII. Basílica de Santa Sofia, na atual Stambul

Expansão do território Apesar de divididos, os principado russos tinham em comum a língua, a linhagem dinástica da maioria dos príncipes, a religião católica ortodoxa e o reconhecimento da liderança do grão-príncipe de Kiev, centro cultural da região. A expansão do Império Russo foi iniciada pelo czar Ivan, o Terrível (1533-1584), a partir de um principado centralizado em Moscou, e prosseguiu até o início do século XX, incorporando terras em todas as direções.

Em outubro de 1917, os comunistas derrubaram o regime czarista, pondo fim ao Império Russo. A propriedade privada foi abolida, e todos os organismos do Estado passaram a ser controlados e subordinados ao Partido Comunista. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS ou União Soviética), fundada em 1922, ampliou essa estrutura de poder nas outras catorze repúblicas federadas à Rússia. Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.

Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.

Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.

Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.

A Federação Russa, nascida de um tratado firmado em 1992, reúne 21 repúblicas, dez distritos autônomos e duas cidades com administração especial – Moscou e São Petersburgo. Ela representa 75% do território da ex-União Soviética e a metade de sua população.

. Pierre Gentelle (org). Géopolitique du monde contemporain : États, continents, puissances. Paris: Nathan, 2008.

A Federação Russa transformou-se em grande exportadora de produtos primários e metalúrgicos. A exportação de produtos primários (principalmente petróleo e gás natural) representa cerca de 40% das vendas externas do país.