Ecos no Porão – Vol. II Silveira de Souza Grupo Sul.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ecos no Porão Volume 2. Considerado um dos grandes contistas brasileiros, o catarinense Silveira de Souza - integrante do grupo sul, criado em 1948 e.
Advertisements

A SEMANA DE ARTE MODERNA
Mario Raul de Moraes Andrade
A menina de cadeira de rodas
Modernismo Profª. Mara Magaña.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
Estética – Rubens Gerchman
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
Sociologia
Colégio Policial Militar “Feliciano Nunes Pires”
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
Sensibilização no IF-SC
Arte e representação.
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
Mini-portefólio Digital
Auto da Barca do Inferno
Literatura Ariano Suassuna
Semana da Arte Moderna Semana de 22.
Professsora: Aíla Rodrigues
Modernismo 1930 – Portugal Presencismo (1927 – 1940)
A Semana da Arte Moderna
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
A água na expressão artística
Rosa Parks.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
“PINTURA MURAL NA ESCOLA” DISCIPLINA DE ARTE
Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
MAIAS.
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922
Literacia da informação
A lua de Joana.
11/4/2015 Secretaria de Cultura e Arte- SeCArte Maria de Lourdes Borges 1/13.
Palácio Foz Biblioteca – Museu Nacional do Desporto Dia 16 de dezembro de horas P ARCEIRO P REMIUM.
Popularíssimo por volta de 1920, o bode Ioiô era um mestiço que carregava forte predominância da raça parda alpina, introduzida no Ceará pelos colonizadores.
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Arte moderna e contemporânea catarinense
Minimalismo Termo designativo de uma tendência na pintura e, mais especificamente na escultura, surgida na década de 50, que pregava o uso apenas de formas.
Memoriais e o fortalecimento das identidades
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
Algumas considerações
Ruptura e Inovação Na Literatura
Guião sobre a ida à biblioteca!
Uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras
Literatura Prof. Keila Garcia
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
RIO GRANDE DO SUL.
A crítica.
SEMANA DE ARTE MODERNA SÃO PAULO - BRASIL
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Entrevistas Thamires Sousa – 2PPM.
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
A CERCA..... Um lavrador muito humilde, preocupava-se com um de seus filhos que tinha um temperamento explosivo. Pensou muito e teve uma idéia! Foi até.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
Mário Pedrosa ( ): Entre arte e política.
Imagens da ciência Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Teatro Medieval ALEX BERNARDO É ESPECIALISTA EM ARTE-EDUCAÇÃO EM TEATRO / BACHAREL EM ARTES CÊNICAS / LICENCIADO EM ARTE.
e Ensino Edição por Ana Carolina de Melo Revista.
José Malhoa - "Vou Ser Mãe"- (1923)
Transcrição da apresentação:

Ecos no Porão – Vol. II Silveira de Souza Grupo Sul

Grupo Sul = =6164  Outro nome:  Círculo de Arte Moderna

Histórico - Conceituação  O Grupo Sul foi o movimento artístico que levou o modernismo a Santa Catarina na década de Quando da criação do grupo, a Semana de 22, que já estava sendo reavaliada pela Geração de 45, ainda não tinha chegado a Florianópolis.

Histórico  O Círculo de Arte Moderna, como primeiro se autodenominou, defendeu um modernismo sem rejeição do passado, mas determinado a mudar os parâmetros tradicionalistas das artes.

Histórico - Integrantes  Salim Miguel (1924), Eglê Malheiros (1928), Armando Carreirão (1925), Silveira de Souza (1933), Ody Fraga ( ), Walmor Cardoso da Silva, Adolfo Boos Jr. (1931), Aníbal Nunes Pires ( ), Archibaldo Neves e Hamilton Ferreira foram alguns de seus integrantes.

Histórico - Braços  O grupo, que teve início em 1947, não restringia sua atuação à literatura, alcançando o cinema, o teatro e as artes plásticas.  Já no seu primeiro ano, representou peças de George Bernard Shaw ( ), Pirandello ( ) e Sartre ( ), este pela primeira vez encenado no Brasil. Essas encenações serviram também para financiar os primeiros números da revista que tornaria o grupo conhecido no Brasil e no exterior, a Revista Sul.

Histórico – Braços : Revista Sul  A Revista Sul, que sobreviveu até 1957 e teve mais de 20 edições, era voltada principalmente para autores novos. Ela possibilitou também um contato com publicações de outros estados, como a Joaquim, de Curitiba e a Nordeste, de Recife. Suas atividades editoriais incluíram ainda a edição de cerca de 15 livros de novos autores. Os Cadernos, outra iniciativa do Grupo, possibilitaram que fossem lançados autores que de outra forma não seriam publicados em livro.

Histórico – Braços : Revista Sul  O intercâmbio estabelecido através da revista também se estendeu a outros países, principalmente os de língua portuguesa e os latino-americanos.  De autores portugueses, a Sul publicou, entre outros, Fernando Pessoa ( ), Miguel Torga ( ) e Fernando Namora ( ).

Histórico – Braços : Revista Sul  Através do contato com o Uruguai, o grupo passou a ter acesso a livros de novos autores latino-americanos.  Entre os autores a que tiveram acesso estão Jorge Luís Borges ( ), Ernesto Sábato (1911) e Juan Carlos Onetti ( ).

Histórico – Braços : Clube do Cinema de Florianópolis  O Grupo Sul também criou o primeiro Clube do Cinema de Florianópolis. A iniciativa os levariaa se aventurarem na produção de um longa-metragem, O Preço da Ilusão, Apesar do fracasso, o filme teve grande importância como aprendizado prático de cinema, visto que foi todo produzido localmente e por pessoas que nunca tinham tido a experiência de filmagem.

Histórico – Braços :Artes Plásticas  Nas artes plásticas, o grupo auxiliou o escritor Marques Rebelo ( ) a realizar, em 1948, uma exposição de arte moderna em Florianópolis.  Essa iniciativa seria fundamental para a posterior criação do Museu de Arte Moderna de Santa Catarina.

Histórico – Braços :Artes Plásticas  Entre os artistas plásticos próximos ao grupo estão Aldo Nunes, Hassis ( ), Meyer Filho ( ), Hugo Mund Jr. e Martinho de Haro ( ). Destaque-se, ainda, a participação desses artistas na Revista Sul, muitas vezes ilustrada por eles.