Professor Luiz Antônio Tomaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A velocidade das reacções químicas
Advertisements

B SC CINÉTICA QUÍMICA.
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Velocidade das reacções químicas
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
Deslocamento de Equilíbrio QF - 11
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
01) Considere as seguintes transformações que ocorrem em uma vela
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Termoquímica Turma 201 Turma 201 Professor Luiz Antônio Tomaz.
Etimologicamente,... O que é cinética química? 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) 2. Do francês chimique = química (por extensão,
Professor Luiz Antônio Tomaz
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
Cinética Química Autor: Bernardo Maia.
Prof° Branco.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Cinética Química.
A Velocidade das Reacções Químicas
Termodinâmica.
CINÉTICA QUÍMICA.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
Química Cinética Química.
ELETROQUÍMICA.
Análise termodinâmica da Combustão
Cinética Química.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CINÉTICA QUÍMICA.
Apresentação desenvolvida pelo Prof. Bruno Cacique
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
Professor Fernando Farah
Cinética Química.
Profª. Norilda Siqueira de Oliveira
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Cinética e Cálculo de Reatores
CINÉTICA QUÍMICA Vm= ∆│C│/∆t DEFINIÇÃO: VELOCIDADE MÉDIA DA REAÇÃO
CINÉTICA QUÍMICA NANDO.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Professores: Betinha / Marcos
Química Prof. Marcel Klug.
Cinética Química A → B aA + bB  cC + dD Definição e Objetivo:
16972-Luis Fernando Villa Rios
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
CINÉTICA QUÍMICA CAPÍTULO – 14 ALUNOS : CAIO MARQUES DE SOUZA
Termoquímica Introdução Por que as reações liberam ou absorvem calor?
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Engenharia de Controle e Automação
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Enzimas – Proteínas Especiais
Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas
Enzimas – Proteínas Especiais
Definições importantes
COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA. COMBUSTÃO REAÇÃO QUÍMICA.
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
Condições para reação ocorrer
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Introdução a Química.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Cinética Química Profa. Karen. Cinética química é a área da química que estuda a velocidade das reações químicas. Assim como os fatores que influenciam.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Professor Luiz Antônio Tomaz
Transcrição da apresentação:

Professor Luiz Antônio Tomaz Cinética Química 1 Professor Luiz Antônio Tomaz

O que é cinética química? Etimologicamente, . . . 1. Do grego kinetiké = movimento (por extensão, velocidade) Do grego 2. Do francês chimique = química (por extensão, estudo dos fenômenos químicos)

Cinética química é, portanto, ... Parte da físico-química que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.

Reações química cotidianas e velocidade ... As RQ’s podem apresentar diferentes velocidades. Daí, a importância de estudá-las, visando ao seu melhor aproveitamento.

Reação muitíssimo lenta . . . A formação da ferrugem pode demorar anos. 4Fe + 3O2  2Fe2O3

Reação muito lenta . . . C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2 glicose etanol A fermentação do suco de uva para produzir vinho demora meses. C6H12O6  2C2H5OH + 2CO2 glicose etanol

Reação lenta . . . [O] A conversão de vinho em vinagre ocorre em alguns dias, quando o etanol (álcool do vinho) é oxidado a ácido acético (ou etanóico). [O] C2H5OH  CH3COOH ácool ácido etanóico

*principal componente é Reação moderada . . . Na combustão da vela esperamos horas para que a parafina* reaja completamente com oxigênio do ar. *principal componente é C21H44 C21H44  2CO2 + H2O parafina

Reação rápida . . . O “escurecimento” de uma fruta demora minutos e é devido à conversão da hidroquinona* em benzoquinona**. *claro **escuro

Decomposição da água oxigenada é imediata. Reação muito rápida . . . Decomposição da água oxigenada é imediata. catalase* H2O2  H2O + O2 *enzima catalisadora.

Reação ultra-rápida . . . Os “air bags” são equipamentos de segurança que envolve reação química que dura frações de segundo. 6NaN3(s) + Fe2O3(s)  3Na2O(s) + 2Fe(s) + 9N2(g)

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Superfície de contato . . .   Quanto maior a superfície de contato, maior será a velocidade da reação.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Superfície de contato . . .   Quanto maior é a superfície de contato, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, maior é a velocidade da reação. 

É por isso que cozinhamos os alimentos. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Temperatura . . . Da mesma forma, quanto maior a temperatura, maior é o número de choques efetivos entre as partículas dos reagentes e, portanto, a velocidade da reação será maior.   É por isso que cozinhamos os alimentos.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Regra de Van’t Hoff   “A cada aumento de 10°C na temperatura de uma reação química, a velocidade tende* a se duplicar.” *Não necessáriamente.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Estado físico dos reagentes . . .   O estado gasoso é vantajoso para as reações , pois as partículas possuem maior energia e maior liberdade de movimentos, o que favorece maior número de choques efetivos.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Estado físico dos reagentes . . .   Na explosão da gasolina, no interior do motor, é desejável que a mesma se encontre no estado gasoso. Gasolina no estado gasoso.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Pressão . . .   Quanto maior for a pressão num sistema gasoso, menor é o volume ocupado pelos reagentes e maior é a velocidade da reação.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Luz . . .   Algumas reações são favorecidas pela luz, como a decomposição da água oxigenada, por isso os frascos que você encontra nas farmácias são escuros.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ   Luz . . . A reação de decomposição da água oxigenada pela luz é fotólise.

É uma maneira de fornecer Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Eletricidade . . .   Eletrólise da água. É uma maneira de fornecer energia de ativação, por exemplo, para a decomposição da água.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . .   Catalisadores são substâncias que aceleram a velocidade das reações. Os catalisadores não alteram a variação de entalpia de uma reação, mas diminuem a energia de ativação dela.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . .   O catalisadores diminuem a barreira de energia a ser vencida. Os catalisadores são substâncias que “entram e saem“ da reação, ou seja, as substâncias catalisadoras são recuperadas no final da reação.

Enzimas ou catalisadores biológicos Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores . . .   Ea = energia de ativação. Enzimas ou catalisadores biológicos aceleram as reações bioquímicas.

Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores no cotidiano . . .   Catalisadores de automóveis diminuem a poluição, convertendo gases tóxicos em outros menos tóxicos.

Composição: Resina (branca): resina epóxi e cargas minerais; Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Catalisadores no cotidiano . . .   Composição: Resina (branca): resina epóxi e cargas minerais; Catalisador (cinza): poliamida e cargas minerais.

Há também os chamados inibidores de reação Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Atenção ! ! ! Há também os chamados inibidores de reação Às vezes, são necessárias substâncias que tornam as reações mais lentas. São chamados inibidores de reação.  

Veja o experimento ilustrado. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Inibidores . . .   A vitamina C (ácido ascórbico) funciona como inibidor de reação, impedindo o escurecimento da maçã. Veja o experimento ilustrado.

Realizaremos, inclusive, um estudo matemático. Fatores que alteram a velocidade de uma RQ Concentração . . .   Devido à grande importância, daremos atenção especial aos efeitos da concetração sobre a velocidade das reações. Realizaremos, inclusive, um estudo matemático. Até lá, então !

  Turma 201.