Curso de Engenharia de Computação Campus Bagé
Engenharia de Computação “Uma disciplina que incorpora a ciência e a tecnologia do design, da construção, da implementação e da manutenção dos componentes de software e hardware dos sistemas computacionais modernos e dos equipamentos controlados por computador” Fonte: ACM - Association for Computing Machinery
Outros Cursos na Área de Computação Ciência da Computação – Estudo profundo das bases científicas da computação para o melhoramento da própria Ciência da Computação Sistemas de Informação – Uso e desenvolvimento de sistemas de informação para resolução de problemas em organizações Licenciatura em Computação – Formação de profissionais para atuar no ensino médio, fundamental e técnico na área de computação
Objetivo Geral do Curso Formar engenheiros de computação capazes de atender e de interferir nas demandas da sociedade e do mercado de trabalho, preocupados em contribuir para com o desenvolvimento sócio-econômico da região da metade sul do Rio Grande do Sul e para com a melhoria das condições de qualidade de vida da sua população.
Competências Gerais de um Engenheiro de Computação O Engenheiro de Computação é um profissional preparado para especificar, conceber, desenvolver, pesquisar, implementar, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração dos recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades computacionais, de informação e de automação de organizações em geral.
Áreas de Atuação Criar programas de computadores segundo as necessidades do cliente; Projetar e desenvolver novos sistemas operacionais e linguagens específicas, buscando inovações tecnológicas; Projetar e construir computadores e periféricos; Planejar e coordenar ações para a comercialização de equipamentos de informática; Gerenciar e dar assistência a redes de computadores em grandes empresas.
Organização Curricular Disciplinas Obrigatórias e Atividades Semipresenciais Estágio Curricular Obrigatório (EO) Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Atividades Curriculares Complementares (ACG)
Matriz Curricular Disciplinas Básicas e Específicas Embasamento comum das Engenharias Cálculo, Física, Química, ... Fundamentos teóricos e práticos relacionados a hardware e software de sistemas computacionais Arquitetura, Programação, Teoria, ... Ênfase em “sistemas embarcados” Disciplina de estudo dirigido à concepção de sistemas embarcados com aplicação da teoria
Iniciativas Projetos de Ensino Projetos de Pesquisa Monitoria e EAD Projetos de Pesquisa Grupos emergentes e cooperação com grandes centros Projetos de Extensão Cursos de informática para a comunidade, interação com cursos de licenciatura e estágio extracurricular Diretório Acadêmico (DAECOMP) Apoio ao uso do software livre - TcheLinux
Linhas de Pesquisa Sistemas embarcados Engenharia de software Projetos de hardware Computação de alta eficiência
Fotos do Campus Bagé Blocos 1, 2 e 3
Laboratórios Infraestrutura para práticas de disciplinas específicas e espaços complementares
Concepção de Circuitos Programação Sistemas Digitais e Embarcados
FPGAs – Kits de prototipação de hardware reconfigurável
Uso Geral
Desenho
Projeto de Pesquisa Internacional
Cluster
NTI
Eventos Semana Acadêmica 2010
Biblioteca Atual
Biblioteca 2012
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