NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO

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NÚMEROS: A LINGUAGEM DO UNIVERSO

Assim, cada povo desenvolveu seu modo de falar, escrever, vestir-se, morar e, claro, contar. Porém, contar é uma coisa, e registrar uma quantidade é outra.

Os números são utilizados para representar quantidades, códigos, medidas, ordem ou posição.

Atividade 1 – Um pouco de história – pg 72

SISTEMA DE NUMERAÇÃO Um sistema de numeração é um conjunto de símbolos e regras existentes para a escrita de números.

Atividade 2 – Sistema de numeração – pg 73

SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO – Cada símbolo podia ser repetido até nove vezes em um mesmo numeral; – Não há registro de símbolo para o zero; – Não existe uma posição para a escrita dos símbolos, sendo os valores destes apenas adicionados. Com isso, dizemos que é um sistema não posicional e aditivo.

Atividade 3 – Sistema de numeração egípcio – pg 74

SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO – Símbolos que podem ser repetidos até 3 vezes seguidas em um mesmo numeral: I, X, C e M. – Símbolos que não são repetidos em um mesmo numeral: V, L e D. – Os símbolos escritos à direita de outros de maior valor são adicionados. – Os símbolos escritos à esquerda de outros de maior valor são subtraídos. -- Para números maiores que 3.000, utiliza- se um traço sobre o símbolo que deve ser multiplicado por 1.000.

Atividade 4 – Sistema de numeração romano – pg 75

O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO: O INDO-ARÁBICO Esse sistema foi chamado de Sistema Indo-arábico, fazendo-se referência aos seus criadores (hindus) e propagadores (árabes). SISTEMA POSICIONAL SISTEMA ADITIVO 523 = 500 + 20 + 3

Atividade 5 – O nosso sistema de numeração: Indo-arábico – pg 76

Conjunto dos números naturais O de sucessor/ consecutivo : O antecessor/ precedente:

Atividade 6 – Conjunto dos números naturais – pg 77

REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DOS NÚMEROS NATURAIS MAIOR MENOR

Atividade 7 – Representação Geométrica Dos números naturais – pg 78

SEQUÊNCIAS FORMADAS POR NÚMEROS NATURAIS EXEMPLOS – números pares: (0, 2, 4, 6, 8, 10, ...) – números ímpares: (1, 3, 5, 7, 9, 11, ...) TENTE DESCOBRIR QUAL A REGRA DE CADA SEQUÊNCIA (0, 10, 20, 30, 40, ...) (25, 20, 15, 10, 5, 0) III. (2, 4, 8, 16, 32, ...)

Atividade 9 – Sequências formadas por número naturais – pg 80