UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ST 306 ESTUDO HIDROLÓGICO 1º SEMESTRE
Advertisements

Diego David BAPTISTA de Souza
Simone Paschoal Nogueira
u , Fr 1.Qual será o tratamento do fundo de vale?
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU Departamento de Engenharia Rural Curso de Pós-Graduação em Energia.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
CESET - UNICAMP - LIMEIRA
A BARRAGEM DE JAGUARI E OS PRODUTORES RURAIS DE SÃO GABRIEL
PEA PLANEJAMENTO INTEGRADO DE RECURSOS
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
CICLO HIDROLÓGICO.
Estimativa do Escoamento Precipitação Efetiva
Estimativa do Escoamento superficial
Estimativa do Escoamento superficial
Paulo Rogério Soares de Oliveira
Rede EcoVazão Objetivo Geral
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
PROGERIRH / PRODHAM.
Resolução 460 CCFGTS, de 14 DEZ 2004
Fabricio Romão Galdino Eng. Aqüicultura AGENCIARURAL SUPERVISÃO DE PRODUÇÃO ANIMAL (SPA) CURSO BÁSICO DE PISCICULTURA -Engenharia de Construção-
ANÁLISE HIDROLÓGICA DOS ESTUDOS AMBIENTAIS DAS HIDRELÉTRICAS DO RIO MADEIRA Dr. Carlos E. M. Tucci.
Hoje vamos falar sobre cuidados com a água.
Método do prof. Kokei Uehara
Curso: Engenharia Civil Geologia
HIDROLOGIA.
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
Método Santa Bárbara Engenheiro Plínio Tomaz
Pesquisador Humberto Paulo Euclydes Coordenador Programa HIDROTEC
Bacias Hidrográficas Trabalho elaborado por: Andreia nº2 Clara nº4
Redes de Distribuição de Água
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
3. CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA
Sistemas de Abastecimento de Água:
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Recursos e Fontes de Financiamento
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
Hidrologia II Chuva de Projeto
METODOLOGIA PARA SIMULACÃO DOS CENÁRIOS PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO PIRANHAS AÇU Alain M. Bernard P. de Silans Consultor IBI 23/Outubro/2013.
GESTÃO DAS ÁGUAS E OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
Escoamento Superficial
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Resolução que estabelece os procedimentos gerais para requerimento e obtenção de registro, outorga prévia e outorga para implantação e regularização de.
Dinâmica das bacias hidrográficas
BARRAGENS FASES DE PROJETO TIPOS DE BARRAGENS
HIDROGRAMA DE ESCOAMENTO
Propagação de Cheias em Reservatório
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
Barragens de contraforte
REVISÃO DE CONCEITOS E MÉTODO RACIONAL PARA CÁLCULO DE VAZÃO
PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS ENCHENTES
Engenheiro Plinio Tomaz
Hidrologia Balanço hídrico.
Hidrologia Física Precipitação (Parte 3)
REGIONALIZAÇÃO DA CURVA DE REGULARIZAÇÃO
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Modelos de Escoamento Superficial
A ESCASSEZ HÍDRICA NO RIO PARAIBA DO SUL E OS IMPACTOS PARA O RJ
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Modelos Hidrológicos EHD222 - Modelagem Hidrológica Aplicada
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Sistemas de Drenagem Urbana
CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO HÍDRICO DOS ALUVIÕES DO RIO COBRA/PARELHAS-RN E A GESTÃO DO USO DA ÁGUA PELAS COMUNIDADES INTRODUÇÃO A escassez hídrica nas.
O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.
twitter.com/funasa FUNASA Fundação Nacional de Saúde Superintendência Estadual de Goiás Ações
1. Relatório das Atividades da UL de Alto Paraíso de Goiás /2016 Apresentação do Relatório de atividades da UL da Emater no período de 02/01/2015.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA JACQUELINE ZARDO GIORI

EMPRESA CONCEDENTE DO ESTÁGIO O estágio foi realizado na SEMAMB - Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Castelo - Espírito Santo.

MUNICÍPIO DE CASTELO O município de Castelo está localizado no sul do Espírito Santo, distante 146 quilômetros da capital do estado, Vitória. A área total do município apresenta 670 km², com população de 35.000 habitantes, sendo que 50% habitam área urbana e 50% área rural.

ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS DA REGIÃO Agricultura Pecuária Cafeicultura (destaque)

OBJETIVOS DO ESTÁGIO Acompanhar a elaboração e execução de projetos de captação e uso de recursos hídricos. Desenvolvendo as seguintes atividades: Acompanhamento da elaboração e execução de projetos de barragens; acompanhamento de projetos em andamento; e visitas técnicas à propriedades rurais.

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE BARRAGENS CONCEITO Barragem é toda e qualquer barreira artificial que se interpõe a um curso hídrico para interromper o trânsito das águas.

FINALIDADES obtenção de energia elétrica ; irrigação; bebedouro para animais; piscicultura; controle de cheias e regularização de vazões; Abastecimento domésticos, dentre outras.

FATORES QUE AFETAM A ELABORAÇÃO DE PEQUENAS BARRAGENS DE TERRA bacia de contribuição; regime do rio ou riacho; escolha do local ( características favoráveis para o local de construção do maciço de terra); volume de água a armazenar; e altura da barragem.

PROJETO DE UMA PEQUENA BARRAGEM DE TERRA FINALIDADES O projeto elaborado teve como finalidade a criação de peixes, abastecimento animal e paisagismo do local.

DESCRIÇÃO DO PROJETO TIPO DE BARRAGEM: A barragem projetada é de terra, classificada como barragem de terra simples com corpo homogêneo, onde é constituído de solos obtido das escavações obrigatórias.

BACIA DE CONTRIBUIÇÃO: A bacia hidrográfica de contribuição identificada no projeto é a Bacia Rio da Prata que possui uma área de contribuição de 27,9 ha e comprimento de 886,55 m.

definir o local adequado para a construção da barragem; e VOLUME DE ÁGUA A SER ARMAZENADO: O volume de água a armazenar depende das necessidades a serem atendidas. Assim para estimar o volume de água que a barragem pode armazenar, deve: definir o local adequado para a construção da barragem; e realizar o levantamento planialtimétrico da bacia de acumulação (local onde será formado o lago).

COQUI DA ÁREA DO PROJETO:

ALTURA DA BARRAGEM: H = Hn + He + f Hn = altura normal; He = altura máxima da lâmina de água que atravessa o extravasor; f = folga O valor da folga (f) utilizada foi de 0,30 m.

PERFIL DA BARRAGEM:

LARGURA DA CRISTA: A largura do topo da barragem, mais conhecida como largura da crista, está condicionada à estabilidade e altura da barragem, à permeabilidade do aterro e ao tipo de trânsito a que se destina. A largura da crista adotada para os três barramentos do projeto foi de 3 m.

INCLINAÇÃO DOS TALUDES: 3:1 para taludes a montante; e 2:1 para taludes a jusante.

CROQUIS DAS BARRAGENS DO PROJETO Croqui da barragem 1:

Croqui da barragem 2:

Croqui da barragem 3:

ESTIMATIVA DA VAZÃO: método racional, (Thomas Mulvaney, 1851). A equação racional estima a vazão máxima de escoamento de uma determinada área sujeita a uma intensidade máxima de precipitação, com um determinado tempo de concentração, a qual é assim representada:

em que: Q = vazão máxima de escoamento, em m3.s-1; C = coeficiente de runoff; I = intensidade média máxima de precipitação, em mm.h-1. A = área de contribuição da bacia, em ha.

Para determinação da intensidade de precipitação foi utilizada a equação de chuva intensa: em que: I = intensidade média máxima de precipitação, em mm.h-1. T = período de retorno, em anos; t = tempo de duração da precipitação em min.; K, a, b e c = são parâmetros regionais.

O tempo de concentração foi estimado pela seguinte equação descrita abaixo: onde:   em que: tc = tempo de concentração, em min; L = comprimento da Bacia, m; H = diferença de nível entre o local da barragem e o ponto mais alto da Bacia, m

OBRAS ACESSÓRIAS: São três as principais finalidades das obras acessórias de uma barragem: eliminação do excesso de água, utilizando o extravasor; eliminação do material depositado e esvaziamento do reservatório, utilizando o desarenador; e controle do nível da água, utilizando-se a caixa de nível (monge).

ETAPAS DE EXECUÇÃO DO PROJETO LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E LOCAÇÃO DA ÁREA:

CORTE E ATERRO:

CONSTRUÇÕES DOS TALUDES:

ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS EM ANDAMENTO Acompanhou-se o Projeto Agropolos, que surgiu por meio da SEMAMB junto com parcerias, tendo como finalidade solucionar alguns problemas identificados pelas atividades produtivas na região.

REPRESENTAÇÃO DOS AGROPOLOS:

VISITAS TÉCNICAS As visitas técnicas às propriedades rurais tiveram como objetivos: orientação ao pequeno agricultor; elaboração do Laudo Técnico Agropecuário; elaboração do Plano de Controle Ambiental – PCA; e Análise de Crédito Rural.

LAUDO TÉCNICO AGROPECUÁRIO: As visitas realizadas para elaboração de Laudos Técnicos Agropecuários tiveram como objetivo o levantamento dos bens do proprietário para fins de regularização do INCRA.

PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL – PCA: O Plano de Controle Ambiental é exigido pela Resolução CONAMA 009/90 para concessão de Licença de Instalação-LI de atividade de extração mineral de todas as classes previstas no Decreto-Lei 227/67.

ANÁLISE DE CRÉDITO RURAL: A análise de crédito rural é realizada para pequenos proprietários que não possuem recursos próprios para o investimento em suas atividades agrícolas e dependem do financiamento do PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante o período do estágio foi possível vivenciar diversos problemas, desde a parte técnica no campo até o setor administrativo e de relacionamento humano, que sempre estão ligados, e nos quais norteiam o sucesso de um empreendimento seja ele qual for. Assim a realização desse estágio permitiu a aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação e também um aprofundamento maior na área de recursos hídricos.

FIM OBRIGADA!!!