1 O IMPACTO DA VIOLÊNCIA: A QUESTÃO NACIONAL E A QUESTÃO SOCIAL. DR. HUGO SPINELLI Seminário Internacional: Perspectivas de Enfrentamento dos Impactos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

Forum of Federations / Forum des fédérations  
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Setembro/2012 Brasília, Outubro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Fevereiro/2011 Brasília, março de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2012
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM SETEMBRO/2003 BRASÍLIA,
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2012 Brasília, junho de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2012 Brasília, Dezembro de 2012 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Março/2013 Brasília, abril de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Janeiro/2011 Brasília, fevereiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Abril/2013 Brasília, maio de 2013 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2010 BRASÍLIA, FEVEREIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Maio/2011 Brasília, junho de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Para Casa – Montar o cariograma
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Álcool.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves Maio de 2007
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Fevereiro/2013
1.
Quem é o jovem brasileiro?
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
avaliação econômica do Ensino médio profissional
Estrutura e Dinâmica Social
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
MECÂNICA - DINÂMICA Dinâmica de um Ponto Material: Impulso e Quantidade de Movimento Cap. 15.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM ABRIL/2007.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2005.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
Realidade da Saúde Pública Hospitais lotados, emergências lotadas, uti lotadas, gastos crescentes com medicamentos Aumento de gastos com assistência médica.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JANEIRO/2006 BRASÍLIA,
Tendência da mortalidade por homicídios no Estado do Paraná, segundo Regionais de Saúde, 1979 a Elizabeth Mitiko Konno de Lozada Thais Aidar de Freitas.
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM OUTUBRO/2005 BRASÍLIA,
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Janeiro/2014
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM FEVEREIRO/2007.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM NOVEMBRO/2003 BRASÍLIA,
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
+14 Setembro 2014 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador 0 para -20 Indicador < -20 Total da UE: +1 Indicador > +20 Indicador 0 para +20 Indicador.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM JUNHO/2006.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM NOVEMBRO/2007.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Desafios e oportunidades do envelhecimento no Brasil
Transcrição da apresentação:

1 O IMPACTO DA VIOLÊNCIA: A QUESTÃO NACIONAL E A QUESTÃO SOCIAL. DR. HUGO SPINELLI Seminário Internacional: Perspectivas de Enfrentamento dos Impactos da Violência sobre a Saúde Pública 27 a 29 de novembro de 2007

2 ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA VIOLÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DA NAÇÃO ARGENTINA GUERRAS INTERNAS GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA. EXTERMINIO DA POPULAÇÃO AFRO-AMERICANA. TTE. GRAL. JULIO ARGENTINO ROCA, E A DENOMINADA CAMPANHA DO DESERTO ( ). A CRUEL LEI DE RESIDENCIA, A 4144, QUE SEPARAVA PARA SEMPRE AOS TRABALHADORES COMBATENTES DE SUAS FAMÍLIAS, EXPULSANDO-OS À EUROPA (1902). A REPRESSÃO FINAL DOS METALÚRGICOS DE VASENA, NA SEMANA TRÁGICA (1918). FUSILAMENTOS DE TRABALHADORES POR PARTE DE URIBURU (1931). O BOMBARDEIO DA PLAZA DE MAYO (1955) OS FUSILAMENTOS SEM JULGAMENTO POR ARAMBURU (1956). A NOITE DOS BASTONES LARGOS (1968) O ASSASINATO DE PRISIONEIROS EM TRELEW (1972). A DESAPARIÇÃO, TORTURAS E ROUBO DE CRIANÇAS, A MASSACRE DE ADOLESCENTES NA NOCHE DE LOS LÁPICES, OU JOGAR PRISIONEIROS AO MAR ( )

3 RAZÃO ENTRE DESAPARECIDOS PELO TERRORISMO DE ESTADO E MORTOS POR TODAS AS CAUSAS EM GRUPOS DE IDADE SELECIONADOS, CIUDAD DE BUENOS AIRES ANO 1976 GRUPO DE IDADE NÚMERO DE DESAPARECIDOS MORTES TOTAIS[i][i]RAZÃO ENTRE DESAPARECIDOS E MORTES TOTAIS Fonte: Elaboração propia a partir de dados da CONADEP e Estatísticas Oficiais do Ministerio de Salud de la Nación. [i][i] Vale aclarar que as cifras que mostra a categoria de mortes gerais estão incluidas as defunções por causas externas que incluem homicídios, suicídios e acidentes. A violência como problema de saúde pública:O terrorismo de Estado na Argentina

4

5 Dos quais 21,4 milhões de pobres No país havía em outubro ,5 milhões eran indigentes Pobreza E 9,5 milhões de crianças e adolescentes vivian na pobreza 5,4 milhões eram indigentes

6 Evolução do Produto Bruto Interno e do nível de emprego Período Fuente: Ministerio de Economia, Secretaría de Política Económica PBI (en millones de pesos) Tasa de empleo

7 Evolução do mercado de trabalho Total de aglomerados urbanos. Outubro Em porcentagens Fuente: SIEMPRO, en base a datos de la EPH, INDEC. En porcentajes

8 Fuente: SIEMPRO, en base a datos de la EPH, INDEC. Evolução da pobreza e indigência na população Gran Buenos Aires. Outubro Em porcentagens En porcentajes

9

10

11

12

13 FUENTE: Homicidios: Elaboración propia en base a datos de mortalidad de la Dirección de Estadística e Información de Salud - Ministerio de Salud, y a datos de población del Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas del año INDEC Pobreza e Indigencia: Encuesta Permanente de Hogares - INDEC

14 FUENTE: Homicidios: Elaboración propia en base a datos de mortalidad de la Dirección de Estadística e Información de Salud - Ministerio de Salud, y a datos de población del Censo Nacional de Población, Hogares y Viviendas del año INDEC Pobreza e Indigencia: Encuesta Permanente de Hogares - INDEC

15 RUPTURA CON LAS POLÍTICAS GUIADAS POR LOS DICTADOS DEL CONSENSO DE WASHINGTON. SE IMPULSA UNA POLÍTICA PROACTIVA CON UN MODELO DE DÓLAR ALTO, QUE DEFINE UNA FUERTE RECUPERACIÓN ECONÓMICA

16 EVOLUCIÓN DE LA POBLACIÓN POBRE E INDIGENTE EN PORCENTAJES. TOTAL AGLOMERADOS URBANOS Y GRAN BUENOS AIRES. OCTUBRE ° SEMESTRE 2006.

17 TAXAS DE MORTALIDADE POR HOMICIDIOS. PROVINCIA DE BUENOS AIRES Y CORDONES* DEL CONURBANO. 1980, 1991, PROVINCIA DE BUENOS AIRES ,13,08,59,2 7,25,35,2 2° CORDÓN , ,89,38,05,75.1 1° CORDÓN ,35,110, ,27,55,45,0

18 Fuente: Elaboración propia en base a Minujin A. (1999) y Presidencia de la Nación (2006) DESIGUALDAD EN EL INGRESO FAMILIAR. COEFICIENTE DE GINI

19

20 A VIOLÊNCIA FOI UM DOS MEIOS PARA SUBMETER A QUESTÃO SOCIAL NA CONFORMAÇÃO DA NAÇÃO ARGENTINA DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX (POVOS ORIGINAIS, MOVIMENTOS DE TRABALHADORES, MOVIMENTOS DE ESTUDANTES, MOVIMENTOS SOCIAIS, PROCESSOS DEMOCRÁTICOS, ETC.). NOS MILHÕES DE POBRES NÃO ASSISTIMOS SOMENTE A UM PROBLEMA DE INIQÜIDADE, ONDE A SOLUÇÃO SERIA UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO, MAS A OUTRA COISA DE MAIOR COMPLEXIDADE E GRAVIDADE, QUE É O PROCESSO DE EXCLUSÃO, ONDE A SOLUÇÃO JÁ NÃO RADICA NA DISTRIBUIÇÃO, PORÉM NA INCLUSÃO. ESSENCIALMENTE, HÁ UM RETORNO À IDÉIA DE NAÇÃO, QUASE COMO NO SÉCULO XIX. ESSA ÚLTIMA CONFIGURAÇÃO, CONSTRUÍDA HISTORICAMENTE, APRESENTA RISCOS CONFORME NÃO POSSAMOS CONSTRUIR CIDADANIA SOCIAL QUE INCLUA A TODOS E TODAS. ¿SERÁ A VIOLÊNCIA NESTE SÉCULO FUNCIONAL E, POR SUA VEZ, CONSTITUTIVA DO PROCESSO DE DESINTEGRAÇÃO DE NOSSAS NAÇÕES COMO FORMA DE RESOLUÇÃO DA QUESTÃO SOCIAL?