Contexto de Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Informática na Educação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
TC – A3C2 – 071 O PLANEJAMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTANCIA Elton Ivan Schneider Mestrando EGC/UFSC
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pedagogia da pesquisa-ação
Pontifícia Universidade Católica
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Universidade de Aveiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
CURRICULO +.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
HIPERTEXTO, INTERATIVIDADE E SIMULAÇÃO: POTENCIAIS DA EDUCAÇÃO ONLINE
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Antonia Maria Coelho Ribeiro
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Renan Bortoluzzi da Silva Magali Teresinha Longhi
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Contexto de Educação a Distância Desafios em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – UFPI/UAPI

Índice Educação a Distância (EAD): Introdução. O que é um AVEA. Plataformas de EAD. Cultura do Ensino x Aprendizagem. Interfaces de Plataformas.

EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA (EAD) É o processo de Ensino-Aprendizagem realizado em um ambiente de rede de computadores (Web),onde um determinado conteúdo é disponibilizado de forma clara, sucinta, com recursos de imagem, som e movimento (Multimídia), para ser acessado e orientado a distância (interatividade).

O que é um AVEA? Estrutura tecnológica (plataforma) + relações entre os sujeitos participantes que se constróem em cima desta Interações, reflexões, contribuições, questionamentos, processo de construção de conhecimentos, registros feitos no ambiente, entre outros.

Plataforma: infra-estrutura tecnológica composta pelas funcionalidades e interface gráfica AVA: deve considerar no seu desenvolvimento recursos de comunicação, interação e construção dos usuários.

OBJETIVO: .... abrigar conteúdos e/ou ferramentas pedagógicas para formação de alunos de cursos de graduação/pós-graduação, profissionais e professores/alunos de escolas de ensino fundamental e médio, ... registrar (coletar) informações (dados de pesquisa) sobre ações e interações efetuadas no ambiente.

Ambientes de EAD Momento de transformação Velhos paradigmas já não estão dando mais conta das relações, necessidades e desafios sociais, e um novo modelo está emergindo num processo ainda de construção.

PLATAFORMAS DE EAD e-ProInfo (MEC) - http://www.proinfo.mec.gov.br SOLAR (UFC) - http: // www.vdl.ufc.br/solar Moodle ( software livre e aberto) - http://moodle.org TelEduc (UNICAMP) - http://teleduc.nied.unicamp.br AulaNet (PUC-RJ) - http://www.eduweb.com.br Outros: WebCT: http://www.webct.com Learning Space (IBM/Lotus): http://www.lotus.com Rooda: (UFRGS) ; rooda.edu.ufrgs.br

E-proinfo - MEC http://www.proinfo.mec.gov.br

TelEduc - UNICAMP (http://teleduc.nied.unicamp.br)

ROODA - versão 0.7 Disponível em http://rooda.edu.ufrgs.br Desenvolvido desde 2000 – Software Livre Disponibiliza ferramentas síncronas e assíncronas da Web para interação/comunicação entre os sujeitos Centrado no usuário, valorizando o processo de cooperação. Sofreu mudanças baseado nas pesquisas realizadas, visando acrescentar novas funcionalidades e aperfeiçoar a sua performance

Novas demandas dentro da universidade.... Estudo dentro da universidade sobre demandas, buscando uma implementação que respeitasse diferentes propostas metodológicas e práticas pedagógicas. Dentre as demandas, busca-se atender à: qualificação das licenciaturas em nível de graduação e pós-graduação; formar profissionais, das mais variadas áreas, que atuam em locais distantes dos grandes centros urbanos; pesquisar e implementar práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa em contexto de formação à distância.

Novas metodologias didático-pedagógicas Epistemologia que embasa o AVEA Forma como são construídas/montadas as aulas Forma como são avaliadas todas as atividades: fórum, chat (participações), atividades (processo/produto), diário (é usado ou não?), funcionalidades de grupo

Cultura de Ensino x Cultura de Aprendizagem

Em busca de novos espaços... Espaços diferenciados; Tragam “algo”de novo geração “net”; Desafiador; Inovador; Investigador;

Objetivos do ambiente atender à demanda de qualificação das licenciaturas, ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação; abrir novas possibilidades de qualificação de professores, em nível de graduação, bem como leigos que atuam na rede pública/privada de ensino; formar profissionais, das mais variadas áreas, que atuam em locais distantes dos grandes centros urbanos;

auxiliar instituições públicas de ensino interessadas em ampliar seu raio de ação em EAD; pesquisar e implementar práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa em contexto de formação à distância; analisar e avaliar os efeitos desta implementação no que concerne ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem.

Filosofia de Software Livre - construído com GNU/LINUX, linguagem PHP, e com Banco de Dados MySQL Modelada em UML Necessidade de reprogramar todo o sistema, de acordo com a realidade da universidade, a fim de poder adaptá-la às necessidades educativas dos professores que fazem parte do corpo docente da mesma. Reconstrução de todas as funcionalidades e inclusão de outras. Reestruturação da interface gráfica, possibilitando a personalização do ambiente.

Necessidade de existir uma continuidade no aperfeiçoamento dos ambientes em questão Não se chegou ao ponto culminante no que se refere tanto às funcionalidades desenvolvidas nos mesmos, como às suas interfaces e metodologias didático-pedagógica aplicadas, entre outros aspectos. É preciso construir/implementar novos ambientes/ferramentas de EAD a serem utilizadas/testados nos diversos cursos de graduação, pós-graduação, extensão

Contato Comissão de EAD/UFPI - ead@ufpi.br Coordenadoria do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação SETINFO/UFPI Gildásio Guedes Fernandes - guedes@ufpi.br Antonio Carlos – antonio@ufpi.br Liana de Cardoso Brito - liana@ufpi.br Cleidinalva