DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

AGENDA TOCANTINENSE DE PRIORIDADES DE PESQUISA EM SAÚDE
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Projeto Sustentador: Orçamento Participativo e Gestão Compartilhada
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Ministério da Cultura.
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Políticas Públicas Municipais
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Ministério da Cultura.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
A Incorporação da Regulação e Auditoria da Atenção em Saúde
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Minuta de resolução para CIB
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Vigilância Sanitária Controle Social e Proteção da Saúde
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE Palmas, setembro/2009

A Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS- pressupõe a ampliação de espaços públicos e coletivos para o exercício do diálogo e da pactuação das diferenças, de forma a construir um conhecimento compartilhado sobre saúde; constitui-se em um conjunto de atividades voltadas ao aprimoramento da gestão do SUS, visando maior eficácia, eficiência e efetividade, por meio de ações que incluem o apoio ao controle social, a educação popular, a mobilização social, a busca da eqüidade, o monitoramento e avaliação, a ouvidoria, auditoria e a gestão da ética nos serviços públicos de saúde. Palmas, 17 de setembro de 2009

PORTARIA Nº 2.588, DE 30 DE OUTUBRO DE 2008 Regulamenta o Componente para a Qualificação da Gestão do SUS, e dá outras providências. Palmas, 17 de setembro de 2009

I - Auditoria do Sistema Único de Saúde; Regulamentar o Componente para a Qualificação da Gestão do SUS do Bloco de Financiamento da Gestão do SUS, no que diz respeito ao incentivo de custeio para: I - Auditoria do Sistema Único de Saúde; II - Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS; III - Ouvidoria Nacional de Saúde; e IV - Gestão Participativa e o Controle Social no SUS Palmas, 17 de setembro de 2009

OBJETIVO GERAL: Apoiar a transformação das práticas de saúde com implementação dos processos de educação em saúde, com a ampliação e a qualificação da participação social e do fortalecimento do controle social e, a estruturação das ações de monitoramento, controle, avaliação e auditoria, incorporando saberes e adequando-se às atuais necessidades da qualificação da gestão do SUS. Palmas, 17 de setembro de 2009

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fortalecer as ações de qualificação da gestão no que se refere à Gestão Participativa e Controle Social; Garantir o acesso dos cidadãos, usuários do SUS, na busca efetiva de seus direitos; Implementar o monitoramento e avaliação do Pacto Pela Saúde Estado e municípios. Descentralizar o sistema OuvidorSUS para as Superintendências da SESAU e para os Hospitais Regionais. Apoiar tecnicamente a descentralização da ouvidoria central para os municípios; Fortalecer a gestão estratégica do SUS; Palmas, 17 de setembro de 2009

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instrumentalizar os conselheiros de saúde para o exercício de sua competência para a efetivação do SUS; Estruturar e operacionalizar as ações de avaliação, monitoramento e auditoria com práticas de legitimação da relação da gestão do SUS; Implementar e sistematizar o monitoramento e avaliação, com vista na execução de ações de descentralização, monitoramento e avaliação dos serviços de saúde nos municípios do Estado; Estruturação do Componente Estadual de Auditoria, através de qualificação da equipe de Auditoria do Componente Estadual e Municipal de Saúde; Implementar o monitoramento e avaliação do Pacto Pela Vida Estado e municípios. Palmas, 17 de setembro de 2009

METAS META 01 – Apoiar em 100% o processo de mobilização social e institucional em defesa do SUS, através do apoiar aos Conselhos de Saúde, Conferências de Saúde e Movimentos Sociais que atuam no campo da saúde com a realização de oficinas regionalizadas com vistas ao fortalecimento da participação social para que os mesmos possam exercer plenamente os seus papéis na gestão estadual e municipal; META 02 - Estimular a participação e avaliação dos cidadãos nos serviços de saúde, com a realização de pesquisas de satisfação nas unidades prestadoras de serviços da atenção secundária e terciária; Palmas, 17 de setembro de 2009

META 03 - Estruturar e operacionalizar as ações de monitoramento e avaliação no SUS; META 04 – Implantar o sistema OuvidorSUS para as 3 Superintendências da SESAU e para os 18 Hospitais Regionais; META 05 - Realizar eventos para e a discussão, monitoramento e avaliação dos indicadores do Pacto Pela vida no Estado do Tocantins, com os setores da SESAU e 139 municípios; Palmas, 17 de setembro de 2009

META 07 – Promover oficinas de capacitação sobre META 06 – Realizar eventos para e a discussão do Pacto Pela Saúde no Estado do Tocantins, com os setores da SESAU e 139 municípios; META 07 – Promover oficinas de capacitação sobre avaliação e auditoria em 100% aos municípios, com a população acima de 20.000 habitantes; META 08 – Fortalecer as ações com estruturação e capacitação em serviço do sistema estadual e municipal de auditoria; Palmas, 17 de setembro de 2009

META 09 – Monitorar em 100% dos municípios tocantinense que assinaram o Pacto Pela Saúde; META 10 – Promover oficinas regionalizadas de sensibilização com os 139 municípios para implantação de ouvidorias municipais. Palmas, 17 de setembro de 2009

Palmas, 17 de setembro de 2009

Muito Obrigada! planejamento@saude.to.gov.br Palmas, 17 de setembro de 2009