Literatura Prof. Henrique

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Transcrição da apresentação:

Literatura Prof. Henrique Barroco

Barroco Contexto Histórico: Renascimento XIV – XV- XVI Racionalismo Humanismo : pensamento greco-latino Crítica aos dogmas da Igreja Reformas Religiosas XVI Lutero : Alemanha Calvino : Suíça Igreja Católica : perda de poder

Barroco Contexto Histórico: Reforma Católica ou Contra-Reforma Concílio de Trento Reafirmação da autoridade papal Tribunal do Santo Ofício Inquisição : perseguição Index : censura

Barroco Características 1.Conflito / Dilema / Dúvida 2.Fusionismo Razão X Fé Obediência X Experimentação Renascimento X Idade Média Antropocentrismo X Teocentrismo 2.Fusionismo Tentativa de unir elementos contrários

Barroco Características 3.Pessimismo 4.Carpe Diem 5.Feísmo 6.Lúdico Morte : salvação : culpa 4.Carpe Diem Fugacidade do tempo 5.Feísmo Culto ao Feio / Trágico / Exagero 6.Lúdico Jogo de palavras e imagens

Barroco Características Cultismo Conceptismo Jogo de palavras / imagens Trocadilhos, exageros Conceptismo Jogo de idéias / raciocínio Aparecem juntos muitas vezes !!!

Barroco Padre Antônio Vieira Sermões Temas : Portugal no contexto europeu Brasil : Escravidão do negro Escravidão do índio Guerra contra a Holanda Ato de pregar um sermão

Barroco Sermão do XIV do Rosário Sermão da Sexagésima Escravidão africana Sermão da Sexagésima Como fazer um sermão Crítica aos dominicanos e ao cultismo Sermão de Santo Antônio aos Peixes Crítica aos colonos sobre escravidão indígena Sermão do Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda Desafia a Deus próprio, pela vitória dos católicos contra os protestantes Sermão do Bom Ladrão Distingue os grandes ladrões dos pequenos

Barroco Não só são ladrões, diz o Santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa: os ladrões que mais própria e dignamente merecem esse título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais, já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. (...) os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Sermão do Bom Ladrão, Lisboa, 1655

Barroco Há de tomar o pregador uma só matéria, há de defini-la para que se conheça, há de dividi-la para que se distinga, há de prová-la com a Escritura, há de declará-la com a razão, há de confirmá-la com o exemplo há de amplificá-la com as causas, com os efeitos, com as circunstâncias, com as conveniências que se hão de seguir; com os inconvenientes que se devem evitar; há de responder as dúvidas, há de satisfazer às dificuldades, a de impugnar e refutar com toda a força da eloquência os argumentos contrários, e depois disso há de colher, há de apertar, há de concluir, há de persuadir, há de acabar... Sermão da Sexagésima, Lisboa, 1655

Barroco Finjamos, pois (o que até fingido e imaginado faz horror), finjamos que vêm a Bahia e o resto do Brasil a mãos dos holandeses; que é que há de suceder em tal caso? Entrarão por esta cidade com fúria de vencedores e de hereges; não perdoarão o estado, o sexo, nem a idade (...) Chorarão as mulheres, vendo que se não guarda decoro à sua modéstia, chorarão os velhos, vendo que se não guarda respeito a suas cãs; chorarão os nobres, vendo que se não guarda cortesia à sau qualidade; chorarão os religiosos e veneráveis sacerdotes, vendo que até as coroas sagradas os não defendem; chorarão finalmente todos, e entre todos mais lastimosamente os inocentes porque nem a esses perdoará (como em outras ocasiões não perdoou) a desumanidade herética. Sei eu, Senhor, que só por amor dos inocentes dissestes vós, alguma hora, que não era bem castigar Nínive. Mas não sei que tempos, nem que desgraça é esta nossa, que até a mesma inocência vos não abranda. Pois também a vós, Senhor, vos há de alcançar parte do castigo (...) S. Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda, Salvador, Bahia, 1640

Barroco Em um engenho sois imitadores de Cristo Crucificado: porque padeceis em um modo muito semelhante ao que o mesmo Senhor padeceu na cruz, e em toda sua paixão.(...) Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo.(...) Não há trabalhos mais doces que os das vossas oficinas, mas toda essa doçura para quem é? Sois como as abelhas, de quem disse o poeta: " Sic vos non vobis mellificatis apes“ (Virgílio: "assim vós, mas não para vós, fabricais o mel, abelhas") S. XIV do Rosário, Salvador, Bahia

Barroco Semeadores do Evangelho, eis aqui o que devemos pretender nos nossos sermões, não que os homens saiam contentes de nós, senão que saiam muito descontentes de si; não que lhes pareçam bem os nossos conceitos, mas que lhes pareçam mal os seus costumes, as suas vidas, os seus passatempos, as suas ambições, e enfim, todos os seus pecados. A qual sermão pertence o trecho acima?

Barroco Semeadores do Evangelho, eis aqui o que devemos pretender nos nossos sermões, não que os homens saiam contentes de nós, senão que saiam muito descontentes de si; não que lhes pareçam bem os nossos conceitos, mas que lhes pareçam mal os seus costumes, as suas vidas, os seus passatempos, as suas ambições, e enfim, todos os seus pecados. A qual sermão pertence o trecho acima? Sermão da Sexagésima: O tema do sermão é o próprio ato de construir um sermão, trata-se de um texto metalinguístico.

Barroco Gregório de Matos Biografia Salvador - BA Burocracia portuguesa da colônia Elite Dificuldade de estabelecer obra “boca do inferno” : crítica

Barroco Gregório de Matos Obra: Satírica: crítica a sociedade da época Sacra: oposição entre pecado e perdão

Barroco Gregório de Matos: poesia sacra Pecado X Perdão Passagem do tempo Carpe Diem Insignificância do Homem perante Deus / Destino Pedido de perdão : arrependimento

A Jesus Cristo, Nosso Senhor, estando o poeta para morrer Barroco A Jesus Cristo, Nosso Senhor, estando o poeta para morrer Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado Da vossa alta clemência me despido; Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado Se basta a voz irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido; Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino vos deu, como afirmais na sacra história, Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, perder na vossa ovelha a vossa glória.

Barroco Qual a temática desse poema ? Pecado : arrependimento Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado (…) Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, perder na vossa ovelha a vossa glória

Barroco Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo a qualquer hora, Em tuas faces a rosada Aurora Em teus olhos, e boca, o Sol e o dia; Enquanto, com gentil descortesia, O ar, que fresco Adonis te enamora, Te espalha a rica trança voadora Da madeixa que mais primor te envia: Goza, goza da flor da mocidade, Que o tempo trota, e a toda a ligeireza E imprime a cada flor uma pisada. Oh, não aguardes que a madura idade Te converta essa flor, essa beleza, Em terra, em cinza, em pó, em sombra, em nada.

Barroco Qual a temática desse poema ? Carpe diem: passagem do tempo Flor : imagem típica da beleza que passa

Barroco O todo sem a parte não é todo, A parte com o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo sem a parte, Não se diga que é parte sendo todo. Em todo Sacramento esta Deus todo, E todo assiste inteiro em qualquer parte, E feito em partes todo, cada parte, Em qualquer parte sempre fica todo. O braço de Jesus não seja parte, Pois que feito Jesus em partes todo, O todo fica estando em sua parte. Não se sabendo parte deste todo, Um braço que lhe acharam, sendo parte, Nos disse as partes todas deste todo.

Barroco O poema representa qual vertente da poética barroca ? conceptismo O todo sem a parte não é todo, A parte com o todo não é parte; Mas se a parte o faz todo sem a parte, Não se diga que é parte sendo todo.

Barroco Gregório de Matos : sátira Interpretação comumente aceita: Poeta : crítico “nativista” da sociedade baiana Elogio da miscigenação racial Postura revolucionária Interpretação nova: Manutenção das hierarquias sociais Crítico da miscigenação racial Postura reacionária

Barroco Pariu a seu tempo um cuco um monstro (digo) inumano, que no bico era tucano e no sangue mameluco critica ao governador Câmara Coutinho, que tinha um grande nariz e é designado como corno (=cuco), além de ser visto como descendente de índios.

Barroco Prezas-te de galã, bonito e pucro, e os fedores da boca é um sepulcro a cães mortos te fede a dentadura, e se há puta, que te atura tais alentos de boca, ou de traseiro, é porque tu as incensas com dinheiro. O hábito levantas no passeio, e cuidas, que está nisso o galanteio, mostras a perna mui lavada, e enxuta, sendo manha de puta erguer a saia por mostrar as pernas, com que és hermafrodita nas cavernas. crítica aos padres, como sodomitas e até homossexuais.

Barroco ...porque é mulato: ter sangue de carrapato ter estoraque de Congo cheira-lhe a roupa a mondongo é cifra de perfeição: milagres do Brasil são. Estoraque: tipo de perfume Mondongo: “português”, no sentido pejorativo, também pode ser monstro, pessoa muito feia.

Barroco Esse vaso encharcado, qual Danúbio dá a crer, que és puta inda antes do dilúvio tão velha puta és, que ser podias Eva das putas, mãe das putarias, e por puta antiqüissima puderas dar idade às idades, e era às eras, e havendo feito putarias artas, inda hoje dás a crer, que te não fartas. críticas às putas, e a uma certa chamada Andresona

Barroco Dormi co diabo à destra e fazei-lhe rebolado, porque o mestrte do pecado também quer a puta mestra: tema do diabo associado sempre a sexualização: Origem medieval