Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1. O que é o Documento Conclusivo do I Sínodo:
Advertisements

Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem em Astronomia Formação Continuada de Professores.
MEIO AMBIENTE E URBANISMO
Radiação de Corpo Negro
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
CEMIG NAS ESCOLAS -PROCEL
VII Seminário Internacional CPC “A Convergência das Normas Contábeis”
CURSO DE DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO
João Pedro MaltezCoimbra - 10 de Dezembro de Weblogs: Ser o editor João Pedro Maltez
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
Sustentabilidade: a reciclagem vira um negócio Nilton Pires
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Universidade Federal da Paraíba José Ivan Bezerra Vilarouca Filho
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> EFEITO ESTUFA É necessário que comecemos a pensar globalmente e agir localmente! Data: 20/03/2010.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Campina Grande, Dezembro de 2008
Clickarvore UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
Pegadas de Carbono Universidade Federal de Campina Grande.
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Metodologia Científica Aula 6
Nomes:Maria Clara Mazzarino e Mauro Curtinove.
E QUAL A RELAÇÃO DA AMBEV COM O TEMA?. E QUAL A RELAÇÃO DA AMBEV COM O TEMA?
“Medidores Individuais de Água para Edifícios Antigos”
Inteligência Artificial – 2009/02 Jessiele P. Rodrigues.
Escola Secundária José Gomes Ferreira Disciplina: TICProfessor: Luís Pitta Grupo B Margarida Mendes Nº 17 Maria Ferreira Nº /2007 Ana Costa Nº 2.
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Aula 1: Apresentando o computador
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ BAZAR ECOLÓGICO  Mediadores: Fernanda Rocha de Sousa - Lic. Ciências Naturais Biologia.
Sensores de temperatura
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
WEBQUEST PLANETA TERRA
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde.
Pegada Ecológica para a gestão ambiental de cidades e estados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Curso de Biblioteconomia CIN5432 – CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO III Professora:
Revista ACB : Revista ACB : Biblioteconomia em Santa Catarina Ursula Blattmann.
São Carlos Discente: Mariana Fragali Pane RA: Docente: Arlete Aparecida Correia Meneguette Disciplina: Representação Cartográfica Arquitetura e.
Engenharia Civil e Ambiente ANÁLISE ESTRUTURAL, 5 de Dezembro / 33 ANÁLISE ESTRUTURAL ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE.
Universidade Federal de Minas Gerais
Programa Usos dos recursos naturais
As principais organizações ambientais mundiais
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
A origem dos elementos químicos
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
Importância da Certificação
Curso: Curso Profissional – TGPSIMódulo 4 Arquitectura de Computadores Turma: 11ºC Elementos do grupo: Eugeniu Deliu Nº492;Pedro Teixeira Nº602; Ricardo.
Recursos hídricos.
Implementando um sistema de gerenciamento de questões para professores de ensino fundamental Seminário Aplicado em Tecnologia II Orientadora: Marta Rosecler.
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Perguntas orientadoras
MEIO AMBIENTE RECICLAGEM
Jornada de Trabalho do Engenheiro Eletricista
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
Dia Global do Voluntariado Jovem 27, 28 e 29 Abril 2007.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
SIMA – SEMANA INTERNA DE MEIO AMBIENTE NA CESP CESP – COMPANHIA ENERGÉTICA DE SÃO PAULO USINA HIDRELÉTRICA ENGENHEIRO SOUZA DIAS (JUPIÁ) AUTORES: Alessandro.
Termômetro Digital com PIC e LM35
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
TI NA VIDA DAS PESSOAS EMPRESAS COMPONENTES “AMIGOS”
TRABALHO FINAL Formato Escrito e apresentação oral
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Empresas Sustentáveis
Transcrição da apresentação:

Mobilização Social em prol do Meio-Ambiente Universidade Federal de Campina Grande Ciências do Ambiente – 2009.1 – Turma 04 Palestrante: Augusto de Holanda B.M. Tavares 27 de Março de 2009

“Hora do Planeta” “One Degree Less”

O que são? São dois movimentos promovidos por Organizações Não Gorvenamentais(ONG), que tem o objetivo de mostrar que ações simples podem contribuir para solucionar os problemas do meio-ambiente.

“Hora do Planeta” Movimento iniciado em 31 de Março de 2007, em Sidney, na Austrália. O objetivo é que durante uma hora a população apague todas as luzes e desligue os aparelhos elétricos. Atualmente, esta iniciativa possui apoio ao redor de todo o planeta, inclusive no Brasil, sendo organizado e divulgado pela WWF (World Wide Foundation) A data e a hora para a próxima “Hora do Planeta” já foram definidas: Sábado, 28 de Março, às 20:30. Mais informações podem ser adquiridas no endereço: wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta

Qual a importância do movimento? Além dos benefícios que uma hora sem consumo de energia elétrica ao redor do mundo trazem para o meio-ambiente, pode-se dizer também que ele funciona como um termômetro da iniciativa da população e dos governos ao redor do mundo para lidar com a questão. Este ano cidades como Brasília e Porto Alegre declararam que irão aderir ao movimento, apagando as luzes de seus principais ícones, demonstrando a intenção do governo local de aderir a políticas ambientalmente responsáveis.

“One Degree Less*” *um grau a menos Iniciado pela GBC(Green Building Council), propõe a adoção de práticas ecológicas em larga escala na construção de obras. Uma de suas iniciativas mais conhecidas é a campanha para que as pessoas pintem seus telhados e lajes de branco. A tinta branca reflete a até 90% da luz solar, reduzindo a temperatura interna da construção, diminuindo a necessidade de resfriamento artificial e o aquecimento do ambiente externo. Estudos apontam que esta atitude simples e econômica pode reduzir a temperatura dentro de uma casa em até 6ºC.

Qual a importância do movimento? Ele representa um importante passo para que o uso de práticas ecológicamente corretas em edificações se torne um padrão na engenharia e arquitetura ao redor do mundo.

Bibliografia GREEN BUILDING COUNCIL. Missão e Visão. Disponível em: http://www.gbcbrasil.org.br/pt/index.php?pag=missao.php; Acesso em 20 Mar. 2009 ADMIN. Um Grau a Menos. Disponível em: http://ecohabitararquitetura.com.br/blog/?p=565; Acesso em: 20 Mar. 2009 ANÔNIMO. Hora do Planeta. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hora_do_Planeta; Acesso em: 20 Mar. 2009 ROSENFELD, Arthur. One Degree Less Scientific Study. Disponível em: http://onedegreeless.org/lang_en/links/links.html; Acesso em: 20 Mar. 2009 WWF, Brasil. Como Participar. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/como_participar/ Acesso em: 20 Mar. 2009 WWF. Hora do Planeta 2009. Disponível em: http://www.earthhour.org/about/br:pt-BR Acesso em: 20 Mar. 2009