1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

Patentes, Inovação e Indústria Nacional Newton Lima
24/08/12.
Pesquisa de Opinião Pública Sobre Audiência de Rádio Cruzamentos
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Trabalho de campo à cargo de LAB Pesquisas, realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2007 com uma amostra de 216 entrevistas.
Avaliação de Brindes Agosto /2001.
Cenários para a Silvicultura: A borracha natural
LEI DA INOVAÇÃO Lei n o de 2 de dezembro de 2004 Decreto n o de 11 de setembro de 2005 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica.
Arena de Biotecnologia – Feira INOVATEC 07/10/10
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
SEMINÁRIO ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA E A INDÚSTRIA DE DEFESA
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Estatística 8 - Distribuições Amostrais
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Pesquisa de credibilidade
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
A relação das MPEs brasileiras com as médias e grandes empresas SONDAGEM DE OPINIÃO Maio 2011.
Área de Operações Indiretas
IMAGEM DO MST Novembro/ Job 09_1659.
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
AGRONEGÓCIO.
Inovação em saúde e promoção da saúde
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Rio de Janeiro – outubro/2005
Venda Nova do Imigrante
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
SEJAM BEM-VINDOS AO.
PARQUE TECNOLÓGICO DE BELO HORIZONTE BH-TEC
Estatística Descritiva (I)
O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
PESQUISA NACIONAL AGOSTO DE COMO FOI FEITA A PESQUISA? Amostra : entrevistas; Distribuição da amostra : Campo : 19 a 21 de Agosto de 2011.
Novembro/ 2010 Avaliação de impacto social 1.Objetivos, metodologia e amostra 2.Principais aprendizados Agenda.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Talentos para Inovação
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
UM PROJETO ÚNICO NA IMPRENSA BRASILEIRA UM PROJETO ÚNICO NA IMPRENSA BRASILEIRA Pelo segundo ano, O Globo e O Estado de São Paulo juntos em um projeto.
2012 / Julho – Raul Costa Alves
Maio de 2009 Brasil Pesquisa de Opinião Pública 3 Roteiro I.METODOLOGIA II.OPINIÕES SOBRE O BRASIL III.PREFERÊNCIAS PARTIDÁRIAS DO ELEITORADO IV.IMAGEM.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
PESQUISAS Pesquisa de Mídia Audiência de Rádio São José do Rio Preto / SP Abril de 2007 São José do Rio Preto / SP Abril de.
Projeto “Pirataria” Piloto São Paulo Pesquisa Quantitativa Março de 2005.
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
A INSERÇÃO DO ESPAÇO OCEÂNICO NA POLÍTICA DE CT & I SENADO FEDERAL RIO DE JANEIRO (RJ), 21 de Setembro de 2011 SENADOR EDUARDO BRAGA COMISSÃO DE CIÊNCIA,
Fórum Permanente Comitê Temático “Racionalização Legal e Burocrática”
Junho / 2014.
Pulso Brasil CIESP/fev 2007 edição março [ 2 ] Pulso Brasil  1000 entrevistas mensais nacionais  entrevistas por ano  Amostra probabilística.
Coletiva de imprensa sobre apresentação dos resultados da pesquisa
Criminalização do preconceito ou discriminação contra homossexuais
Conhecer o volume de investimentos em veiculação publicitária e a participação de cada meio, no estado de Santa Catarina, em 2008 OBJETIVO DA PESQUISA.
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Apoio do BNDES aos Investimentos em Infraestrutura
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Acordo comercial Drogaria Total x Medley. Período: Junho 2009 / Dezembro 2009 Desconto comercial: 56%; Prazo: 60dias; Distribuidores: Operadores Logísticos;
Metodologia Objetivo Geral Levantar entre os brasileiros suas percepções sobre vacinação e doenças pneumocócicas Período de Campo De 17 a 22 de julho.
PERFIL DO CICLISTA RECIFE RECIFE PESQ. Nº 029/2013.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

1 AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA 17 de Junho de 2009

2 Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais. OBJETIVO GERAL LOCAL DA PESQUISA UNIVERSO PERÍODO DE CAMPO DIMENSIONAMENTO MARGEM DE ERRO Levantar o conhecimento dos parlamentares sobre propriedade intelectual, bem como as percepções sobre sua relevância para a inovação tecnológica, para a atração de investimentos e para o desenvolvimento do país. Brasília (Congresso Nacional). Parlamentares – Deputados Federais e Senadores De 9 de setembro a 31 de outubro de entrevistas. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Objetivo e Metodologia

3 Desenvolvimento x estagnação (%) P02) De uma maneira geral, o(a) sr(a) diria que o Brasil: (LEIA OPÇÕES 1 e 2 - UMA OPÇÃO) O Brasil hoje

4 Total Base:(100) Investir em educação básica59 Investimento em infra-estrutura54 Investir em energia (petróleo, gás natural, hidrelétricas, nuclear)30 Investimento em pesquisa científica30 Inovação tecnológica22 Parcerias público-privadas17 PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)15 Investir nas universidades15 Fomentar o investimento privado (interno e externo)14 Estimular o empresariado nacional13 Investir em biocombustíveis (etanol, gás natural)11 Integração regional7 Explorar os recursos naturais5 Investir no parque industrial4 (%) Janelas de oportunidade para o crescimento e desenvolvimento econômico do país O Brasil hoje P05) E ainda pensando no momento econômico atual, na opinião do(a) sr(a), qual seria a principal janela de oportunidade para alavancar o crescimento e o desenvolvimento econômico do país? E em segundo lugar? E em terceiro? (ATÉ 3 OPÇÕES)

5 Interesse e relevância (%) Tem muito interesse sobre o assunto Tem algum interesse Não tem interesse sobre o assunto É muito relevante para o desenvolvimento do país Tem alguma relevância para o desenvolvimento do país Não é relevante para o desenvolvimento do país Propriedade Intelectual P09) Pensando neste tema da Propriedade Intelectual, o(a) sr(a) diria que: (LEIA OPÇÕES ABAIXO – RELER A PERGUNTA – UMA OPÇÃO POR BLOCO)

6 Interesse e relevância (%) É um tema bastante discutido no Congresso Nacional É um tema pouco discutido no Congresso Nacional É sobretudo dever dos parlamentares debater a importância do tema e discutir novas propostas É apenas em parte dever dos parlamentares debater a importância do tema e discutir novas propostas Não sabe/ Não respondeu Propriedade Intelectual P09) Pensando neste tema da Propriedade Intelectual, o(a) sr(a) diria que: (LEIA OPÇÕES ABAIXO – RELER A PERGUNTA – UMA OPÇÃO POR BLOCO)

7 (%) P12) O(a) sr(a) diria que nos últimos 5 anos o ambiente para a inovação e para a proteção à Propriedade Intelectual melhorou, piorou ou continua igual no Brasil? (UMA OPÇÃO) Ambiente para a inovação e proteção à PI nos últimos 5 anos Propriedade Intelectual

8 P13) Em sua opinião, a proteção à Propriedade Intelectual tem ou não tem efeitos/impactos sobre? Caso sim, positivos ou negativos? Não tem impacto/ Não sabe (%) O ambiente econômico (em termos de competitividade, segurança dos investidores privados brasileiros e estrangeiros, e de volume de investimentos) A pesquisa e a inovação tecnológica no Brasil O desenvolvimento econômico e a cadeia de valor das exportações A criação de empregos mais qualificados e o valor dos salários Lucro das grandes corporações (brasileiras e estrangeiras) Acesso ao consumo e o preço dos produtos Tem impacto (%) Impactos da Proteção à PI Propriedade Intelectual

9 P17) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, quem são as maiores detentoras de patentes de Propriedade Intelectual no Brasil? (LER DE 1 A 3 – VÁRIAS OPÇÕES) (%) Maiores detentoras de patentes no Brasil Propriedade Intelectual

10 P17) Pelo que o(a) sr(a) sabe ou ouviu falar, quem são as maiores detentoras de patentes de Propriedade Intelectual no Brasil? Exemplos (%) Maiores detentoras de patentes no Brasil – exemplos Propriedade Intelectual Base: 80 (somente para quem opinou sobre as maiores detentoras)

11 Relação dos 50 Maiores Depositantes de Pedidos de Patente no Brasil, com Prioridade Brasileira, no Período de 1999 a 2003 Fonte: Base EPODOC – Acesso: nov * Estes 18 pedidos são os mesmos, visto que José Luiz Parreira Fiúza e Marcio Antonio Bandeira Lopes são co-depositantes nestes pedidos.

12 Cientista do Instituto Adolfo Lutz isola vírus da gripe suína O Instituto Adolfo Lutz informou nesta terça-feira em nota, que a equipe da virologista Terezinha Maria de Paiva, isolou no final de abril o vírus da gripe suína. Segundo a nota "a nova estirpe passou a ser denominada A/São Paulo/1454/H1N1" segundo as normas da Organização Mundial da Saúde. O isolamento do vírus propiciou o sequenciamento do material genético da estirpe brasileira, experimentos que estão sendo efetuados pela cientista Cecília Luiza Simões dos Santos do Instituto Adolfo Lutz. A caracterização genética é fundamental na investigação da epidemiologia molecular do vírus para saber se o padrão viral se mantém ou já se diferenciou dos encontrados em outras regiões do mundo, contribuir para a produção de vacina e avaliação de resposta aos antivirais Fonte: