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1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.

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1 1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição “Como identificar mercados paraExportação” - Para quem e para onde posso vender meu produto?

2 2 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS O fato de uma empresa não realizar esse estudo não impede de exportar, mas a pesquisa de mercado evita riscos e investimentos desnecessários. A pesquisa de mercado é um investimento necessário, que propicia economia à empresa, fornecendo os instrumentos para aproximação com seu mercado consumidor. A pesquisa de mercado é um investimento necessário, que propicia economia à empresa, fornecendo os instrumentos para aproximação com seu mercado consumidor. Existem dois tipos de pesquisa: a pesquisa documental e a pesquisa de campo. As empresas buscam, com a pesquisa, identificar as oportunidades que se apresentam num determinado mercado, bem como os clientes em potencial. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

3 3 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Os resultados da pesquisa informam a empresa sobre: os maiores mercados para seus produtos; os maiores mercados para seus produtos; os mercados com crescimentos mais rápido; os mercados com crescimentos mais rápido; perspectivas e tendências do mercado; perspectivas e tendências do mercado; a competição existente no mercado. a competição existente no mercado. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

4 4 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS eliminação dos mercados que, por qualquer razão, não atendam às pretensões da empresa; eliminação dos mercados que, por qualquer razão, não atendam às pretensões da empresa; eliminação dos mercados com potencial de absorção desprezível, segundo critérios de volume de importação, barreiras comerciais, estabilidade política, etc; eliminação dos mercados com potencial de absorção desprezível, segundo critérios de volume de importação, barreiras comerciais, estabilidade política, etc; exame criteriosos dos mercados restantes, considerando relação entre as importações e o consumo de determinado produto, a competição interna e a tendência da economia do país. exame criteriosos dos mercados restantes, considerando relação entre as importações e o consumo de determinado produto, a competição interna e a tendência da economia do país. Uma pesquisa bem feita inclui as seguintes fases, de forma sucessiva Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

5 5 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS A pesquisa não termina com a escolha do mercado: avalia consecução dos objetivos da empresa, prevenir contra mudanças capazes de afetar o lucro; avalia consecução dos objetivos da empresa, prevenir contra mudanças capazes de afetar o lucro; indica a necessidade de alteração no produto; indica a necessidade de alteração no produto; alerta a empresa para ações dos concorrentes; alerta a empresa para ações dos concorrentes; avalia a eficiência do processo de exportação e indica se a empresa deve expandir ou retrair seu esforço exportador avalia a eficiência do processo de exportação e indica se a empresa deve expandir ou retrair seu esforço exportador Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

6 6 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Na analise de mercado, as estatísticas fornecem indicação preliminar sobre quais países estão vendendo produtos semelhantes e em que quantidades Secretaria do comércio exterior (SECEX) divulga informações estatísticas sobre o intercâmbio comercial do Brasil pelo sistema Alice (Análise das Informações de Comércio Exterior) ou Aliceweb, em www.desenvolvimento.gov.br ou em www.portaldoexportador.gov.br permitindo consultas on- line Secretaria do comércio exterior (SECEX) divulga informações estatísticas sobre o intercâmbio comercial do Brasil pelo sistema Alice (Análise das Informações de Comércio Exterior) ou Aliceweb, em www.desenvolvimento.gov.br ou em www.portaldoexportador.gov.br permitindo consultas on- line www.desenvolvimento.gov.br www.portaldoexportador.gov.br www.desenvolvimento.gov.br www.portaldoexportador.gov.br Profa. Ana Ushijima– Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

7 7 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Informações de diversas ordens períodos específicos, países, produtos, unidades federativas, etc. períodos específicos, países, produtos, unidades federativas, etc. Profa. Ana Ushijima– Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição disponibiliza por valor no local do embarque (US$ FOB), quantidade, peso e preço médio. disponibiliza por valor no local do embarque (US$ FOB), quantidade, peso e preço médio.

8 8 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Documental Questões prévias à realização de uma pesquisa documental: Pesquisa feita no país investigador: informações a partir de fontes documentais, publicadas ou não. Por que a informação é necessária? Em que será utilizada? Até que ponto vai o conhecimento acerca do assunto? O trabalho deve ser entregue um relatório para o solicitante? De que forma a informação precisa ser detalhada? Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

9 9 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Ao planejar uma pesquisa de campo, a empresa deve levar os seguintes itens em consideração: Os objetivos da pesquisa. Tipos de pessoas que serão entrevistadas. Questionário de pontos a levantar. Se possível, marcar as entrevistas com antecedência. Idioma falado pelos entrevistados. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

10 10 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Características de um bom questionário: Ser custo e simples, porém abrangendo todas as questões relevantes. Assegurar o máximo de respostas. Evitar informações inúteis. Ser de fácil avaliação e interpretação. Evitar nomes de produtos. Conter, apenas, questões que possam ser respondidas sem necessidade de consulta. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

11 11 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS – Campo Características de um bom questionário: Ser custo e simples, porém abrangendo todas as questões relevantes. Assegurar o máximo de respostas. Evitar informações inúteis. Ser de fácil avaliação e interpretação. Evitar nomes de produtos. Conter, apenas, questões que possam ser respondidas sem necessidade de consulta. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição

12 12 São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Participação do produto nacional nas vendas, em relação ao importado. Hábitos de compra do consumidor. Canais de distribuição. Tendências de mercado a médio e longo prazo. Influência de produtos similares. Preços praticados. Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição Comércio Internacional – Importância da Informação

13 13 Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Existência de barreiras ao comércio. Níveis de qualidade do produto consumido, inspeção de qualidade e certificados requeridos por legislação específica a produtos estrangeiros. Meios de transportes. Impostos de importação e outros tributos incidentes sobre o produto importado, bem como os impostos aplicados aos nacionais. Principais fornecedores estrangeiros. Comércio Internacional – Importância da Informação

14 14 Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição São informações básicas sobre o mercado que se quer atingir: Tratamentos tarifários preferenciais em decorrência de Acordos Internacionais de Comércio. Legislação local de proteção a marcas e patentes de produtos Comércio Internacional – Importância da Informação

15 15 Comércio Internacional – Fontes de Informação Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição - Feiras Internacionais; - Potenciais compradores no exterior; - Pesquisa de Mercado; - Dados estatísticos do comércio exterior brasileiro; - Estatística de importação por país; - Acordos internacionais de comércio; - Regras de importação no mercado-alvo; - Sistema de financiamento; - Contratos comerciais;

16 16 Comércio Internacional – Fontes de Informação - Oportunidades de Investimentos; - Exportadores locais do seu produto; - Informações gerais sobre comércio exterior : MDIC/ Secex Internet, principalmente no portal do exportador: www.portaldoexportador.com.br Aduaneiras (editora especializada em comércio exterior): www.aduaneiras.com.br Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama – 2a. edição


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