CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS TRÊS MÓDULOS BÁSICOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Advertisements

Introdução a Informática
Aula 5 – Anatomia da Placa-Mãe
Aula 8 - Sintomas de defeitos comuns
Jogo de Informática Um jogo produzido pela professora Danielle Diormandiè, com objetivo de desenvolver o conhecimento e a prática em todas as disciplinas.
Tecnologias da Informação e da Comunicação
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONTÁBEIS
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL
Componentes do Computador e noções de Arquitetura de Computadores
PLACA MÃE (motherboard)
Professor Victor Sotero
Aula 16:.Aquisição de Computadores.
A Placa-Mãe.
DEFINIÇÃO DE HARDWARE EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES COMPONENTES PRINCIPAIS.
Curso Técnico de Informática Disciplina: Hardware
Professor Robson Campos
Arquitetura de Computadores
Montagem de um PC Entrar.
Inclusão Digital Aula 1 – O computador.
Professor Felipe Monteiro Lima
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Professor: Leonardo Pereira de Sousa
Tecnologias Especificas Informática
Hardware questions Um jogo produzido por Bruno Mota, com objetivo de desenvolver o conhecimento de crianças e idosos que desejam aprender sobre computadores,
Luan Philipe Braz Thyago Victor de Andrade. Componentes de um Computador Periféricos Processador Dispositivos de armazenamento de dados Dispositivos de.
PLACAS-MÃE (Motherboard)
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
Escola Prática de Formação e Tecnologia
DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA
HARDWARE.
Sistemas Operacionais
Definição e características funcionais
Técnicos de Suporte Telêmaco Borba
Apresentação Curso básico sobre funcionamento dos computadores e Hardware Átila Poll Menezes NTI- Unipampa.
Visão Geral Max – Técnico Em Informática. Max _ Técnico Em Informática2 Um Computador Um computador de mesa, os chamados Desktop’s, são constituídos geralmente.
Curso de Formação de Praças – CFP/
Informática Aplicada Conceitos de Hardware e Software
Componentes.
Como montar um computador
Componentes do Computador
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
Introdução à INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Técnico em Informática
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 02 –Comprei o computador
Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste
Introdução à Computação
1 António Arnaut Duarte Windows. 2 Hardware Hardware Hardware Mouse MouseMouse Ambiente Windows Ambiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente Windows Teclado.
Entrada e Saída (E/S).
Introdução à Informática
IMM Instalação e Manutenção de Microcomputadores
Componentes de Hardware
IMM Bus 9ºG – EB23 Rainha Santa Isabel IMM Pedro Amaro.
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Fundamentos de Processamento de dados BIOS Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Motherboard Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL nº11.
Montagem e Configuração de Computadores
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado.
Prof. Jonas Defante Terra
Introdução à Engenharia de Computação
Aula de memória RAM , ROM cache
Escola Secundaria Sebastião da Gama
Trabalho realizado por: nuno bandola Professor: carlinha pereirinha
Tecnologias da Informação e Comunicação
Jackson Eduardo da Silva
IMC Drivers. O que é um Drivers  Pode se dizer que são “manuais de instrução” que detalha como funcionamento a comunicação com um determinado componente;
Slots, Placa-Mãe, USB e Fontes. Nomes: Daniel, Dhiego e Otávio.
Pearson Education Sistemas Operacionais Modernos – 2ª Edição 1 Sistemas Operacionais Prof.: Gustavo Wagner
Transcrição da apresentação:

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS TRÊS MÓDULOS BÁSICOS

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 2 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS PARA QUE SERVEM OS EQUIPAMENTOS Nome do Equipamento PeriféricoServe para scannerler uma imagem ou foto tecladodigitar dados mouseposicionar o cursor no vídeo disco rígidoarmazenar dados (recebe/envia) leitora/gravadora de disqueteler/gravar disquetes leitora/gravadora de cd-rom/dvdler/gravar cd-rom/dvd placa de redereceber/enviar dados pela rede vídeomostrar imagens para o usuário alto-falantesemitir sons e ruídos impressoraimprimir dados em papel

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 3 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O GABINETE Gabinete ATX padrão Gabinete ATX de acrilico

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 4 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMO FUNCIONA O COMPUTADOR Para processar os dados, comandada pelo programa que está no controle da máquina ("o programa que está rodando"), a CPU: 1. Lê na RAM uma instrução do programa em execução, para saber o que ela deve fazer; cada instrução é uma ordem conhecida a ser executada. Se lhe for dada uma ordem desconhecida ou impossível de ser executada, a máquina "trava" (pára), sendo necessário dar a partida novamente ("Dar um Reset", apertando o botão Reset do gabinete). Nesse caso, temos um "bug" no programa, que precisa ser corrigido pelo fabricante do software. 2. Acessa a RAM para (a) Ler os dados que ela deve processar, ou então para (b) Gravar os dados que ela acabou de processar; 3. Comunica-se com os periféricos, para receber ou enviar dados, ou receber ordens de controle (como um "Control Alt Del" para reiniciar, o chamado "warm boot" ou "partida a quente"; "cold boot" é quando ligamos o computador pela primeira vez no dia).

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 5 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS Essa rotina se repete até o término do programa em execução (o "aplicativo"), quando então o controle volta para o Sistema Operacional, que vai buscar outro programa para ser executado, ou fica esperando alguma ordem nova do usuário (fica "em wait" ou em "idle process").

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 6 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS A MOTHERBOARD (PLACA-MÃE) Motherboard INTEL modelo 440 BX (PENTIUM 2) ROSA – CONECTOR DA CPU AZUL – CHIPSETS VERM – SLOTS PARA PLACAS VIDEO ETC. CIAN – BIOS VERDE – RAM LARANJA – CLOCKS CINZA – BATERIA MARRON – CONECTORES SERIAL E PARALELO

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 7 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS UMA PLACA ENCAIXÁVEL NA MOTHERBOARD Placa de vídeo Matrox Dual Head AGP modelo G450

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 8 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MONTAR PC OU COMPRAR MONTADO EXISTEM MÁQUINAS PRÉ-MONTADAS, GERALMENTE COM MARCA, PARA USO GERAL (ACESSAR INTERNET, USAR O OFFICE ETC.) MAS TAMBÉM PODEM SER MONTADAS DE ACORDO COM AS ESPECIFICAÇÕES DO COMPRADOR. NÃO HÁ UMA MÁQUINA GENÉRICA QUE SIRVA A TODAS AS APLICAÇÕES. AS MONTADAS COSTUMAM SER MAIS BARATAS, POIS HÁ MENOS INTERMEDIÁRIOS.

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 9 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS EXEMPLOS: 1.PARA USO GERAL (INTERNET, OFFICE), A MÁQUINA NÃO PRECISA TER GRANDES RECURSOS. GERALMENTE USA WINDOWS. 2. PARA APLICAÇÕES CIENTIFICAS E DE ENGENHARIA, É NECESSÁRIO CPU RÁPIDA E MAIS MEMÓRIA QUE O USUAL. PODE TER DOIS PROCESSADORES (CPUs). GERALMENTE COM LINUX. 3. PARA JOGOS (GAMES), A CPU E A PLACA DE VIDEO PRECISAM SER RÁPIDAS. É NECESSÁRIO BASTANTE MEMÓRIA RAM. É O MERCADO DOS TEENS. USAM LINUX OU WINDOWS.

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 10 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MANUTENÇÃO UM ITEM MUITO IMPORTANTE É A MANUTENÇÃO. UM PC, COMO TODA MÁQUINA, REQUER MANUTENÇÃO. OU PORQUE OS COMPONENTES FICAM COM DEFEITO, OU PORQUE SE GASTAM COM O USO (COMO OS DISCOS). A COMPRA SÓ DEVE SER FEITA COM PESSOAS OU LOJAS IDÔNEAS E COM TRADIÇÃO NO MERCADO. EVITE SITUAÇÕES DO TIPO LA GARANTIA SOY JO EXEMPLO: USUÁRIO COMPRA NOTEBOOK NO EXTERIOR. AO PRECISAR DE CONSERTO, FICA SEM O NOTEBOOK, POIS NÃO HÁ MANUTENÇÃO NO BRASIL PARA ESSE PC.

CAP. 04 – POR DENTRO DO COMPUTADOR 11 DE 11 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS PREÇO EVITE DECIDIR SOMENTE NA BASE DO MENOR PREÇO. PODE SAIR CARO. EXEMPLO: COMPUTADOR MONTADO COM PEÇAS REJEITADAS PELO CONTROLE DE QUALIDADE DO FABRICANTE (E VENDIDAS POR PESO NO PARAGUAI). PROCURE SEMPRE REFERÊNCIAS DE TERCEIROS ANTES DE DECIDIR.