Pilha de combustível Processo na pilha de combustível.

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Transcrição da apresentação:

Pilha de combustível Processo na pilha de combustível

Constituição: Dois elétrodos: positivo (cátodo) e negativo (ânodo) Eletrólito: função de transportar os íons Um catalisador: função de aceleração das reações químicas nos elétrodos Funcionamento: Processo eletroquímico de oxirredução: Ânodo: Cátodo: Eletrólito: A reação química global do processo : Reação eletroquímica da pilha de combustível

Extração do Hidrogênio de combustíveis. Fuel Processor: Necessidade: Altas temperaturas. 1. Process reforming = Gás rico em hidrogênio com teores de monóxido e dióxido de carbono. 2. water-shift reaction => Monóxido de carbono + água = Hidrogênio e Dióxido de carbono Internal reforming: Processo no elétrodo quase simultâneo com as reações eletroquímicas da pilha. Indiret internal reforming: Processo dentro da pilha, mas separado dos elétrodos Processo para a obtenção do combustível

Pontos negativos:  Altos custos de investigação e de materiais  Falta de infra-estrutura para produção  Necessidade de sistemas auxiliares  Necessidade de pré-produção de hidrogênio Pontos positivos:  Aproveitamento do calor produzido  Facilidade em funcionamento: conversão direta de energia  Elevado rendimento de energia  “Zero emissão” poluente.

Maior eficiência na produção de energia se comparada aos motores à combustão. Eficiência global de 70%. Por outro lado o motor a gasolina possui uma eficiência na faixa de 20%. Obstáculos a serem vencidos:  Preço alto demais para que a pilha fosse competitiva  Falta de estabilidade em extremas temperaturas  Armazenamento de hidrogênio no veículo em quantidade suficiente para uma autonomia similar à dos carros à gasolina.  Postos de hidrogênio