Alessandra Sayuri Tutya Fabiana Zambon Gisele Oliveira Mara Behlau

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Alessandra Sayuri Tutya Fabiana Zambon Gisele Oliveira Mara Behlau Os protocolos QVV, IDV e PPAV oferecem as mesmas informações? Alessandra Sayuri Tutya Fabiana Zambon Gisele Oliveira Mara Behlau

Os protocolos QVV, IDV e PPAV oferecem as mesmas informações? Objetivo Verificar como o impacto de uma disfonia em professores é caracterizado pelos protocolos e analisar se os instrumentos eliciam as mesmas informações Método 46 professores com queixa vocal e disfonia de base comportamental responderam aos três protocolos

Os protocolos QVV, IDV e PPAV oferecem as mesmas informações? Resultados Orgânico do IDV = Físico do QVV (maior escore) Escores total e emocional QVV, IDV e PPAV correlação estatística PPAV apresenta aspectos inexistentes nos demais Conclusão QVV, IDV e PPAV = aspectos comuns, outros complementares Aplicação em professores disfônicos: QVV e PPAV Contempla aspectos como efeitos no trabalho, comunicação diária, social e auto-percepção da alteração vocal Menor número de questões e tempo de aplicação; apresenta domínio orgânico