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Introdução à Administração
Controle O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1
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Conteúdo da Seção Controle Fundamentos de Controle Tipos de Controle
Processo de Controle Sistemas de Controle Instrumentos de Controle do Desempenho Organizacional O Fator Humano no Processo de Controle Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância do controle para a administração. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2
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Objetivos de Aprendizagem
Definir a função de controle e explicar a sua importância para a administração; Distinguir os três tipos de controle quanto ao momento; Descrever o processo de controle e suas principais etapas; Identificar as principais características de um sistema de controle eficaz; Descrever os principais instrumentos de controle do desempenho utilizados nas organizações; Analisar as diversas técnicas utilizadas para exercer controle comportamental nas organizações. 3
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Fundamentos de Controle
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Relação entre Planejamento e Controle
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Orientação do Controle
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Controle por Nível Organizacional
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Tipos de Controle 8
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Processo de Controle 9
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Desenho de Sistemas de Controle
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Fatores Contingenciais dos Sistemas de Controle
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Instrumentos de Controle do Desempenho Organizacional
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Controle Financeiro O controle financeiro busca medir os impactos financeiros das atividades econômicas de uma organização ou de uma unidade organizacional. Os principais instrumentos de controle financeiro são: Demonstrativos financeiros; Análise de índices; Orçamentos. 13 13
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Sistemas de Informação Gerencial
Os sistemas de informação de gestão são sistemas de apoio à decisão que fornecem ao gestor a informação regular de que ele necessita para tomar decisões. Os sistemas de informação são um instrumento de controle porque: informam o que está acontecendo; Indicam quais são os parâmetros de desempenho que permitem o alcance dos objetivos; auxiliam a decisão, propondo medidas de ação corretiva. 14 14
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Auditoria A auditoria tem por objetivos:
verificar a adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controles da organização; verificar a integridade e confiabilidade das informações e registros; verificar a eficiência, eficácia e economicidade do desempenho e da utilização dos recursos; verificar a concordância entre as atividades realizadas com os objetivos, planos e meios planejados; medir os desvios detectados ou confirmar a inexistência de problemas. A auditoria é uma avaliação independente voltada para o exame e a avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle, bem como do desempenho da organização ou de um processo em relação aos planos, objetivos e políticas planejados. Os procedimentos e as técnicas utilizados na auditoria permitem a formação fundamentada de uma opinião sobre o desempenho organizacional que permitirá aos gestores tomar as medidas necessárias para reforçar ou corrigir comportamentos. As auditorias administrativas podem ser: Externas – auditorias realizadas por auditores independentes, externos à organização (empresas especializadas); Internas – auditorias realizadas por auditores internos à organização (departamentos de consultoria e auditoria). 15 15
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Balanced Scorecard 16
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Benchmarking O benchmarking consiste num processo contínuo e sistemático que busca comparar práticas e métodos de trabalho de uma organização com os de outras organizações, de forma a identificar fatores que conduzam a um desempenho superior. Existem três modalidades de benchmarking: Benchmarking organizacional; Benchmarking de desempenho; Benchmarking de processo. 17
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O Fator Humano no Processo de Controle
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Estratégias de Controle Comportamental
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Estratégias de Controle Comportamental
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Técnicas de Controle Comportamental
Recrutamento e seleção; Orientação; Desenho de cargos; Avaliação do desempenho; Treinamento; Estabelecimento de objetivos; Formalização; Incentivos e bônus; Disciplina; Supervisão direta; Cultura organizacional. 21
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Estudo de Caso Livro Texto – Capítulo 8
Analise e Discuta o caso: O Processo de Controle no Bradesco. O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor. 22
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Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 8. 23
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