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PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

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Apresentação em tema: "PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO

2 Parte I – parte teórica Parte II – parte prática

3 PARTE TEÓRICA Secção 1– Introdução Secção 2 – Revisão da literatura
Descrição geral (ou domínio) científica que se pretende estudar; O problema que pretende estudar; O propósito e a pertinência do estudo que se propõe realizar; Qual é a pergunta central do estudo; Será o estudo válido e exequível? Partes em que se divide o trabalho. Secção 2 – Revisão da literatura Conceptualização histórica do estudo e do problema; Qual a teoria ou teorias relevantes para a compreensão das hipóteses e, consequentemente, para as respostas; Descrição sumária da literatura relevante para melhor contextualizar o problema, as questões e as hipóteses do estudo; Principais estudos realizados no âmbito do problema em questão e principais conclusões

4 PARTE PRÁTICA Parte I: Objectivos e Hipóteses 1 – objectivos
Objectivo do estudo – pode paralelamente ao objectivo geral do estudo, existirem objectivos específicos. Por exemplo um determinado estudo pretende fazer o diagnóstico da situação da violência nas escolas portuguesas, segundo a perspectiva do próprio aluno, tendo como objectivo identificar as práticas de “bullying” nas escolas nomeadamente entre alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário. Pretende-se estudar a prevalência de comportamentos de “bullying” destes alunos de duas escolas em função do género e da idade.

5 Assim podemos apresentar como objectivos específicos do estudo:
Verificar os comportamentos de bullying e as situações de vitimação. Verificar se existe alguma diferença de bullying/vitimação entre alunos do 3º ciclo do ensino básico e os alunos do ensino secundário no espaço escolar. Verificar em cada escolaridade separadamente: ●se existem diferenças na frequência de comportamentos entre os sexos. ●Quais as formas de bullying/vitimação mais frequentes. ●Os locais onde ocorrem com maior frequência os comportamentos de bullying/vitimação.

6 2 – Hipóteses Formulação das hipóteses (Por exemplo, tendo presente os objectivos previamente definidos podemos apresentar as seguintes hipóteses) Hipótese 1: Existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos do 3º ciclo do ensino básico e os alunos do ensino secundário, relativamente ao factor bullying/vitimação. Hipótese 2: Existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos do sexo masculino e os alunos do sexo feminino, relativamente ao factor bullying/vitimação.

7 PARTE PRÁTICA Parte II – Material e Métodos 1 – Amostra
Caracterização geral da população que se pretende estudar: faixas etárias, habilitações literárias, etc. Descrição do local e do contexto em que o estudo vai ter lugar. Dimensão geográfica da população estudada. 2 – Instrumentos Descrição dos instrumentos e técnicas a serem aplicadas na recolha e tratamento dos dados, (calendário, questionário, escalas, checks-lists) formas de estratificação e quantificação, procedimentos para a observação e ordenação. Deverá ser apresentado, sempre, um exemplo (em anexo) dos instrumentos a serem utilizados.

8 Parte II – Material e Métodos
3 – Procedimentos Quais os procedimentos utilizados na recolha dos dados, por exemplo: o trabalho teve início com a realização de um pedido por escrito aos respectivos Conselhos Executivos das duas escolas, pedindo a autorização para proceder a este estudo, bem como a colaboração de alguns professores na distribuição dos questionários nas salas de aula. Os alunos foram informados em pormenor, de como preencher correctamente o questionário, da razão da sua aplicação, do anonimato e da necessidade de serem rigorosos e principalmente verdadeiros nas suas respostas… Descrever os procedimentos para o tratamento dos dados recolhidos: análise descritiva dos resultados obtidos através da apresentação de frequências e percentagens o que permite organizar, tabelar e descrever os dados tanto graficamente como em tabelas. Para analisar as hipóteses previamente colocadas devemos socorrer-nos dos testes estatísticos, por ex. Mann-Whitney, correlação, testes t, etc.

9 PARTE PRÁTICA Parte III – Apresentação dos Resultados
Análise descritiva dos itens mais pertinentes, por ex. ao nível da amostra análise das idades, das habilitações literárias, etc. Análise dos testes estatísticos efectuados de acordo com as hipóteses e tendo presente o nível de significância obtido, o que irá levar à rejeição ou não da hipótese colocada.

10 PARTE PRÁTICA Parte III – Discussão dos Resultados
A análise e discussão dos resultados deve ter em linha de conta os estudos apresentados na revisão da literatura, o que nos permitirá concluir se os resultados obtidos vão, ou não, de encontro aos resultados obtidos nos estudos efectuados dentro da problemática em questão

11 PARTE PRÁTICA Parte III –Conclusões
Devem-se enfatizar as principais conclusões do trabalho, bem como as limitações inerentes ao estudo e apresentar possíveis sugestões para novos trabalhos.


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