Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
2
Problemas Pedagógicos
Insciência do PP; Falta de um estudo aprofundado sobre as diretrizes curriculares; Desarticulação entre os Projetos Pedagógicos dos cursos da IES.
3
Justificativa A proposta de um Projeto Pedagógico Unificado define-se nas questões pedagógicas/metodológicas que são comuns às formações, contemplando de maneira ordenada as exigências do campo profissional contemporâneo e as diretrizes para a formação superior de cada área.
4
Projetos Unificados: Estabelece uma base homogênea e articulada consistente nos cursos oferecidos, sustentados pelas competências e habilidades por meio de ênfases curriculares, traduzidas por eixos estruturantes, atendendo ao preconizado no Art. 11 das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior.
5
Meta Implantação do Projeto Pedagógico Unificado, em conformidade com o PDI da Instituição, a partir de 2016.
6
EIXOS ESTRUTURANTES
7
1. Fundamentos históricos e epistemológicos, articulando os diferentes âmbitos de conhecimento profissional Contempla o conhecimento das bases históricas e epistemológicas presentes na construção das áreas do saber, contextualizando a formação das linhas de pensamento e os aspectos que envolvem o exercício profissional.
8
2. Interfaces com áreas de conhecimento afins
Enfoca a multideterminação do fenômeno comum ao curso, interagindo com outros fenômenos do campo de estudo, envolvendo a comunicação interdisciplinar.
9
3. Eixo articulador da formação comum com a formação específica;
Engloba os conteúdos básicos e específicos dos cursos, voltados à formação de competências e habilidades relativas aos domínios básicos do conhecimento.
10
4. Fundamentos teórico-metodológicos;
Promove a apropriação crítica do conhecimento disponível,proporcionando uma visão abrangente dos métodos e estratégias nas diferentes teorias aplicadas às disciplinas do curso.
11
5. Eixo articulador das dimensões teóricas e práticas;
Contempla os objetos de investigação e atuação no domínio do objeto de estudo, desenvolvendo competências e habilidades voltadas à intervenção profissional em diferentes contextos.
12
6. Eixos interativos e comunicativos
Objetiva favorecer o domínio dos fundamentos, instrumentos e procedimentos em contextos específicos.
13
OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.