Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
SIG – definição e histórico de implementação
Neide dos Santos Oscar Luiz Monteiro de Farias
Fundamentos de Geoprocessamento
Geoprocessamento na Agricultura de Precisão
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Curso de Cafeicultura de Precisão
Iana Alexandra Alves Rufino (UAEC/CTRN/UFCG)
Análises Espaciais e Tomada de Decisão
PÓS GRADUAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO E RURAL MÓDULO: (15) – SIG E MODELAGEM DE DADOS Coordenador:
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Iana Alexandra Alves Rufino (PPGECA/CTRN/UFCG)
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
Metodologias para Aplicações Ambientais
Introdução ao Geoprocessamento
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
SIG e Modelagem de Dados Parte II
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Profª Iana Alexandra Alves Rufino
SIG e Modelagem de Dados Parte III
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
de Leitura Literatura.
2. SENSORIAMENTO REMOTO 2.1. Introdução Áreas de Aplicação
A. Rezende, V. Cavicchioli Neto, B. Berardo,
Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
Sistemas de Informação Geográfica (GIS)
A integração das informações a partir do
Entrada de Dados Espaciais
Introdução ao ArcGIS Iana Alexandra A. Rufino
Componentes de um sig Profª Iana Alexandra Alves Rufino
Arquitetura e Linguagens
Análises espaciais: Funções do SIG
SIG e Modelagem de Dados
ANÁLISES ESPACIAIS Iana Alexandra Alves Rufino
Sistema de Planejamento e Monitoramento Territorial
SSD PIRACICABA - CAPIVARI - JUNDIAÍ
Proposta Técnica Preliminar
SIG e Modelagem de Dados
Universidade Federal de Campina Grande
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Ferramentas de Modelagem Ambiental
Disciplina Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento
O IPTU e a Geomática Vanize Melim Eng. Civil.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Introdução histórica dos SIGs
Disciplina:GEOPROCESSAMENTO
CONCEITOS Geoprocessamento ou Geomática - disciplina do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de informações.
Dados em Geoprocessamento
Qual o SIG que eu escolho?
Análises espaciais: Funções do SIG
SIG como SAD: Sistemas de apoio à decisão espaciais
Capítulo 5 – Tecnologias modernas aplicadas à cartografia
Geoprocessamento e Utilização de Equipamentos de GPS
APLICAÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO.
Introdução ao geoprocessamento
Sistemas de Informações Geográficas: História e Definições
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
GEOGRAFIA Terra - Estudo
Inventário Cartográfico do Estado do Paraná 2010 CÂMARA TÉCNICA DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO.
Elisângela Costa Rodriguês Aragão Fernanda Soares Godoi Yano do Canto
Introdução ao geoprocessamento
TÉCNICAS DE ESTIMATIVAS
Aula 1 – Parte II O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO COMPUTACIONAL DO ESPAÇO
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu – Mestrado Profissional - Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais, ITV-DS, Belém, 11 de Março.
GEOPROCESSAMENTO E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Geográfica: Planejamento e Implementação de uma Aplicação Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG (Engenheira Civil, Mestre em Arquitetura, Doutora em Recursos Naturais)

Conteúdo Aquisição de Dados Modelagem Conceitual Modelagem Espacial Dados espaciais Dados não espaciais Modelagem Conceitual Modelagem Espacial Pré-processamento Desenvolvimento do Modelo Implementação Avaliação de resultados

Aquisição de Dados Exemplos de dados em Geoprocessamento Mapas Tabelas (planilhas) Imagens de Satélite Fotos Aéreas Cadastros Multifinalitários Relatórios Textos ...

Aquisição de Dados Os dados podem ser: Analógicos Ex: relatórios impressos, livros, fichas cadastrais, etc; Digitais Ex: disponíveis na internet, cd´s, dvd´s, etc; Empíricos Ex: consultas a especialistas, ponderações, etc; ...

Aquisição de Dados Cartografia impressa e digital ¨A informação geográfica é tudo aquilo que se refere a determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou ao seu modelo simplificado o mapa. Informação espacial00 é tudo aquilo que se refere a um determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou a seu modelo simplificado.

Aquisição de Dados GPS Topografia Sensoriamento Remoto Aerofotogrametria Sensoriamento Remoto ¨A informação geográfica é tudo aquilo que se refere a determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou ao seu modelo simplificado o mapa. Informação espacial00 é tudo aquilo que se refere a um determinado objeto que pode ser vinculado a superfície física da terra ou a seu modelo simplificado.

Aquisição de Dados Fontes de dados para geoprocessamento: Órgãos Públicos Instituições de Pesquisa e Ensino Internet: www.ibge.gov.br www.inpe.br www.nasa.gov.us ...

Aquisição de Dados Todos os dados relevantes devem ser reunidos, independentes de seus formatos e tipologias; A informação a ser coletada depende diretamente do problema a ser solucionado ou das decisões a que se pretende dar suporte com o SIG; Nesta fase, órgãos e instituições públicos e privados podem ser consultados, bem como publicações que apresentem algum tipo de informação relevante; Especialistas também podem ser consultados e suas observações sobre os dados armazenadas;

Modelagem Conceitual Modelo = simplificação da realidade; Modelo Conceitual = representação semântica de um problema; Independe de um software específico; Sua intenção é facilitar a real compreensão do problema; A modelagem conceitual dos dados em um SIG auxilia na tomada de decisão, pois funciona como um “filtro” que ajuda a extrair a informação relevante a partir de um grande e complexo volume de dados (Burrough et al., 1996).

Modelagem Conceitual Representação esquemática de uma informação gerada em um SIG (adaptado de Burrough et al., 1996)

Modelagem Espacial Pré-processamento Escolha da ferramenta computacional; Conversão e compatibilização de formatos, unidades, sistemas de coordenadas, resoluções e escalas; Desenvolvimento do Modelo Representação esquemática do problema Simulação da Implementação Implementação

Pré-processamento Modelagem Espacial Escolha da ferramenta computacional: Capacidade instalada Custos Funcionalidade Objetivos Várias possibilidades: freewares, pacotes comerciais, etc. Exemplos: ArcGIS, Mapinfo, Geomedia, Idrisi, Spring, Grass, TerraView,etc.

Pré-processamento Modelagem Espacial Dados oriundos de diferentes mídias Definição do formato mais adequado de armazenamento (vetor ou raster); Único sistema de referência espacial (ou georeferência); Compatibilização de unidades de medida, escala e resolução espacial (no caso de dados raster), etc; Verificação de possibilidades de entrada/saída de dados entre outros programas e o SIG.

Modelagem Espacial Desenvolvimento do Modelo USO DO SOLO VAZIOS URBANOS Selecionar Lotes que não estão ocupados VIAS DE ACESSO RUAS NÃO PAVIMENTADAS Selecionar as ruas não pavimentadas Overlay ÁREAS PERMEÁVEIS Exemplo de modelagem espacial (ou cartográfica) para a obtenção de mapa de áreas permeáveis em uma área urbana.

Modelagem Espacial Implementação Fase final da modelagem; É de fundamental importância o domínio das ferramentas computacionais a serem utilizadas; Flexibilidade da ferramenta=dinamismo e agilidade da implementação

Exemplo da implementação (simplificado) da modelagem espacial anterior