MOVIMENTO BIDIMENSIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Advertisements

MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Lançamento horizontal
MOVIMENTO EM II DIMENSÕES
Energia Potencial e Conservação da Energia
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
LANÇAMENTO OBLÍQUO.
Cinemática Caderno de exercícios.
MOMENTUM LINEAR Caderno de exercícios Nome.
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
O que você deve saber sobre
CINEMÁTICA.
LANÇAMENTO HORIZONTAL
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
MOVIMENTO (3) Ação da gravidade Prof. Cesário.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Cinemática.
Movimento vertical no vácuo; Lançamento horizontal e lançamento oblíquo no vácuo. Professor Dante Deon.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Velocidade média Questão 01 Um viajante cobriu a distância de 760 km em 12 h, sendo os primeiros 200 km percorridos com certa velocidade escalar.
AULA 3 Função Quadrática Função Modular.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Lançamento horizontal
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
CINEMÁTICA IVAN SANTOS. Nessa aula explicaremos como se pode localizar um ponto no espaço a partir de um de um sistema de referência. A posição é determinada.
Capítulo 3 – Movimento em Duas ou Três Dimensões
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
Física Aula 14 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Matemática Revisão Global Professor Rivelino.
Movimento Variado Prof.: Marco Macêdo.
Movimentos sob a acção de uma força resultante constante
A cinemática vai ao circo
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
Queda Livre e Lançamento Vertical
Mecânica Cinemática ♦ Lançamento vertical para cima.
LANÇAMENTOS NAS PROXIMIDADES DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Vetores e movimento em duas dimensões
lançamento de projéteis
Lançamento Oblíquo (LO)
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
LANÇAMENTO VERTICAL Uma pedra é lançada verticalmente para cima com uma velocidade de módulo 20 m/s. Em que instante sua velocidade terá seu módulo 6 m/s.
LANÇAMENTO OBLÍQUO Uma pequena bola rola horizontalmente até a borda de uma mesa de 1,25 m de altura e cai no chão. A bola chega ao chão a uma distância.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Fotografia estroboscópica de duas esferas largadas simultaneamente
MQL Dinâmica e Leis de Newton
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO - MUV
Lançamento horizontal lançamento oblíquo no vácuo
Física.
Movimento em duas dimensões
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Luciano Stolses Bergamo Física
Galileu e a Torre de Pisa
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (III)
Problemas: função do 2. grau
MOVIMENTOS PARABÓLICOS LANÇAMENTO HORIZONTAL NO VÁCUO.
LOGO Queda Livre e Lançamentos no Espaço SIMONE CAARMO.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 AULA 5 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
Movimento em Duas e Três Dimensões
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO BIDIMENSIONAL Caderno de exercícios Nome

MOVIMENTO BIDIMENSIONAL Outros corpos também descrevem trajetórias curvilíneas. Seu time jogou ontem? Lembra do gol marcado por aquele jogador maravilhoso? Você seria capaz de descrever a trajetória que a bola fez, no terceiro gol? Trajetórias curvilíneas ou parabólicas são descritas no ar por uma bola durante um jogo de futebol, de vôlei, ou outro.

MOVIMENTO DE PROJÉTEIS É importante lembrar que: MOVIMENTO DE PROJÉTEIS O módulo da velocidade em qualquer instante do tempo pode ser medido por meio de suas componentes: É o movimento descrito por um ponto material em que a componente da sua aceleração em relação ao eixo x, isto é, é nula e a outra componente em relação ao eixo y, . v2 = (vx)2 + (vy)2 tan a = vy/vx Esta figura pode ajudar você a responder as seguintes questões: Descreva a velocidade de um ponto material que executa um movimento de projéteis. x Como é a trajetória descrita por um ponto material que executa um movimento de projéteis?

MOVIMENTO DE PROJÉTEIS Qual a velocidade da bola na altura máxima? Qual a aceleração da bola na altura máxima? A animação ilustra a trajetória descrita por uma bola, representada na figura da página anterior.

Eixo Y – MRUV (Queda Livre) SITUAÇÃO-PROBLEMA É importante lembrar que: o movimento de projéteis pode ser visto como uma decomposição em relação ao eixo x e em relação ao eixo y. As equações abaixo encontram-se no CD. Eixo X - MRU Para resolver uma situação-problema precisamos compreender a teoria envolvida. Busque no livro ou no CD, os conteúdos necessários, para encontrar as soluções. Eixo Y – MRUV (Queda Livre)

SITUAÇÃO-PROBLEMA II I Um jogador de futebol chuta uma bola com velocidade inicial de 30m/s, com um ângulo de 40º acima da horizontal e de uma altura de 60cm em relação ao solo, que é plano e horizontal. Um ponto material é lançado, de uma altura de 18m em relação ao solo, para cima. Sabendo que a sua velocidade inicial é de 12m/s e que forma um ângulo de 20º com a horizontal, determine: I o tempo que o ponto material leva para atingir a altura máxima; Quais são as posições horizontal e vertical da bola, 3,5s após o seu lançamento? b) a altura máxima atingida pelo ponto material; b)Quais as componentes, horizontal e vertical da bola, no instante 4s? c) o alcance do ponto material. Com o auxílio do applet, observe o movimento do ponto material e substitua os dados das situações-problema, para conferir as suas respostas. Para a situação I selecione coordenadas e para a situação II selecione velocidade.

1) Uma bola é lançada num ângulo de 60º acima da horizontal, de um ponto a 5 m acima do solo plano e horizontal. Ao passar pela altura máxima, a bola tem velocidade de 6 m/s. Despreze resistências. Determine: o módulo da velocidade de lançamento da bola; b) o vetor velocidade inicial, na base canônica . EXERCÍCIOS c) o tempo que a bola permanece no ar.

a) Quanto tempo a bola fica no ar antes de atingir a parede? 2) Um jogador de punhobol lança uma bola com velocidade de módulo igual a 25,3 m/s num ângulo de 42° acima da horizontal e diretamente para uma parede, como mostra a figura. A parede se encontra a uma distância horizontal de 21,8 m do ponto de lançamento da bola. a) Quanto tempo a bola fica no ar antes de atingir a parede? b) A que altura acima do ponto de lançamento a bola atinge a parede? c) Ela passou pela altura máxima de sua trajetória ao atingir a parede?

a) Qual a velocidade inicial vo de lançamento do projétil? 3) Um projétil é lançado com uma certa inclinação acima da horizontal do alto do penhasco, conforme a figura. As coordenadas x,y para o movimento do projétil são dadas por:  x = 180t  y = 100t – 5t²  No instante do lançamento, para t=0, x=0 e y=0. O projétil atinge o alvo ao pé do penhasco 21s após o lançamento. a) Qual a velocidade inicial vo de lançamento do projétil? h b) Qual a altura h do penhasco?

4) Uma pedra é arremessada do Ponto P com uma velocidade de 10 m/s numa direção que forma um ângulo de 45° com a horizontal, atingindo o ponto Q conforme mostra a figura. Considerando que a resistência do ar é desprezível, encontre a distância d indicada na figura, em metros. Já resolveu os exercícios e quer confirmar suas construções, ou rever algumas?

o módulo da velocidade de lançamento; 1) o módulo da velocidade de lançamento; Resp.:..12 m/s.................................. b) Resp.: c) o tempo que a bola permanece no ar. Resp.:......2,44s........................

Ymáx = ∆y = 14,28 m, logo a bola não atingiu a altura máxima. c)Na altura máxima vy=0, substituindo na equação vy = voy + gt, tem-se: 0 = 16,9 – 10t. Tempo para atingir a altura máxima é de 1,69s. E substituindo na equação Tem-se: Ymáx = ∆y = 14,28 m, logo a bola não atingiu a altura máxima. 2) a) vox = 25,3 cos 42º Vox = 18,8 m/s x = xo + v.t 21,8 = 0 + 18,8 .t , então t = 1,16 s b) V0y = 25,3 sen 42º V0y = 16,9 m/s y = yo + V0y .t - gt2/2 y = 0 + 16,9 (1,16) – 10(1,16)²/2 Então , a altura acima do ponto de lançamento é 12,87 m.

b) Qual a altura h do penhasco? 3) Resp.:...... 205,91 m/s ................ b) Qual a altura h do penhasco? Resp.:...... 105 m.....................

4) vox =10.cos 45°. Então: vox =7,07 m/s voy = 10.cos 45°. Então: voy = 7,07 m/s x = xo + vx.t x= 0+ 7,07.1,71 x = 12 m Resposta: d = 12 m http://www.walter-fendt.de/ph14br/projectile_br.htm