Introdução à Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Operacionais
Advertisements

Redes Windows.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PARA INTERNET
Sistemas de Informações Gerenciais
Noções de Sistemas Operacionais
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Tecnologias da Comunicação e Informação
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Informática Aplica Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Informática Aplicada Sistemas Operacionais
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Pof. Marcelo.
Introdução à Informática
Introdução à Programação
Introdução à Informática
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Concepts and Capabilities
Sistemas Operacionais
Softwares.
Introdução à Informática
Introdução à Informática
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais: Classificação e Evolução
Segundo a Microsoft, este novo sistema é ideal para os amantes de Músicas, Vídeos e Fotos. Compartilhamento: A idéia deste novo sistema é simplificar.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Aula 6 – Sistema Operacional
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Novidades do Windows 8 Francisco Ferreira
Sistemas Operacionais
Disciplina: Multimídia Prof a. Leila Jane Brum Lage Sena Guimarães Transparências: Wilson de Pádua Paula Filho.
Sistemas Operacionais: Software Oculto
Nomes: Thalia Fernanda Mirian Lúcia
Sistemas Operacionais
Introdução a Informática Software
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Conhecendo os Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais:
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Prof. Luciano R. Coutinho © 2001,02,07
Definição A rigor, tudo o que pode ser armazenado eletronicamente pode ser chamado de software. Consideraremos aqui, como software, apenas os conjuntos.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA Professor: Augusto Baía.
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Trabalho Elaborado por : José 11ºH ESLA ESLA Ministério da Educação Direcção Regional de Educação do Algarve Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura.
Instalação, Configuração e Administração de Servidores
Infra-estrutura da tecnologia de informação
(Sistema de Processamento de Dados)
E-commerce e E-business
Sistemas Operacionais (Material cedido pela prof. Cida Livi)
O que são, quais existem e suas características.
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Técnico em Informática
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Introdução aos Sistemas Operacionais
Ciência da Computação I
Técnico em Informática
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Isep 1 SISTEMAS OPERACIONAIS Linux, windows, computação nas nuvens, Sistemas para celulares
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Informática Software

Escala da Informação Digital Bit 0 / 1 Byte 8 bits [11001001] Kilobyte (Kb) 1024 bytes Megabyte (Mb) 1024 Kb (milhão) Gigabyte (Gb) 1024 Mb (bilhão) Terabyte (Tb) 1024 Gb

Função do Software Software Básico Software Aplicativo

Software Básico Todos os programas relacionados à coordenação das operações do computador. Sistema operacional Intermediário entre o hardware e os aplicativos Gerencia o funcionamento do computador Formado por um núcleo (kernel) + bibliotecas Programas utilitários

Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece uma interface com o usuário. Determina como o usuário interage com o sistema operacional. Provê e executa serviços para softwares aplicativos.

Kernel (Núcleo) Gerencia o sistema operacional. É carregado do disco rígido para a memória quando o computador é inicializado. Boot é a inicialização do computador. Executa outros programas do sistema operacional, quando necessário. Outros programas são chamados de não-residentes.

Programas Utilitários Executam tarefas secundárias. Gerenciador de arquivos Compactação de arquivos Backup Desfragmentação de disco Drivers ...

Gerenciador de Arquivos Armazena arquivos em uma estrutura de diretórios hierárquica. O Windows usa o Windows Explorer.

Compactação de Arquivos Reduz a quantidade de espaço que um arquivo requer. Faz o arquivo ocupar menos espaço em disco. Toma menos tempo para transmitir por meio de linhas de comunicação.

Outros Programas Utilitários Backup e Restauração: Backup: faz cópias de discos e armazena-as em um lugar seguro. Restauração: restaura arquivos de backups. Desfragmentador de disco: reorganiza o disco a fim de que todos os arquivos sejam armazenados em localizações contíguas. Driver de dispositivo: manipula comandos para dispositivos, como, por exemplo, impressoras e dispositivos de armazenamento.

Aplicativos de Produtividade Softwares orientados para tarefas Processamento de texto/editoração eletrônica Planilhas eletrônicas Banco de Dados Editor de Imagens Gráficos e Apresentações Comunicação Vídeo Música ...

Processadores de Texto Processamento de Texto O software de computador pessoal mais amplamente usado. Incorpora gráficos em documentos Correção gramatical e ortográfica Editoração Eletrônica editoração visual de alto nível.

Planilhas Eletrônicas Compostas de linhas e colunas de números. Realizam análise “What if” (“E se...?”). Altere uma célula e faça com que a planilha seja recalculada. Apresentam dados graficamente. Exiba as despesas como gráficos de pizza.

Banco de Dados Encarrega-se do gerenciamento de uma coleção de fatos inter-relacionados. O software pode armazenar, recuperar, atualizar e manipular dados. Também pode apresentar relatório de dados de muitas maneiras e imprimi-los. Transforma grandes quantidades de dados em informação.

Gráficos e Apresentações Softwares gráficos criam gráficos e mapas a partir de dados numéricos: Identifique tendências e compare dados mais facilmente: Prova visual mais efetiva. Incluídos em programas de planilhas. A apresentação gráfica cria apresentações de “slide show”: Combine gráficos, áudio e vídeo de alta qualidade.

Comunicações A capacidade de ligar o computador à linha telefônica ou cabo e comunicar-se com outro computador. Tipicamente, conectado por meio da Internet. Navegador (browser) Mensagens Instantâneas E-mails

Fotos e Imagens Organize seus álbuns Edite as fotos Trabalhe as imagens

Áudio e Vídeo Assista / Editore vídeos Escute / Grave músicas

Outros Softwares Orientados para Tarefas Gerenciadores de Informação Pessoal Agenda de compromissos Calendário Catálogo de endereços e gerenciador de tarefas. Suíte de Programas de Escritório Um grupo de aplicações básicas de software que funciona em conjunto. Fácil de compartilhar dados entre aplicativos. Comandos similares entre os aplicativos.

Software de Negócios Sistemas Integrados de Gestão Software de Mercado Vertical Software para Grupos de Trabalho Software para Pequenos Negócios

Sistemas Integrados de Gestão Atendem a todos os processos de negócio de uma organização, com alta integração entre os seus módulos ERP – Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais) CRM – Consumer Relationship Management (gerenciamento do relacionamento com o cliente) SCM – Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) WMS – Warehouse Management System (sistema de gerenciamento de depóositos/armazéns) BI/EIS – Business Intelligence/Enterprise information Systems (inteligência de negócios/sistemas de informações empresariais)

Software de Mercado Vertical Escrito para um tipo de negócio em particular. Escrito por companhias que possuem um conhecimento completo dessa indústria. Permite aos negócios manterem facilmente informações sobre seus negócios, clientes e fornecedores. Abrange todas as atividades do negócio.

Groupware Permite a um grupo de pessoas compartilhar ou rastrear informações em conjunto. Também chamado de software colaborativo. Freqüentemente combina tecnologia de correio eletrônico, rede, programação (scheduling) e banco de dados. Os dados são armazenados em uma localização central. Freqüentemente usado por organizações que têm empregados em locais distantes.

Software para Pequenos Negócios Small Office/Home Office (SOHO). Software de preços módicos para executar funções voltadas a pequenos negócios. Exemplos: Software contábil Redação e publicidade Atendimento ao cliente Manutenção de contatos Promoções de vendas

Computadores e Pessoas A maioria das organizações tem algum tipo de departamento de tecnologia da informação. Composto de pessoas que são responsáveis pelos recursos de informática da organização. Faz a manutenção dos sistemas, gerenciamento dos dados e provê serviços aos usuários finais. Fazem a ligação entre os recursos de Tecnologia da Informação e o restante da organização

Pessoal de Informática Analista de Sistemas planeja e projeta o sistema conhece métodos de programação conhece o negócio ou sabe como analisá-lo Programador projeta, escreve, testa, implementa e mantêm os programas de computador Administrador e Suporte configura e mantém o sistema em funcionamento Auxilia os usuários

Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais Software customizado Escrito por programadores contratados pela organização. Software empacotado (comercial) Comprado do fornecedor, juntamente com os serviços de instalação, treinamento e suporte Comprado em uma loja, por meio de catálogo, ou por um site Web.

Software Customizado Feito sob medida, especificamente para as necessidades de uma organização. A organização contrata uma empresa ou uma equipe de programadores de computador para projetar, escrever, testar e implementar software. Pode ser extremamente complexo e demandar anos para ser escrito.

Software Empacotado Vendido em lojas, catálogos ou sites web O pacote contém: Arquivos de Instalação do Software Manuais Projetado para ser amigável Deve ser intuitivo até mesmo para o usuário iniciante Pode ser usado com um mínimo de treinamento e documentação

Comprando Software Comercial Licença local Distribuição eletrônica de software Provedor de Aplicativos (Application Service Provider – ASP)

Licença Local Software instalado em alguns ou em todos os computadores, dependendo dos termos da licença. O cliente controla quantos usuários o usam. O número de usuários não pode ultrapassar o número de licenças. O cliente copia e distribui software e manuais aos usuários. Algumas organizações usam licenças de rede. Software instalado no servidor. A taxa de licenciamento baseia-se no número de usuários simultâneos.

Distribuição Eletrônica de Software Obtém software da Internet: Tipicamente, freeware e shareware. Alguns softwares comerciais. Cenário típico: Baixar software para um período experimental. O software se desabilita depois do período experimental, a menos que você o registre (pague).

Provedor de Aplicativos Fornece aplicativos a negócios por meio da Internet. O ASP mantém os softwares e dados em seus sistemas Quando necessário, os clientes acessam os aplicativos por meio da Internet. Alternativa à criação e manutenção de software customizado ou à compra de software empacotado. “Arrendar” software, pagando em função do uso.

Ética e Software Aplicativo Pirataria: a aquisição e uso ilegal de cópias de software. Falsificação: copiar grandes quantidades de CD-ROMs ou DVD-ROMs e empacotá-los de forma a se assemelharem aos originais. Cópia não-autorizada de software é roubo.

Pirataria Exemplos de pirataria Copiar software de um laboratório ou de um amigo. Comprar 2 ou 3 cópias de software e distribuí-las a dezenas ou centenas de empregados. Comprar 1 cópia de software e instalá-la em diversos computadores em casa.

Adquirindo Software: Novas Maneiras Shareware Freeware Domínio Público Fonte Aberta (livre)

Shareware Software garantido por copyright, distribuído gratuitamente para um período experimental. Se você gostar dele, deve registrá-lo, pagando uma taxa. A maioria dos autores acrescenta documentação, ampliações, suporte e atualizações gratuitas para estimular as pessoas a fazer o registro.

Freeware (Programas Gratuitos) O autor fornece-o gratuitamente para ser usado por todos. O autor detém o copyright. Ele pode impor restrições ao uso. O software não pode ser alterado ou redistribuído sem permissão.

Domínio Público Software que não tem copyright. Pode ser usado e até mesmo alterado sem permissão. Tipicamente, é desenvolvido por universidades e/ou instituições de pesquisa usando subvenções do governo.

Software Livre (Código Fonte Aberto) Uma variação de freeware. O código-fonte é disponibilizado. Código-fonte: legível por seres humanos. Outros programadores podem modificar e redistribuir os programas livremente. Ajuda a identificar erros (bugs) e a criar melhorias mais facilmente. Consulte a Free Software Foundation em www.fsf.org

Software Livre (Vídeos) Software Livre Brasil http://www.youtube.com/watch?v=IJrfcQq_eIw O que é software Livre (massinha) http://www.youtube.com/watch?v=UvWRhnc_77Y Software Livre História http://www.youtube.com/watch?v=jHJrCH4w4Gk

Sistemas Operacionais para Computadores Pessoais Plataforma: combinação de hardware de computador e software de sistema operacional. Wintel (Microsoft Windows que roda em um PC baseado em Intel) é a mais comum. Plataformas Comuns: MS-DOS Windows Mac OS Unix Linux

MS-DOS Usa uma interface de linha de comando. A tela apresenta prompts ao usuário. O usuário digita comandos. Amplamente substituído pelas interfaces gráficas. Não é amigável (user-friendly).

Microsoft Windows Iniciou-se como um ambiente operacional para o MS-DOS. Não era um sistema operacional completo; necessitava do MS-DOS. Usa uma interface gráfica. Os usuários podem usar os comandos e a interface do DOS. Agora é uma família completa de sistemas operacionais.

Interface Gráfica O usuário dá um clique em um ícone para executar tarefas. O menu Iniciar no canto inferior esquerdo abre programas. Usa menus para ativar comandos.

Recursos do Windows Nomes de arquivo extensos (até 255 caracteres). Plug and Play: Torna mais fácil a instalação de componentes de hardware. Object Linking and Embedding (OLE): Permite ao usuário incorporar ou vincular um documento em outro.

A Família Windows Windows 3.x Windows 9x Mercado corporativo Sobre o DOS Windows 9x Windows 95 Windows 98 Windows Millennium Edition (ME) Mercado corporativo Windows NT Windows 2000 e 2003 Windows XP Professional Home Windows CE e Windows Mobile Windows Vista

Windows 3.x Uma camada adicionada “por cima” do DOS. Separa o sistema operacional do usuário. Torna o sistema operacional mais fácil de usar. Denomina-se shell.

Windows 9x Serve ao mercado doméstico e de consumo. Não é mais um shell, mas um sistema operacional independente. Windows 95 Windows 98 Windows ME Muitas melhorias em relação ao Windows 3.1.

Melhorias 95 / 98 Capacidades para navegação na Internet/intranet. Suporte para hardware de última geração, inclusive DVD e multimídia. Suporte para unidades de disco de enorme capacidade. Assistentes: software passo a passo para instalar, configurar e usar software. ME Suporte para multimídia: Media Player, edição de vídeo. Maiores recursos de confiabilidade. Suporte para redes domésticas.

Mercado Corporativo Windows NT Windows 2000 Windows 2003 Projetado para garantir escalabilidade (a capacidade de suportar muitos usuários). Segurança mais rígida. Windows 2000 Você se identifica e o sistema sabe suas preferências. Você obtém “sua” área de trabalho e arquivos, independentemente de qual PC usa para acessar a rede. Windows 2003 Tentativa de melhorar segurança e integração Servidores de bancos de dados, correio eletrônico, groupware, proxy e firewall

Windows XP Reúne em um único produto as versões corporativas e aquelas destinadas ao consumidor do Windows. Melhorias Versões: Professional, Home, Media Center, Embedded, Tablet PC

Melhorias do Windows XP Melhor interface com o usuário: Área de trabalho muito mais clara e desobstruída. Mais ícones no menu Iniciar redesenhado. Melhor suporte para multimídia. Mais personalização. Suporte para múltiplos usuários: O usuário pode sair do sistema, deixar programas rodando e permitir que outro usuário entre no sistema. Cria contas limitadas para crianças usarem; ou seja, sem jogos inadequados e sem acesso à Internet. Suporte e proteção para a Internet.

Windows Vista Redesenho completo do Windows Várias versões, desde o uso doméstico até o corporativo: Home Basic, Home Premium, Business, Ultimate

Características do Vista Interface com o usuário redesenhada e simplificada – Windows Aero Melhor suporte para computadores móveis Espaço de reunião: compartilhamento de documentos em grupos de trabalho Melhor suporte a rede e áreas de trabalho remotas Mais segurança: criptografia, antivirus, antispyware embutidos Backups e restauração completos em caso de acidentes

Windows CE Versão em menor escala do Windows 9x: Usado em Pocket PCs. Projetado para funcionar em máquinas com telas pequenas e, se for o caso, com armazenamento pequeno. Usado em Pocket PCs. Usado em sistemas embutidos. Dispositivos computadorizados integrados em outros produtos; ou seja, robôs. O CE .NET suporta a plataforma .NET. Windows Mobile: para SmartPhones

Mac OS Projetado para o computador Macintosh. Primeira GUI bem-sucedida comercialmente. Serviu como modelo para o Windows e outros produtos GUI desenvolvidos a partir de então. A versão atual (Mac OS X) baseia-se no Unix FreeBSD

UNIX Desenvolvido em 1971 para ser usado no minicomputador DEC. Sistema baseado em caracteres com interface de linha de comando. Não é ligado a nenhuma família de processadores. Roda praticamente em qualquer tipo de sistema (PC, mainframe, estação de trabalho) de qualquer fabricante. Principal sistema operacional em uso em servidores de Internet. Suporta facilmente milhares de usuários ao mesmo tempo Possui dezenas de versões

Linux Usa interface de linha de comando. Conceito de fonte aberta. Muitas companhias criaram uma GUI para funcionar com o Linux. Conceito de fonte aberta. O código-fonte é livre. Possui dezenas de distribuições (versões). Usuários podem baixar (download), modificar e distribuir o software. Mais estável do que o Windows. Aplicativos relativamente escassos. Difícil de configurar e manter para o usuário leigo

Sistemas Operacionais Especializados S.O. de Rede Compartilha recursos (discos rígidos e impressoras). Segurança de dados. Diagnóstico e solução de problemas (troubleshooting). Controle administrativo. Processa dados dos computadores clientes S.O. para grandes computadores S.O. para pequenos computadores

Compartilhando a CPU Tarefas Multi-Processamento Sistemas Mono-tarefa / Multi-tarefa Multi-Processamento Processos divididos em diferentes processadores Processos compartilham mesmo processador Prioridades de Processamento

Gerenciamento da Memória Divide a memória em partições distintas. Aloca memória para programas. Mantém os programas mutuamente separados.