Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Programa III Roteiro 01.
Empreendedorismo na Saúde
A geografia e a compreensão do mundo
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
CAPÍTULO 8 1. Robôs industriais 2. Classificação dos robôs industriais
PUCRS Introdução a gráficos.
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 14 – CONSIDERAÇÕES.
Do Fordismo a Administração Flexível - Toyotista
Independência do Brasil
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Necessidade dos ensaios
A PERSISTÊNCIA.
A Bagagem.
Fundamentos de Dinâmica Veicular
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professor: Ricardo Turma: 82
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
INDÚSTRIA ELETRÔNICA TURMA REDENTOR Fernanda Amorim Esteves n°8
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Quando sua vida começa,  você tem apenas uma mala pequenina de mão...
Cdu – Classificação Decimal Universal
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
O MUNDO SEM AS MULHERES som.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CEFTeam Alunos: Afonso Correia; André Guerreiro; Braulio Martins; Cristiano Coelho; David.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Plástico..
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Domingos Avelar Silva Escola Secundária Serafim Leite S. João da Madeira - Aveiro 10º ano Profissional - Física e Química; Tecnologias Aplicadas. Electrónica.
Henry Ford Guilherme Pereira Lidiane Guz Henrique Pilonetto
Química na Medicina.
Tecnologias de Comando Numérico
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
O que é Força de Atrito ? É uma força natural que atua apenas quando um objeto está em contato com outro e sofre a ação de outra força que tende a colocá-lo.
A Farinhada!!!!!.
Introdução existem referências a aparelhos protéticos no Rig Veda, tido como o documento literário e religioso mais antigo da humanidade, escrito por volta.
Raffaela Plazezwski n°24
A Química está presente não só na medicina ou no nosso corpo, mas também em tudo que nos rodeia.
Michele da Silva Gonsalez No mundo moderno, grande parte das pessoas procura a praticidade. Neste contexto, os plásticos assumem uma posição de destaque,
Fundamentos da Administração Pública
Bom dia meu amigo. Essa história nos mostra claramente que a energia do viver suplanta quaisquer problemas ou obstáculos. Leia até o fim e você irá.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando.
nome:Nicole Moledo Serie:1 EM N°: 21
Reciclagem de componentes do computador e periféricos
Colégio Da Polícia Militar
Projeto Péricles.
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
Revoluções Industriais
Há 150 a inovar na indústria química e farmacêutica
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Acadêmica: Adriane F. Bido 3º Semestre PET Biologia.
Empresas Sustentáveis
Energia, potência e trabalho Disciplina: Física
Victor Augusto da Silva n°29 1°EM
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
A vida na compreensão de Nietzsche. Em ASSIM FALAVA ZARATUSTRA, Nietzsche vai identificar vida à “vontade de potência”: –A vida aparece como uma vontade.
Química medicina. Colégio da policia militar Profª Ana Carolina Jenifer Rodrigues N°11 1°EM.
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Nepomuceno Brasília – IBICT II Seminário sobre Informação na Internet Web 2.0: mitos e limites
A Verdadeira Propriedade
Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.
Transcrição da apresentação:

Biomimetismo gera robôs com corpos flexíveis Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 06/02/07 Um dos principais motivos das limitações dos robôs atuais é a sua construção rígida, com pouca flexiblidade e virtualmente nenhuma maleabilidade. Cada movimento adicional exige mais graus de liberdade, um nome pouco sugestivo para uma porção de motores e junções adicionais. Agora, pesquisadores da Universidade Tufts, Estados Unidos, fundaram um novo laboratório que pretende construir uma nova classe de robôs cujos corpos serão inteiramente flexíveis. Ao contrário das tentativas feitas até agora nesse sentido, que se limitaram a recobrir robôs normais com "peles" macias, o Laboratório de Tecnologias Biomiméticas para Robôs com Corpos Flexíveis vai reunir uma equipe multidisplinar para construir robôs cuja estrutura seja flexível. As aplicações de robôs mais maleáveis são inúmeras, indo desde a indústria, missões de resgate e atendimento de emergência, cirurgias médicas, endoscopia e próteses até o reparo de estruturas no espaço. O projeto reúne pesquisadores das áreas de biologia, bioengenharia e micro e nano fabricação. "Nosso objetivo é desenvolver sistemas e dispositivos - robôs flexíveis - baseados em materiais biológicos e sobre os mecanismos adaptativos encontrados em células vivas, tecidos e organismos inteiros," diz David Kaplan, um dos coordenadores do projeto. O eixo da pesquisa é o biomimetismo, a tentativa de copiar estruturas vivas que, ao contrário de quase tudo o que é feito pelo homem, têm a preponderância de tecidos maleáveis. "Em comparação, sistemas vivos podem conter materiais rígidos, tais como ossos e unhas, mas seus blocos fundamentais são flexíveis e elásticos".

Carro transparente reúne tecnologia automobilística e materiais                                                      Fonte e foto: Inovação Tecnológica - 21/02/07 O eXasis está sendo chamado de "carro-conceito de vidro", embora toda a sua carroceria seja feita de uma espécie de plástico, chamado Makrolon®. Ele será apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Veneza, que começará em março. A beleza é marcante, mesmo em se tratando de carros-conceitos, sempre prontos a desafiar a imaginação e o senso estético de qualquer um. A criação é do estúdio Rinspeed. A coordenação da fabricação foi responsabilidade da empresa suíça Esoro, com o material transparente tendo sido fornecido pela Bayer. O Makrolon® não é naturalmente tão belo: depois de ser moldado pela também suíça Mecaplex, a alemã KRD aplicou-lhe a bela cobertura amarela. Além destas, mais cinco empresas participaram da construção do eXasis. O motor é um Weber de 2 cilindros e 750 cilindradas movido com uma mistura de álcool e gasolina - algo comum por aqui, mas lá apregoado como um novo conceito em termos de baixa emissão de CO2 e responsabilidade ambiental. Que ninguém se decepcione com o fato de um carro-conceito ter menos cilindradas do que os nossos populares "1.0": como o eXasis pesa apenas 750 quilos, sua relação peso/potência é a mesma de um Porsche último tipo.