INTELIGÊNCIA POLÍTICA DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 012/2010 REGISTRO TSE: Nº11.639/2010; TRE: 21026/2010.

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PESQUISA DE OPINIÃO: O QUE PENSA O ELEITOR DE PERNAMBUCO PARTE II RECIFE PESQ. Nº 035.2/2009.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA POLÍTICA DIAGNÓSTICO ELEITORAL PERNAMBUCO RECIFE PESQ. Nº 012/2010 REGISTRO TSE: Nº11.639/2010; TRE: 21026/2010

OBJETIVO: Investigar a opinião dos eleitores da área de abrangência em relação às próximas eleições e outros assuntos diversos. ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Estado de Pernambuco. DATA DA COLETA: As entrevistas foram realizadas no período de 17 a 18 de maio de UNIVERSO: Eleitores com 16 anos ou mais de idade residentes na área de abrangência. AMOSTRA: A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em três estágios. No primeiro estágio foram sorteados os municípios. No segundo estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 2500 entrevistas. CONFIABILIDADE: O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 2,5 pontos percentuais. FONTE: A amostra foi definida com base nas fontes oficiais de dados: Censo IBGE, TSE e TRE. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA:

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: OBSERVAÇÕES: As perguntas cujas somas não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos no processamento dos dados. Categorias em que apresentam 0% significa que o percentual de perguntas é menor que 0,5% dos total das respostas. A resposta OUTROS refere-se ao total de respostas que obtiveram índices muito baixos. A resposta NS/NR representa a resposta Não sabe/ Não respondeu. REGISTRO DA PESQUISA: A presente pesquisa foi registrada junto a JUSTIÇA ELEITORAL, sob o número TSE 11639/2010 (12/05/2010; TRE 21026/2010 (13/05/2010).

ANÁLISE 1. Considerando a premissa de que Boa administração reelege candidatos, avaliamos que o governador Eduardo Campos está diante de condições propícias para vencer a disputa eleitoral de A administração de Eduardo Campos é aprovada por 64% dos eleitores. Além disso, o apoio do presidente Lula, o qual tem aprovação de 90% do eleitorado, pesará, certamente, a favor do atual governador. Lembramos, ainda, que 60% dos entrevistados pretendem votar para governador em um candidato apoiado pelo presidente Lula. 2. O governador Eduardo Campos tem hoje larga vantagem sobre o seu principal concorrente, o senador Jarbas Vasconcelos – Eduardo Campos tem 51% de intenção de votos versus Jarbas Vasconcelos com 28% de intenção de votos. A variável Boa administração explica, parcialmente, a posição do atual governador na pesquisa. Salientamos, contudo, que ainda não temos condições de predizer quem vencerá a disputa para o Governo do Estado. 3. Apesar das circunstâncias políticas adversas do candidato Jarbas Vasconcelos, devemos considerar que: 1) 34% dos eleitores consideram que Lula não influencia em seu voto – 16% não pretendem votar para governador em um candidato apoiado pelo presidente Lula e 18%, talvez; 2) 33% e 25% dos pernambucanos avaliam a saúde pública e a segurança pública como os principais problemas de Pernambuco, respectivamente; 3) 22,3% consideram que Jarbas Vasconcelos foi o melhor Governador de Pernambuco nestes últimos anos; 4) e 41,9% consideram Boa a imagem de Jarbas Vasconcelos. Esses indicadores apontados nos permitem afirmar que o candidato Jarbas Vasconcelos tem condições de crescimento.

ANÁLISE 4. Destacamos o fato de que o Governador Jarbas Vasconcelos ainda continua na memória do eleitor pernambucano – 22,3% consideram que Jarbas Vasconcelos foi o melhor Governador de Pernambuco nestes últimos anos; e 41,9% consideram Boa a imagem de Jarbas Vasconcelos. 5. Ressaltamos, no entanto, que não podemos negar o favoritismo do governador Eduardo Campos. E que este tem também condições de ampliar a sua intenção de voto. Frisamos isso em razão de: 1) 55,3% dos entrevistados consideram a imagem do governador Eduardo Campos como Boa/ótima; 2) 35,5% frisam que Eduardo Campos foi o melhor Governador de Pernambuco nos últimos anos. 6. Concluímos que: caso as circunstâncias políticas local se mantenham, Eduardo Campos está diante de condições favoráveis para ser reeleito. Contudo, o capital simbólico de Jarbas (memória do eleitor e imagem) não deve ser desprezado. E esse capital simbólico mostra que o candidato do PMDB tem condições de crescimento. Portanto, vislumbramos uma disputa equilibrada para o Governo do Estado. 7. Uma dúvida: a disputa presidencial pode vir a favorecer Eduardo Campos ou Jarbas Vasconcelos? Ambos estão a depender do crescimento dos seus respectivos candidatos a presidente. Outra dúvida: será possível descolar a disputa local da presidencial? Os dados desta pesquisa revelam que sim. Contudo, esse descolamento irá depender das estratégias de campanha de ambos os candidatos. Frisamos, por fim, que Jarbas Vasconcelos será beneficiado caso esse descolamento ocorra.

ANÁLISE 8. No caso da disputa para o Senado, consideramos que ela está indefinida, em razão de: 1) em todos os cenários pesquisados, cerca de 52% dos entrevistados ainda não têm candidato ao Senado; 2) No Cenário I, Humberto Costa, Marco Maciel e Armando Monteiro estão próximos na intenção de votos. 9. No entanto, destacamos alguns pontos observáveis na pesquisa: 1) Humberto Costa disputa esta eleição com chances de vitória – a sua posição eleitoral, hoje, nos faz afirmar isso. Além disso, a marca do PT é forte – esse fato tende a lhe beneficiar; 2) Marco Maciel mantém estabilidade de intenção de votos em diversas pesquisas já realizadas e em todas as regiões do estado. Portanto, Marco Maciel tem condições de ser reeleito; 3) Armando Monteiro mostra que é, neste instante, um candidato competitivo; 3) João Paulo, nos cenários em que aparece, também é um candidato competitivo. No momento, a oposição e a situação têm condições de eleger, cada uma, um senador.

Perfil dos entrevistados: Sexo

Perfil dos entrevistados: Faixa etária

Perfil dos entrevistados: Grau de instrução

Perfil dos entrevistados: Renda individual

Perfil dos entrevistados: Renda familiar

Perfil dos entrevistados: Situação empregatícia

Perfil dos entrevistados: Religião

Perfil dos entrevistados: Estado civil

Perfil dos entrevistados: Você tem filhos?

Perfil dos entrevistados: Se SIM, quantos filhos você tem?

Perfil dos entrevistados: Você é a principal fonte de renda de sua família/casa?

Perfil dos entrevistados: Quantas pessoas dependem diretamente de sua renda?

Perfil dos entrevistados: Grau de instrução do chefe de família

Perfil dos entrevistados: Classe socioeconômica

[P. 01] Você está interessado na eleição deste ano?

[P. 02] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

[P. 03] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

[P. 04] Se a eleição para o governo de Pernambuco fosse hoje, em relação a , você:

[P. 05] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a primeira vaga? CENÁRIO I

[P. 06] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a segunda vaga? CENÁRIO I

[P. 07] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a primeira vaga? CENÁRIO II

[P. 08] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a segunda vaga? CENÁRIO II

[P. 09] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a primeira vaga? CENÁRIO III

[P. 10] Se a eleição para o SENADO fosse hoje, em quem você votaria para ocupar a segunda vaga? CENÁRIO III

[P. 11] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em quem você votaria? (Espontânea)

[P. 12] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? (Estimulada)

[P. 13] Se a eleição para Presidente da República fosse hoje, em relação a , você:

[P. 14a] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Federal?

[P. 14b] Você já sabe em quem votar, nas eleições de 2010, para Deputado Estadual?

[P. 15] Na sua opinião, a administração do governador Eduardo Campos tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

[P. 16] Na sua opinião, a administração do presidente Lula tem sido ótima, boa, regular, ruim ou péssima?

[P. 17] Você pretende, nas eleições de 2010, votar para governador de Pernambuco em um candidato apoiado pelo presidente Lula?

[P. 18] Quem é o(a) candidato(a) apoiado(a) pelo presidente Lula à Presidência da República?

[P. 19] Quem é o(a) candidato(a) apoiado(a) pelo presidente Lula ao Governo do Estado de Pernambuco?

[P. 20] Qual é o principal problema de Pernambuco, hoje?

[P. 21] Qual é o partido que você mais admira na política brasileira?

[P. 22] Você acha que a sua situação socioeconômica melhorou nos últimos anos?

[P. 23] Para você, quem foi o melhor governador de Pernambuco nos últimos tempos?

[P. 24] Qual é a imagem que você tem de Jarbas Vasconcelos?

[P. 25] Qual é a imagem que você tem de Eduardo Campos?

[P. 26] Você acredita que a sua vida irá melhorar nos próximos meses?

[P. 27] Você trocaria o seu voto para Deputado Federal/Estadual por:

[P. 28] Que atitudes o prefeito de sua cidade poderia tomar de forma a influenciar o seu voto para Deputado Federal/Estadual?

INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU Rua Manuel Caetano, 132 – fone: (81) JANGUIÊ DINIZ PRESIDENTE DO CONSELHO JÂNYO DINIZ DIRETOR-PRESIDENTE INÁCIO FEITOSA DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL SÉRGIO MURILO JÚNIOR COORDENADOR EXECUTIVO/ADVOGADO DSc. ADRIANO OLIVEIRA COOPERAÇÃO CIENTÍFICA/COLABORADOR/CIENTISTA POLÍTICO BSc. ROBERTO SANTOS SUPERVISOR DE PESQUISA/CIENTISTA SOCIAL MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO SIMARA COSTA ESTAGIÁRIA DE ESTATÍSTICA ROBERTA TEKAVITA ESTAGIÁRIA DE ECONOMIA ISABEL FRANÇA ASSESSORA DE IMPRENSA EMMANUELLE CÉSAR CONSULTORA DE RELACIONAMENTO r MARIA AMANDA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA r