PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Saúde e Prevenção nas Escolas
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
“Entidades e organizações de assistência social”
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Fórum experiências exitosas em 2013
Escola Municipal de Saúde: um dos pilares da consolidação do SUS na Cidade de São Paulo Setembro / 2012.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
Programa Prevenir DER São Bernardo
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS PLANEJAMENTO PRESSUPOSTOS: - COMO ESTAMOS? ANÁLISE SITUACIONAL; (REALIDADE DO ESTADO DE GOIÁS) - O QUE QUEREMOS?
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Por que formar o ACE? Atender a demanda de profissionalização dos agentes de endemias, de acordo com a Lei de 05/10/ de 2006.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Foco de Atuação: Atenção Básica
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO Administração Popular Secretaria Municipal da Saúde Secretaria Municipal de Educação Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Capacitação em Atenção ao uso de Álcool, Crack e outras Drogas para Municípios Baianos – 2015/ 2016 Setembro 2015.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
II MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DA REDE UNA-SUS Cursos de Educação Permanente Para Profissionais do Centro de Especialidades Odontológicas Camila Mello dos Santos,
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS DA EAD NO CONTEXTO AMAZÔNICO Ronaldo Costa Monteiro Silverio Sirotheau Socorro Castelo Branco.
PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA PMAQ-VITÓRIA Fevereiro, 2012 PREFEITURA DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMITÊ DE POLÍTICA DE RH PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - COPRH O COPRH instaurando nova forma de.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - PMAQ SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos Justificativas para a efetivação do SUS é necessário o fortalecimento da Atenção Básica que constitui um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual ou coletivo,...A efetivação das ações da Atenção Básica, depende fundamentalmente de uma sólida política de educação permanente, capaz de produzir profissionais com habilidades e competências que lhes permitam compreender e atuar no SUS com competência técnica, espírito crítico e compromisso político - Caderno de Atenção Básica no. 17 – MS A política municipal de SB tem como objetivo, desde 2005, reorganizar as ações desenvolvidas nas unidades da SMS, voltadas para a prevenção, tratamento e recuperação da SB nos diversos níveis de atenção do SUS..Para que os objetivos sejam alcançados, torna-se necessário capacitar os diferentes atores que atuam no sistema. Diretrizes para a atenção em SB Crescendo e Vivendo com Saúde Bucal – A política municipal de SB tem como objetivo, desde 2005, reorganizar as ações desenvolvidas nas unidades da SMS, voltadas para a prevenção, tratamento e recuperação da SB nos diversos níveis de atenção do SUS..Para que os objetivos sejam alcançados, torna-se necessário capacitar os diferentes atores que atuam no sistema. Diretrizes para a atenção em SB Crescendo e Vivendo com Saúde Bucal – 2005.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos Objetivos gerais Reconhecer o sistema de trabalho em equipe de SB como estratégia de gestão e implementação das ações de saúde bucal; Resgatar o trabalho integrado na equipe de SB, a partir das atribuições profissionais de cada categoria (CD, TSB e ASB).

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos Objetivos específicos Formar multiplicadores em cada coordenadoria para desenvolver o trabalho a 4, 6 ou 8 mãos; Desenvolver atividades clínicas utilizando a técnica do trabalho a 4, 6 ou 8 mãos; Refletir sobre a prática profissional atual e propor mudanças se necessário.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos Carga horária: -4 horas de aula teórica -4 horas de atividade à distância (rede TV ou intranet) - 12 horas de aula prática em serviço

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos CRONOGRAMA 1º Turma Local: Data: 2º Turma Local: Data: Obs.: Os locais e datas das turmas subseqüentes serão planejados em suas respectivas coordenadorias/ supervisão.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS – São Paulo Capacitação da Equipe de Saúde Bucal no SISTEMA DE TRABALHO a 4 e 6 mãos OBRIGADA! Fone: e.mail: