EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alguns elementos para reflexão:
Advertisements

Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
Centro Universitário Fundação Santo André SAPEX 2010 Conquistando Caminhos.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
O regional natural Regionalização do Espaço Brasileiro
DINÂMICA ESPACIAL CONTEMPORÂNEA – PARTE II
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Formação territorial e diferenciação socioespacial do/no Brasil
Prof.ª Vanessa David Domingos Doutorado em Agricultura
Clima Urbano e Dengue em Cidades do Centro-Sul do Brasil: Condicionantes Climatológicos na Tríplice Fronteira de Foz do Iguaçu/PR Nathan Rodrigues de.
Apresentação de projeto de pesquisa e estrutura da dissertação de mestrado na área de concentração de planejamento urbano e regional Disciplina - AUP 823.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Cristiane jonas Francisconi
Desenvolvendo a TEORIA DO DESENVOLVIMENTO GEOGRÁFICO DESIGUAL: a escala regional Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional.
Laboratório de Responsabilidade Social, Desenvolvimento Local e Políticas Públicas Em Busca de Indicadores de Desenvolvimento Humano, Comunitário e Social.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
ARQUITETURA E URBANISMo
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
O processo de urbanização cap. 27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARQUITETURA E URBANISMo
Prof. Jefferson Luiz Hernandes
Aline França Paschoalino Prof.Dr. Ricardo Mendes Jr.
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
Casas do Império e da República em Petrópolis
ESTRUTURA SÓCIO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB): reflexões sobre a distribuição dos tipos sócio-ocupacionais de 1990 a 2000 Departamento.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do INPE Uma visão sobre as realizações entre 1995 e 2010 Comitê Interno - Gestão 2010/2011:
Análise Espacial e Temporal da Dengue no contexto sócio-ambiental do Rio de Janeiro, Tatiana Rodrigues de Araujo Teixeira Orientador: Oswaldo.
Turismo e produção do espaço urbano litorâneo
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA PRELIMINAR DA BACIA DO PARAGUAÇU
Slide 2/17 Etapas do PLHIS PLHIS POTIM METODOLOGIA METODOLOGIA DIAGNÓSTICO PLANO DE AÇÃO AGO/SET 2011 SET/NOV 2011 NOV/DEZ 2011.
Especialização em Educação e Diversidade Cultural
Urbanização Brasileira
A EXPANSÃO DA ECONOMIA CAFEEIRA E A INDUSTRIALIZAÇÃO
Disciplina: ECOLOGIA URBANA DOCENTE: Francisca Mesquita AULA 2
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
Relato Atividades Boletins Informativos; Página do Comitê Pardo; Curso de Capacitação em Educação Ambiental I e II; Curso de Coleta Seletiva:
A urbanização e seus impactos Cap. 25 – pg 358
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
CARACTERIZAÇÃO DOS NÚCLEOS
Diferentes regionalizações do território brasileiro
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
O Projeto da Nova Regionalização para o Brasil
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
O ESPAÇO URBANO DO LITORAL CENTRO-NORTE DE SANTA CATARINA
Tendências Recentes do Investimento Industrial
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Turismo e produção do espaço urbano
Cap. 10 – Urbanização e redes urbanas
Geografia Urbana Prof. Victor Rosado
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Urbanização brasileira
Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) LINHA DE PESQUISA planejamento e projetos em espaços urbanos e regionais PROGRAMA mobilidade urbana.
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
Rede Urbana.
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
Jornada Nacional de IC - UPM
Urbanização.
REDE URBANA Cidades que tem relações comerciais, culturais, financeiras, industriais, políticas entre si e que geralmente estão sob o comando de uma.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO Projeto de Pesquisa: VALORIZAÇÃO DO SOLO E REESTRUTURAÇÃO URBANA: ESTUDO DE NOVOS PRODUTOS IMOBILIÁRIOS NA REGIÃO DOS VALES DO RIO GRANDE DO SUL Grupo de Pesquisa CNPq/UNISC: Organização do Espaço Urbano e Regional EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO SANTA CRUZ DO SUL – VENÂNCIO AIRES – RS JONIS BOZZETTI (BOLSISTA FAPERGS) ORIENTADOR: ROGÉRIO LEANDRO LIMA DA SILVEIRA (UNISC) CO-ORIENTADOR: ERNESTO LUIZ ALVES (UNISC)

DO QUE SE TRATA E QUAIS OS OBJETIVOS DO PROJETO?

EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO SANTA CRUZ DO SUL – VENÂNCIO AIRES - RS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS RELATIVAS À FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS MUNICÍPIOS E SUAS CIDADES, COMO: ROCHE (1976), SILVEIRA (2003 e 2007), WINK (2000) e VOGT (2004).

Fonte: Souza, 2000. P. 78 e 79. *SILVEIRA, 2007. AGLOMERADO URBANO DE SANTA CRUZ DO SUL E VENÂNCIO AIRES, DE ACORDO COM SUA EVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA, ECLESIÁSTICA E POLÍTICA. PRIMEIROS NÚCLEOS DO RS INÍCIO DO POVOAMENTO CAPELA FREGUESIA VILA E SEDE DO MUNICÍPIO SANTA CRUZ DO SUL 1849* 1855 1859 1877 VENÂNCIO AIRES 1860* 1875 1884 1891 Fonte: Souza, 2000. P. 78 e 79. *SILVEIRA, 2007.

PRINCIPAL FATOR DO CRESCIMENTO URBANO: INSERÇÃO DA ECONOMIA LOCAL NO MERCADO CAPITALISTA CONSOLIDANDO-SE ATRAVÉS DA ESPECIALIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CULTURA DO FUMO

CONSEQUÊNCIAS: NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONSTRUÇÃO DA INFRAESTRUTURA URBANA CAPAZ DE SUPRIR TAIS TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS.

ELABORAÇÂO DOS MAPAS EVOLUTIVOS URBANOS DAS CIDADES SELECIONADAS 1 - Digitalização dos perímetros urbanos 2- 3-

EVOLUÇÃO URBANA DE SANTA CRUZ DO SUL – RS EM 1975 -1996 - 2012

EVOLUÇÃO URBANA DE VENÂNCIO AIRES – RS EM 1975, 2003 E 2011

CONCLUSÕES: NESTA ETAPA INICIAL DAPESQUISA, RECONSTITUI-SE OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DOS PROCESSOS DE EVOLUÇÃO URBANA, BEM COMO SE ELABOROU A DIGITALIZAÇÂO E CONFECÇÂO DOS MAPAS EVOLUTIVOS URBANOS, AUXILIANDO NA MELHOR COMPREENSÃO DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E DE EXPANSÂO ESPACIAL DA MALHA URBANA NESTAS CIDADES.

PRINCIPAIS REFERÊNCIAS SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. Cidade, corporação e periferia urbana: acumulação de capital e segregação espacial na (re)produção do espaço urbano. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. 242 p VOGT, Olgário Paulo; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da (Org.). Vale do Rio Pardo: (re)conhecendo a região. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. 395 p. VOGT, Olgário Paulo (Org.). Abrindo o baú de memórias: o Museu de Venâncio Aires conta a história do municipio. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. 461 p. WINK, Ronaldo. Santa Cruz do Sul e sua evolução urbana: 1855-2000. 2000. 277 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Santa Cruz do Sul, 2000. ROCHE, Jean. A colonização alemã e o Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Globo, 1969. 2 v. (Província) OBRIGADO