Concepts and Capabilities

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Advertisements

Sistema Operacional Introdução
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Noções de Sistemas Operacionais
Administração de sistemas operacionais
Sistemas Operacionais
Processos no Unix e Linux
Introdução à Informática
Conceitos Básicos sobre o S.O.
Amanda Espíndola Elias Mainetti Erick Mandarino Luiza Herback
Sistemas Operacionais
Informática Industrial
SSC SISTEMAS OPERACIONAIS I
Softwares - Básicos e Aplicativos
Sistema Operacional LINUX
Sistemas Operacionais
Objetivos dos SOs: Prover interface entre os usuários e os recursos do sistema.
Softwares.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Threads.
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Arquitetura Cliente/Servidor
Sistemas Distribuídos
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
Conhecendo os Sistemas Operacionais
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Conteúdo Processos e threads Partes do processo
SISTEMAS OPERACIONAIS
Módulos de um S.O. Tiago Gomes Nº21 11ºi.
LINUX. GRUB Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais.
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Sistemas Operacionais
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
Sistemas operacionais
Processos.
Sistemas Distribuídos
Introdução O que se espera de um sistema de computação?
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Sistema Operativo Um sistema operativo basicamente é o ``volante´´ do computador (em comparação ao carro),este controla o computador, este permite uma.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
FUNDAMENTOS DE COMPUTAÇÃO
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
Sistemas Operacionais
Estrutura de Interconexão
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Versão Professor Emerson Felipe Elementos de informática
Elementos de Informática
Tipos de Sistemas Operacionais
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Sistemas Operacionais
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Bruna Cavallero Martins Universidade Católica de Pelotas.
Capítulo 4 Estrutura do Sistema Operacional
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 9. Sistemas Operacionais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Concepts and Capabilities

+ Bell Telephone Lab. = Multics

MULTICS: Um sistema modular montado em uma bancada de processadores, memórias e equipamentos de comunicação de alta velocidade. Fornecia acesso em linha aos recursos de sistema, tais como poder computacional, programas e dados. Compartilhar fácilmente os dados era uma prioridade elevada.

MULTICS: Alguns membros do Bell Telephone Lab deixaram o projeto. O multics foi “deixado de lado” quando o jogo Space War pode funcionar nele. Usando o Multics como a plataforma de desenvolvimento, um sistema operacional pequeno, foi desenvolvido para o PDP-7.

UNIX: Desde sempre, Unix teve como prioridade dar o que um programador quer de um sistema operacional: simplicidade, flexibilidade e poder. Durante os anos 70 o unix foi disponibilizado para as universidades. A primeira aplicação real para o unix foi um processador de texto.

UNIX - EVOLUÇÃO: V1 (1971) a primeira versão do Unix, em assembler .Incluindo sistema de arquivos. V2 implmentação da chamada pipe(); V4 (1973): conversão do Unix para C; V6 (1975): foi a primeira versão do Unix largamente distribuída para entidades (principalmente universidades); V7 (1977): foi a primeira versão com portabilidade. Somente aproximadamente 3 por cento do código real requeriam programação assenbler para acesso ao hardware. 3BSD: Desenvolvido pela pela universidade de Berkeley na Califórnia. Teve como caracteristicas a memória virtual, paginação de demanda e recolocação de página.

UNIX - Small is Beautiful! O sistema Unix consiste em tres partes:

UNIX - Kernel O kernel tem a função de executar todas as comunicações necessárias com o hardware e alocar os recursos de software e de hardware. Funções: Implementa o sistema de arquivos; Permite processos criar, ler, escrever e acessar estes arquivos; Gerencia Deamons; Gerencia software de rede que implementa serviços de rede; Move páginas do disco para memória; Gerencia drivers de dispositivos; Provê facilidades para criar, examinar e modificar processos; Provê funções de gerenciamento do sistema;

UNIX - Shell É o meio de interação entre o usuário e o computador. Este é um programa que recebe, interpreta e executa os comandos vindos do usuário. Qualquer programador pode fazer o seu shell. São exemplos de Shell o Bourne shell, o Korn shell e o C shell.

O modo Usuário é a aplicação propriamente dita. UNIX - Usuário O modo Usuário é a aplicação propriamente dita.

UNIX - Multitasking A capacidade de multitasking permite que mais de uma tarefa seja realizada simultaneamente. As tarefas que estão em execução concorrem pelos recursos da máquina. Ex.: Atualização de um Banco de dados, enquanto é feita a impressão de um relátorio.

UNIX - Multi user Permite que vários usuários utilizem o computador ao mesmo tempo O sistema irá controlar todos os acessos aos seus recursos.

UNIX - Portabilidade A portabilidade é a possibilidade dos softwares que operam em uma máquina operarem em uma outra de arquitetura diferente.

UNIX - Sistema de arquivo O UNIX tem uma organização de diretórios hierárquica em formato de árvore conhecida como filesystem. Todo espaço em disco disponível é combinado em uma única árvore de diretório abaixo do diretório raiz (“/”). A montagem de diretórios torna a arquitetura física da máquina totalmente transparente ao usuário final.

UNIX - Sistema de arquivo /bin: bin é uma abreviatura para “binaries”, ou executáves. É onde muitos programas essenciais do sistemas residem. /dev: São armazenados os arquivos do tipo “device drives” Eles são usados para ter acesso aos dispositivos e recursos do sistema. /etc: Contém diversos arquivos de configuração do sistema. /home: contém os diretórios home dos usuários. /lib: Contém imagens de bibliotecas compartilhadas. Estes arquivos contêm códigos que muitos programas compartilham entre si. /tmp: Muitos programas têm necessidade de gerar informação e armazenar isto em um arquivo temporário. /usr: Contém vários subdiretórios que contém alguns dos programas mais importantes e úteis e arquivos de configuração usados no sistema. Basicamente /usr armazena os aplicativos do sistema. /var: Contém diretórios que freqüentemente mudam em tamanho ou tendem a crescer.

UNIX - X-Window System Uma grande diferença com relação ao Windows é que a aparência da interface gráfica não é determinada pelo X-Window, mas por um programa chamado "Window Manager". Multiplos desktops. Pode ser dado como exemplo de Window Manager o KDE e o Gnome. “O UNIX hoje existe em vários “sabores” ou tipos, em sua essencia eles permanecem os mesmo, havendo pequenas diferenças com relação a sintaxe de comandos e interfaces gráficas adotadas.”

CONCLUSÃO: Esse artigo foi por mim escolhido devido a minha dificuldade na transição e adaptação ao “ambiente” unix. Tendo em vista a oportunidade de aprofundar os meus conhecimentos no assunto. O artigo escolhido foi escrito por DAVID E. CARDARELLA para o desenvolvimento deste trabalho.