Desenvolvimento de métodos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPROMISO CON TU APRENDIZAJE
Advertisements

CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DA VACINA ANTI-RÁBICA HUMANA
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
As principais propostas do MAPA que foram apresentadas em Copenhagen referem-se a cinco tecnologias que têm forte diferencial na redução de emissões de.
PC: Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para culturas consorciadas e de apelo regional. Maurício Antonio Coelho Filho - CNPMF.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
As conseqüências do avanço da cana
ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Palestras, oficinas e outras atividades
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Componente 6 – Plano de ação 4
Embrapa Informática Agropecuária
PC3: Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para culturas individuais de apelo regional. Maurício Antonio Coelho Filho - CNPMF 13.
ATIVIDADES - EMBRAPA MILHO E SORGO
Técnicas de Tomada de Decisão
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Carcass characteristics and meat quality of Aberdeen Angus Steers finished on different pastures Características de carcaça e qualidade de carne de novilhos.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Resultados do IDESP DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 03.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO II – Nº 01.
Disciplina Agroindustrial
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
Pergunta 01 Estou com o peso ideal? Sim – 20 pontos Não – 0 (zero)
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Relatório Vitrine Feijão e Milho ABC DTM – Antonio M. Sousa Neto ATV – Juarez Rupel Filho.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
2º RAID AÉREO SUDESTE – NORDESTE COSTA ESMERALDA
Lilian l. bonfim costa e tatiane b. da silva
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
DADOS DE REFERÊNCIA ACERCA DO ATEDIMENTO AOS USOS MÚLTIPLOS PELO SISTEMA HIDRÁULICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL Brasília-DF Julho/2014.
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO – MAPA SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA - SPA Departamento de Gestão de Risco Rural – DEGER Coordenação-Geral.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Física QUESTÃO 01 No SI (Sistema Internacional de Unidades), a medida da grandeza física trabalho pode ser expressa em joules ou pelo produto: a) kg.m.s-1.
Regiões Agropastoris do Estado de São Paulo e as Pastagens Prof. Gelci Carlos Lupatini – UNESP – Dracena e Prof. Dr. Cecílio Viega Soares Filho UNESP -
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
WORKSHOP Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem para Agricultura Familiar, Bioenergia e Pastagens 8 e 9 de Março de 2006 Campinas, SP Embrapa.
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
Trigo Aldemir PasinatoCampinas, 14 de dezembro de 2006 Zoneamento de Riscos Climáticos: abordagem para agricultura familiar, bioenergia e pastagens. Embrapa.
Zoneamento de riscos climáticos: abordagem para a agricultura familiar, agroenergia e pastagens SEG – MP
III Workshop de Programação Aderson Soares de Andrade Júnior Campinas, SP, 23 e 24/04/2007 PC 2 – Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária FERNANDO ANTÔNIO MACENA DA SILVA DEZEMBRO 2006

Objetivo Geral Complementar o zoneamento de risco climático do Brasil com as principais culturas consorciadas em sistemas de integração lavoura-pecuária, quais sejam: milho + brachiaria, sorgo +brachiaria, arroz + brachiaria, soja + brachiaria.

Objetivos Específicos Estudar os balanços de radiação e de água em sistemas consorciados na integração lavoura pecuária. Determinar os valores de Kc, ETr, ETm e ISNA (ETr/ETm) de forma integrada, para avaliar e quantificar os riscos climáticos para as principais culturas consorciadas em sistema de integração lavoura-pecuária no Cerrado brasileiro. Modelagem da dinâmica da água e da radiação em sistemas consorciados da integração lavoura-pecuária.

Metas Descrição da Meta Tempo para Tempo para atingir Desempenho Atual Aferidor da meta Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para o consórcio milho+brachiaria 42 Não existe 1 método desenvolvido Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para o consórcio sorgo+brachiaria Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para o consórcio arroz+brachiaria Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para o consórcio soja+brachiaria Mapas de riscos climáticos para o consórcio milho+brachiaria 10 mapas estaduais produzidos Mapas de riscos climáticos para o consórcio arroz+brachiaria Mapas de riscos climáticos para o consórcio soja+brachiaria

Gestão do Projeto Componente 05 Plano de Ação 1 Gestão do Projeto Componente 05 Início (mês relativo ao início do projeto): 01 Duração (em meses): 42 Fernando Antônio Macena da Silva / Embrapa Cerrados

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos Plano de Ação 2 Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária em condições de Cerrado do Distrito Federal Início(mês relativo ao início do projeto): 1 Duração (em meses): 42 meses Fernando Antônio Macena da Silva / Embrapa Cerrados

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos Plano de ação 3 Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária na região Sudeste Início (mês relativo ao início do projeto): 1 Duração (em meses): 42 meses Fernando Campos Mendonça / Embrapa Pecuária Sudeste

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos Plano de ação 4 Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária em condições de Cerrado do Mato Grosso do Sul. Início (mês relativo ao início do projeto): 1 Duração (em meses): 42 meses Manuel Cláudio M. Macedo - Embrapa Gado de Corte

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos Plano de Ação 5 Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos Para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária em condições de cerrado da Embrapa Arroz e Feijão Início (mês relativo ao início do projeto): 1 Duração (em meses): 42 meses Silvando Carlos da Silva / Embrapa Arroz e Feijão

Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para Plano de Ação 6 Desenvolvimento de métodos de estimativa de riscos climáticos para pastagens e sistemas integrados lavoura-pecuária nos campos experimentais da Embrapa Gado de Leite Início (mês relativo ao início do projeto): 1 Duração (em meses): 36 meses Carlos Eugênio Martins/Embrapa Gado de Leite

RESULTADOS PRELIMINARES

CONSÓRCIO MILHO + BRAQUIARIA Coeficientes de Cultivo (Kc) CONSÓRCIO MILHO + BRAQUIARIA (LISÍMETRO) DATA DE PLANTIO: 07/02/2006 ADUBAÇÃO DE PLANTIO: 450 KG/ha (04 – 30 – 16) ADUBAÇÃO DE COBERTURA: 80Kg/N/ha dia 06/03/2006 2º ADUBAÇÃO DE COBERTURA: 70Kg/N/ha dia 29/03/2006 FLORESCIMENTO: 11/04/2006 COLHEITA: 19/06/2006

15/02/2006 24/02/2006

06/03/2006 26/04/2006

Kc Milho + Braquiaria (lisímetro) DAE Kc

Kc Milho + Braquiaria (lisímetro) e área foliar Kc Área Foliar (m².m-²)

Comparação do Kc DAE Kc

Resultados Agronômicos Milho Lisímetro (Variedade Pioner 30 P 70) Tratamento Rend. Kg/ha Peso 100 semente Plantas/m Espigas/m² Fileira/ Espiga Biomassa milho Kg/m² Braquiaria Peso sabugo (kg) Lisímetro 7754 24,8 8 12,9 0,800 1,100 0,200 Rep.1 6936 28,2 7,2 13,6 0,950 0,188 Rep.2 6649 26,9 7,5 13,4 0,700 1,200 0,210 Rep. 3 7449 28,8 7,0 13,2 0,199 Rep. 4 7533 25,2 13,1 0,850 0,900

PAR RS RR RnA T UR RnB Estudo da Radiação G1 G2

Assimilação de CO2

Estresse Hídrico DATA DE PLANTIO: MILHO = 07/08/2006 BRAQUIARIA = 10/08/2006 e 14/08/2006 ADUBAÇÃO DE COBERTURA: 450 Kg18/09/2006 DÉFICIT HÍDRICO: 03/09/2006 a 21/09/2006 (E,F,G,H) FLORESCIMENTO: 19/10/2006 COLHEITA: -------------

ÁREA FOLIAR COM E SEM ESTRESSE HÍDRICO

Braquiaria 30/08/2006 25/09/2006

Milho 30/08/2006 25/09/2006

Milho + Braquiaria 30/08/2006 25/09/2006

Obrigado pela atenção