Minimalismo – Principais Artistas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

O que é o Perímetro? PERÍMETRO é a soma das medidas dos comprimentos dos lados de uma figura plana.
Propriedades físicas representativas de
Palestras, oficinas e outras atividades
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Copyright (c) 2003 by Valery Sklyarov and Iouliia Skliarova: DETUA, IEETA, Aveiro University, Portugal.
English Class Trabalho elaborado por: Laura Barroso nº 26.
Work made by: Jerónimo Silveira. Spring– PrimaveraSummer – Verão Autumn – OutonoWinter - Inverno.
English.
ENGLISH.
Work made by: Tiago Assis School: Carreirinha. bii cii dabliuu vii ou pii aar uái zéd ei dii iiéfdjii ái djei kei él émén eitch kiuu és tiiuu éks.
Para Casa – Montar o cariograma
Curso de ADMINISTRAÇÃO

MC542 Organização de Computadores Teoria e Prática
Sensibilidade / Especificidade
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Arrays Profa. Isabel Harb Manssour (Material adaptado das aulas dos Profs.: Luciana Nedel, Júlio Machado e Bernardo Copstein) Arrays Exercícios.
Auditoria de Segurança da Informação
Mais sobre classes Baseada no Livro: Deitel&Deitel - C++ How To program Cap. 7 Prentice Hall 1994 SCE 213 Programação Orientada a Objetos, ICMC - USP 2.
Universidade Estadual de Campinas
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
A Tabuada.
Fraction Action FRACÇÕES.
Provas de Concursos Anteriores
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Criação de objetos da AD 1Luis Rodrigues e Claudia Luz.
Professoras Marcia e Vivian
Números de 0 a 1,000,000,000 É uma dúvida de muitos estudantes do nível básico como dizer os números em inglês. Segue abaixo a lista de 0 a 1,000,000,000.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Encontrar o Perímetro.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
8-1 Copyright ©2011 Pearson Education, Inc. publishing as Prentice Hall Estimação (adapdado de Levine)
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Salas de Matemática.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
Lecture 2 Properties of Fluids Units and Dimensions 1.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Ordenação Externa de Arquivos – Um exemplo
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
V Congresso de Dirigentes
Lembrando o E$cudo.
Projeto Medindo minha escola.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
ESCOLA BÁSICA 2,3 AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ
1.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Rio Verde - Goiás - Brasil
Sobre uma abordagem do número de estabilidade de um grafo baseada em técnicas de optimização quadrática Carlos J. Luz Instituto Politécnico de Setúbal.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Minimalismo – Principais Artistas Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes

Definição Minimalismo se refere a uma tendência das artes visuais que ocorreu no fim dos anos 1950 e início dos 1960 em Nova York. O minimalismo aparece como tributário de uma vertente da arte abstrata estadunidense que remonta a Ad Reinhardt (1913 - 1967), Jasper Johns (1930) e Frank Stella (1936). A minimal art enfatiza formas elementares, em geral de corte geométrico, que recusam acentos ilusionistas e metafóricos. Prof.ª Caroline Bonilha

PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS: Suprematismo Russo (Kasemir Malevich); Construtivismo (Piet Mondrian); Ready-mades (Marcel Duchamp) ; Constantin Brancusi; Prof.ª Caroline Bonilha

Malevich e o Suprematismo Russo O suprematismo defende uma arte livre de finalidades práticas e comprometida com a pura visualidade plástica. Trata-se de romper com a ideia de imitação da natureza, com as formas ilusionistas, com a luz e cor naturalistas. Malevich e o Suprematismo Russo Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Construtivismo Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções não como representações, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa e a um artigo do crítico N. Punin, de 1913, sobre os relevos tridimensionais de Vladimir Tatlin (1885 - 1953). Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

Ready-made O termo foi criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Prof.ª Caroline Bonilha

Marcel Duchamp – A fonte, 1917 Prof.ª Caroline Bonilha

Marcel Duchamp – A roda da bicicleta, 1913 Prof.ª Caroline Bonilha

PRINCIPAIS ARTISTAS Prof.ª Caroline Bonilha

Donald Judd (1928 – 1994) Produziu trabalhos abstratos de cunho geométrico que dialogavam de perto com a estética industrial, na forma e nos materiais empregados. Judd realizava suas obras de forma a revelar estruturas e materiais, explorando padrões e regularidades, matematicamente calculadas. Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled, 1968. Enamel on aluminum, (55.9 x 127 x 95.3 cm). Solomon R. Guggenheim Museum, New York. Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled, 1969. Copper, ten units with 9-inch intervals, (22. 9 x 101 Untitled, 1969. Copper, ten units with 9-inch intervals, (22.9 x 101.6 x 78.7 cm) Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled, 1970. Clear anodized and purple anodized aluminum, edition three examples, (21 x 643.9 x 20.3 cm). Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled, 1971. Orange enamel on cold-rolled steel, (121 Untitled, 1971. Orange enamel on cold-rolled steel, (121.9 cm x 11 meters 88.7 cm x 121.9 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York. Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled, 1973. Brass and red fluorescent Plexiglas, six units with 8-inch intervals, (86.4 x 86.4 x 86.4 cm) ; (86.4 x 619.8 x 86.4 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Carl Andre, Dan Flavin e Robert Morris Põem em xeque as distinções arte/não-arte, denunciando a institucionalização dos objetos artísticos. Prof.ª Caroline Bonilha

10 x 10 Altstadt Copper Square, 1967 10 x 10 Altstadt Copper Square, 1967. Copper, 100 units, 100 units, 3/16 x 19 11/16 x 19 11/16 inches (0.5 x 50 x 50 cm) each; 3/16 inches x 16 feet 5 inches x 16 feet 5 inches (.5 x 500 x 500 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

5 x 20 Altstadt Rectangle, 1967. Hot-rolled steel, one hundred units, 3/16 x 19 11/16 x 19 11/16 inches (0.5 x 50 x 50 cm) each; 3/16 inches x 8 feet 2 1/2 inches x 32 feet 10 inches (0.5 cm x 250.2 cm x 10 meters 0.8 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York, Prof.ª Caroline Bonilha

Fall, 1968, New York. Hot-rolled steel, 21 units, 6 x 28 x 6 feet (1 Fall, 1968, New York. Hot-rolled steel, 21 units, 6 x 28 x 6 feet (1.8 x 0.7 x 1.8 m) each; 6 x 49 x 6 feet (1.8 x 14.9 x 1.8 m) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Trabum (Element Series), conceived 1960 (executed 1977) Trabum (Element Series), conceived 1960 (executed 1977). Douglas fir, nine units, 12 x 12 x 36 inches (30.5 x 30.5 x 91.4 cm) each; 36 x 36 x 36 inches (91.4 x 91.4 x 91.4 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Squantum (New York, 1992) quincy granite, 12 units each: 6 x 18 x 6 in (15.24 x 45.72 x 15.24 cm); overall: 6 x 72 1/2 x 18 in (15.24 x 184.15 x 45.72 cm) Prof.ª Caroline Bonilha

the nominal three (to William of Ockham), 1963 the nominal three (to William of Ockham), 1963. Daylight fluorescent light, edition 2/3, 6-ft. fixtures, h. 72 inches (182.9 cm); overall dimensions variable. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

greens crossing greens (to Piet Mondrian who lacked green), 1966. Green fluorescent light, 2- and 4-ft. fixtures, 4 feet 5 inches x 19 feet 2 1/4 inches x 12 feet 3 inches (134.6 x 584.8 x 373.4 cm) overall. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

untitled (to Tracy, to celebrate the love of a lifetime), 1992 untitled (to Tracy, to celebrate the love of a lifetime), 1992. Pink, green, blue, yellow, daylight, red, and ultraviolet fluorescent light, dimensions variable. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

untitled (to Barry, Mike, Chuck and Leonard) (1972-1975) yellow and pink fluorescent light 8 feet high x 8 feet wide (243.8 x 243.8 cm), installed in a corridor 8 feet high and 8 feet wide Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled (1969) yellow and pink fluorescent light with fixtures 96 x 24 inches, across a corner (243.8 x 61 cm) Untitled (1969)yellow and pink fluorescent light with fixtures 96 x 24 inches, across a corner (243.8 x 61 cm) Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled (Corner Piece), 1964. Painted plywood, 78 x 108 inches (198.1 x 274.3 cm). Solomon R. Guggenheim Museum, New York, Panza Collection  91.3791. Prof.ª Caroline Bonilha

Untitled (Pink Felt), 1970. Felt pieces of various sizes, overall dimensions variable. Solomon R. Guggenheim Museum, New York Prof.ª Caroline Bonilha

Slab (cloud) 1973 painted aluminium 30.0 h x 243.8 w x 243.8 d cm Prof.ª Caroline Bonilha

Robert Morris, Untitled (L-beams), 1965 (installation view, Art in Place: Fifteen Years of Acquisitions, Whitney Museum of American Art, 1989).  Prof.ª Caroline Bonilha

Wall Drawing, 2005 Mines graphite 4 x 8 m Unique work Prof.ª Caroline Bonilha

Wall Drawing #146. All two-part combinations of blue arcs from corners and sides and blue straight, not straight and broken lines., September 1972. Blue crayon, dimensions variable. Solomon R. Guggenheim Museum, New York, Prof.ª Caroline Bonilha

ABCD 5, 1971 Prof.ª Caroline Bonilha

Serial Project, I (ABCD) 1966. Baked enamel on steel units over baked enamel on aluminum, 20" x 13' 7" x 13' 7" (50.8 x 398.9 x 398.9 cm). Prof.ª Caroline Bonilha

One-Two-One with Two Half-Off 1992 Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha