AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.
Advertisements

Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Para abrir as ciências sociais:
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Interpretação dos gêneros bíblicos
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO:
AULA 12 ENUNCIAÇÃO E DISCURSO I TEXTO, CONTEXTO E INTERTEXTO
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I
DO PROCEDIMENTO NOS JEE CRIMINAIS Prof.: SIRLENE PIRES MOREIRA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
PARAGRAFAÇÃO PROFESSORA LÚCIA BRASIL.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Programa aluno pesquisador
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
A “objetividade” do conhecimento nas ciências sociais
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Em busca de uma compreensão
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.

PROFAS. SIBELE LETÍCIA R. O. BIAZOTTO MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO AULA 15 TEMA 7: SENTENÇA TEMA 8: CONCORDÂNCIA VERBAL E USOS.
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Leia, um texto dissertativo e procure observar o hábil e forte jogo de argumentos utilizados pelo autor.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Introdução ao Estudo da História
Sociologia geral Introdução.
F I L O S O F I A.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Estudo dos esquemas lógico-expositivos EXEMPLIFICAÇÃO a partir do artigo jornalístico ONDE E COMO APOSTAR AS FICHAS de GILSON SCHWARTZ Especial Folha de.
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
FORÇA MAGNÉTICA PARTE I
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Professora Mestre Roberta Costella
Gestaltismo ..
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
A dissertação: esmiuçando o gênero
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Como elaborar um plano de aula
SITUAÇÕES.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 8
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 Setembro/2015 Reorganização da rede GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
A NARRAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL JURÍDICO Narrar os fatos importantes do caso concreto, tendo em vista que o reconhecimento de um direito passa pela.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Tipologia textual Dissertação.
Texto expositivo & argumentativo
Transcrição da apresentação:

AULA 15: O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II DATA: 17-11-2005 PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO

QUAIS SÃO AS MANEIRAS DE ORGANIZAR O DESENVOLVIMENTO DE UM PARÁGRAFO ?

O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA II: TIPOS DE DESENVOLVIMENTO DE PARÁGRAFO – ORDENAÇÃO ENUMERAÇÃO CAUSA-CONSEQÜÊNCIA COMPARAÇÃO: SEMELHANÇA OU CONTRASTE TEMPO E / OU ESPAÇO DEFINIÇÃO EXEMPLIFICAÇÃO

ORDENAÇÃO POR ENUMERAÇÃO NA PRESENTE EXPOSIÇÃO, IREMOS ADOTAR O SEGUINTE ESQUEMA: APÓS SUCINTA PARTE RETROSPECTIVA DESTINADA A CHAMAR A ATENÇÃO PARA A QUESTÃO A SER JULGADA, VOCÊS SERÃO OUVIDOS. INICIALMENTE, FALA O ADVOGADO DA REQUERENTE. A SEGUIR, A VOZ É DO ADVOGADO DE DEFESA. POR FIM, TEREI UM MOMENTO SÓ COM O REQUERENTE E DEPOIS SÓ COM O CITADO. LOGO, ESSA É A SEQÜÊNCIA DE VOZES.

ORDENAÇÃO POR ENUMERAÇÃO ENUMERA DIFERENTES SITUAÇÕES OU CARACTERÍSTICAS DE UM FATO DO TÓPICO FRASAL. MARCA A ORDEM DOS FATOS, ASSUNTOS QUE SERÃO APRESENTADOS.

ORDENAÇÃO POR ENUMERAÇÃO PRIMEIRO, SEGUNDO, EM PRIMEIRO LUGAR, EM SEGUNDO LUGAR, INICIALMENTE A SEGUIR, DEPOIS, MAIS ADIANTE, POR FIM, AINDA, ALÉM, TAMBÉM.

ORDENAÇÃO POR CAUSA-CONSEQÜÊNCIA POR QUE ELE TRABALHA TODOS OS DIAS DA SEMANA? JÁ QUE O RÉU FOI CONDENADO A PRESTAR SERVIÇOS COMO VOLUNTÁRIO DURANTE UM ANO, ELE ESTÁ, AGORA, TRABALHANDO NAQUELA INSTITUIÇÃO E, POR ISSO, ELE LABORA TODOS OS DIAS, SEM SE AUSENTAR, INCLUSIVE AOS DOMINGOS. ESSA É A EXPLICAÇÃO.

ORDENAÇÃO POR CAUSA-CONSEQÜÊNCIA HÁ UM ENCADEAMENTO LÓGICO DO RACIOCÍNIO. CAUSA = O MOTIVO, A RAZÃO, O PORQUÊ DOS ATOS HUMANOS. CONSEQÜÊNCIA = EFEITO, RESULTADO. EVIDENCIADA POR EXPRESSÕES, ARTICULADORES OU IDÉIAS.

ORDENAÇÃO POR CAUSA-CONSEQÜÊNCIA CAUSA: PORQUE, JÁ QUE, UMA VEZ QUE, POIS, A RAZÃO DISSO, A CAUSA DISSO, DEVIDO A, POR MOTIVO DE, EM VIRTUDE DE, GRAÇAS A...

ORDENAÇÃO POR CAUSA-CONSEQÜÊNCIA CONSEQÜÊNCIA: TÃO QUE, TAL QUE, TANTO QUE, TAMANHO QUE, DE FORMA QUE, DE MANEIRA QUE, DE MODO QUE, EM CONSEQÜÊNCIA, COMO RESULTADO, POR ISSO, EM VISTA DISSO...

ORDENAÇÃO POR COMPARAÇÃO: SEMELHANÇA HOUVE DOIS ASSASSINATOS NA NOITE DE ONTEM, REALIZADOS EM RESIDÊNCIAS. EM AMBOS, HOUVE MORTE DE UMA CRIANÇA. O PRIMERO FOI NA QUADRA 112. JÁ O SEGUNDO, ESSE OCORREU EM HORÁRIO SEMELHANTE AO PRIMEIRO, NA QUADRA 110. TANTO UM QUANTO O OUTRO NÃO ESTÃO EM ÁREAS COMERCIAIS DA CAPITAL.

ORDENAÇÃO POR COMPARAÇÃO: SEMELHANÇA ASSIM COMO... TAMBÉM , TANTO COMO..., ALÉM DE; TAMBÉM, NÃO SÓ... (COMO) TAMBÉM, DE IGUAL MODO, EM AMBOS OS CASOS.

ORDENAÇÃO POR CONTRASTE O VALOR AQUI É VISTO COMO BIPOLAR. PARA O ADVOGADO DE DEFESA, AQUELE HOMEM É TOTALMENTE INOCENTE. JÁ PARA O PROMOTOR, AO CONTRÁRIO, ELE É CULPADO E DEVE PAGAR PELOS SEUS DIVERSOS CRIMES. PERCEBE-SE QUE A UM VALOR SE CONTRAPÕE O OUTRO, UM DESVALOR.

ORDENAÇÃO POR CONTRASTE SERÁ QUE O VALOR É BIPOLAR? PARA O ADVOGADO DE DEFESA, AQUELE HOMEM É TOTALMENTE INOCENTE. JÁ PARA O PROMOTOR, AO CONTRÁRIO, ELE É CULPADO E DEVE PAGAR PELOS SEUS DIVERSOS CRIMES. PERCEBE-SE QUE A UM VALOR SE CONTRAPÕE O OUTRO, UM DESVALOR. MAS, SERÁ QUE VALORES POSITIVOS E NEGATIVOS NÃO ESTÃO SEMPRE EM CONFLITOS E IMPLICAM EM UM PROCESSO?

ORDENAÇÃO POR COMPARAÇÃO: CONTRASTE POR UM LADO.... POR OUTRO LADO, AO PASSO QUE... EM OPOSIÇÃO.... SE POR UM LADO..., POR OUTRO LADO... MAS

ORDENAÇÃO POR COMPARAÇÃO AS COMPARAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO SUGEREM UM CONFRONTO DE IDÉIAS, SERES, CORES, COISAS, FATOS OU FENÔMENOS.

ORDENAÇÃO:TEMPO E ESPAÇO DESTACA-SE QUE ESTÃO VOLTANDO OS TEMPOS EM QUE OS TELEFONES ERAM PRETOS. NAQUELES TEMPOS DE TELEFONES EXCLUSIVAMENTE PRETOS E PESADOS, CONSEGUIR LINHA ERA MOTIVO DE COMEMORAÇÃO NO PAÍS. HOJE, NO HORÁRIO DO RUSH, HÁ CONGESTIONAMENTOS DE MUITAS LINHAS TELEFÔNICAS. ESSE PROBLEMA SE DEVE, ENTRE OUTROS FATORES, EM FUNÇÃO DA DEFASAGEM DE PREÇOS DAS TARIFAS PELO USO DE TELEFONES. ASSIM, O BRASIL ESTÁ ENFRENTANDO PROBLEMA EM RELAÇÃO A ESSE TIPO DE COMUNICAÇÃO.

ORDENAÇÃO POR TEMPO E / OU ESPAÇO TEMPO: AGORA, JÁ, AINDA, ANTES, DEPOIS, EM SEGUIDA, BREVE, LOGO QUE, ENQUANTO, NO SÉCULO TAL, HOJE ESPAÇO: LONGE DE, PERTO DE, EM FRENTE DE, ATRÁS DE, FORA DE, NO PAÍS TAL.

ORDENAÇÃO POR DEFINIÇÃO O QUE É MICRO-SOCIOLOGIA JURÍDICA? ESSA É A REFLEXÃO ACERCA DOS ELEMENTOS MAIS SIMPLES DO DIREITO COMO REALIDADE SOCIAL. ESTUDA-SE OS DADOS ELEMENTARES OU MICROSCÓPICOS DA REALIDADE JURÍDICA, PARTINDO DOS FATOS MAIS COMPLEXOS. LOGO, A MICRO-SOCIOLOGIA ESTUDA AS ESPÉCIES JURÍDICAS FUNDAMENTAIS.

ORDENAÇÃO POR DEFINIÇÃO SER, CHAMAR-SE, DENOMINAR-SE, CONSIDERAR-SE, TRATAR-SE

ORDENAÇÃO POR DEFINIÇÃO ESSA ORDENAÇÃO É BASTANTE ABSTRATA, POIS REVELA OS ATRIBUTOS ESSENCIAIS DE UM OBJETO POR MEIO DE SUA DEFINIÇÃO, MUITO UTILIZADA EM TEXTOS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS.

ORDENAÇÃO POR EXEMPLIFICAÇÃO NO BRASIL, EXISTEM GRITANTES PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. HÁ, POR EXEMPLO, UMA PREOCUPAÇÃO CRESCENTE COM A QUANTIDADE EM PREJUÍZO DA QUALIDADE DE ENSINO EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE ESTABELECIMENTOS ESCOLARES, REPETÊNCIAS, EVASÃO ESCOLAR, ENTRE OUTROS. ESSAS QUESTÕES SÃO AGRAVANTES NA REALIDADE ESCOLAR.

ORDENAÇÃO POR EXEMPLIFICAÇÃO POR EXEMPLO, OU MELHOR, ISTO É REALÇAR A IDÉIA POR MEIO DE IDÉIAS ESCLARECEDORAS, MUITAS VEZES ELUCIDATIVAS DO PROCESSO METAFÓRICO UTILIZADO PELO AUTOR.

TIPO DE ORDENAÇÃO? PODE-SE ENTENDER POR ‘GOVERNO’ COMO O ESTADO EM AÇÃO. ESSA IDÉIA É VISTA COMO O CONJUNTO DE MEIOS, PELOS QUAIS A SOBERANIA SE TRADUZ EM ATOS, POR MEIO DE UM CONJUNTO DE INSTITUIÇÕES GOVERNATIVAS DESTINADAS A EXERCER E A TORNAR POSSÍVEL O GOVERNO DO ESTADO. LOGO, ‘GOVERNO’, NESSA CONCEPÇÃO, É A AÇÃO DO ESTADO.

COMO COMPREENDER O “VALOR” COMO COMPREENDER O “VALOR”? INICIALMENTE, DESTACA-SE, QUE ESSA NOÇÃO É VINCULADA ÀS NECESSIDADES HUMANAS. SEGUNDO, PERCEBE-SE, QUE CADA SER POSSUI SUA HIERARQUIA DE VALORES E, POR ISSO, ESSE PRINCÍPIO É INDIVIDUAL DENTRO DE UM COLETIVO. NÃO HÁ, POIS, UMA DEFINIÇÃO CONCRETA, MATERIAL PARA ESSA IDÉIA.

HÁ DIVERSOS TIPOS DE FATOS JURÍDICOS HÁ DIVERSOS TIPOS DE FATOS JURÍDICOS. ESSES PODEM SER NATURAIS OU JURÍDICOS. ATUALMENTE, ELES SÃO VISTOS COMO OS ACONTECIMENTOS ATRAVÉS DOS QUAIS AS RELAÇÕES JURÍDICAS NASCEM, MODIFICAM-SE E EXTINGUEM-SE”. LOGO, OS FATOS JURÍDICOS SÃO OS ACONTECIMENTOS QUE FAZEM NASCER A RELAÇÃO JURÍDICA.

ASSUNTO DA AULA: MANEIRAS DE ORGANIZAR A ORDENAÇÃO DE PARÁGRAFOS ENUMERAÇÃO CAUSA-CONSEQÜÊNCIA COMPARAÇÃO: SEMELHANÇA OU CONTRASTE TEMPO E / OU ESPAÇO DEFINIÇÃO EXEMPLIFICAÇÃO