Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vanguardas e Modernismo
Advertisements

A arte moderna e a arte na sociedade industrial
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Movimentos artísticos
Arte Egípcia Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDAS.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Freud e a Psicanálise.
Revolução nas Artes e nas Ciências
Arte e representação.
A casa, uma parte de mim no mundo
Surrealismo e Design.
The Persistence of Memory
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
O início do século XX Slides A vanguarda e os novos conceitos de arte
Vanguardas europeias A palavra vanguarda, ao pé da letra, significa o que está na expectativa, o que está aguardando alguma coisa ou acontecimento. Utilizamos.
Início do século XX Harriet – Literatura CursinhoHumanista
BIENAL DO MERCOSUL Turmas: 181, 182, 183 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
A ruptura e a inovação na arte
Salvador Dali Vida e Obra.
SURREALISMO.
Aula 2 – Expressionismo, Dadaísmo e Surrealismo
A Arte no Início do Século XX
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
VANGUARDAS EUROPÉIAS.
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
Surrealismo.
“A ÚLTIMA CEIA” Salvador Dali
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Trabalhando a ABSTRAÇÃO PROFESSORA CAMILE BACCIN 2º ANO.
Modernismo Contexto histórico progresso industrial;
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Conteúdos para recuperação – 8ª série - DEZ
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ESCUELA DE PINTURA AL AIRE LIBRE DO MÉXICO.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Modernismo Brasileiro
Surrealismo.
Movimentos modernos.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
ROMANTISMO.
Os estilos artísticos do início do século XX
1.
Prof. Sinval Farias.  1. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam suas emoções, sua história, seus.
SURREALISMO.
SURREALISMO No ano de 1924, em Paris, foi publicado o Manifesto surrealista – André Breton (1896 – 1966). Praticamente, foi neste movimento que o Dadaísmo.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Um diálogo entre Arte e Ciência
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
A mão.
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição.
UTAD Comunicação e Multimédia História das Artes Visuais Contemporâneas José Pinheiro, al54465.
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Surrealismo.
Vanguardas artísticas Exaltam a vida sobre as formas em que ela se apresenta.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Maria Jesus Sousa (Juca)
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
TEATRO SURREALISTA Cena do filme: Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.
Transcrição da apresentação:

Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes

O surrealismo foi o movimento artístico moderno da representação do irracional e do subconsciente. Suas origens devem ser buscadas no dadaísmo e na pintura metafísica de Giorgio De Chirico (1888-1978).  Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha

No surrealismo a imaginação se manifesta livremente, sem o freio do espírito crítico, o que vale é o impulso psíquico. Os surrealistas deixam o mundo real para entrar no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle. Prof.ª Caroline Bonilha

Salvador Dali Prof.ª Caroline Bonilha

Salvador Dali Prof.ª Caroline Bonilha

A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. O manifesto propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística. Para isso era preciso ter uma visão introspectiva de si mesmo e encontrar um ponto no espírito no qual a realidade interna e externa fossem percebidas isentas de contradições. Prof.ª Caroline Bonilha

A livre associação e a análise dos sonhos, ambos métodos da psicanálise freudiana, transformaram-se nos procedimentos básicos do surrealismo, embora aplicados a seu modo. Por meio do automatismo, ou seja, qualquer forma de expressão em que a mente não exercesse nenhum tipo de controle. Os surrealistas tentavam representar, por meio de formas abstratas ou figurativas simbólicas, as imagens da realidade mais profunda do  ser humano: o subconsciente. Prof.ª Caroline Bonilha

Rene Magritte Representação figurativa simbólica Prof.ª Caroline Bonilha

Juan Miró – representação abstrata Prof.ª Caroline Bonilha

O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e o Dadaísmo. No entanto, se os dadaístas propunham apenas a destruição, os surrealistas pregavam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases. Umberto Boccioni Futurismo Marcel Duchamo Dadaísmo - L.H.O.O.Q Prof.ª Caroline Bonilha

Exemplo de pintura romântica. Os surrealistas queriam atingir uma outra realidade, situada no plano do subconsciente e do inconsciente. A fantasia, os estados de tristeza e melancolia exerceram grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam dos românticos, embora sejam muito mais radicais. Exemplo de pintura romântica. Prof.ª Caroline Bonilha

A liberdade guiando o povo - Delacroix Prof.ª Caroline Bonilha

Características gerias do romantismo: Movimento Artístico que teve seu principal foco na Europa. Os artistas românticos procuraram se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão da personalidade do artista. Características gerias do romantismo:  * a valorização dos sentimentos e da imaginação;    * o nacionalismo;    * a valorização da natureza como princípios da criação artística;   Prof.ª Caroline Bonilha

Salvador Dali (1093 – 1989) Alguns Artistas Surrealistas Dalí explorou intensamente o Simbolismo em seu trabalho. Um dos exemplos mais famosos são os relógios fundidos que aparecem inicialmente em A persistência da memória, e que sugerem uma ligação com a teoria de Einstein sobre a relatividade do tempo. Prof.ª Caroline Bonilha

Dalí pintou suas obras mais famosas, na década de 1929-39, usando um "método crítico-paranóico" que ele mesmo imaginou. Este método envolvia várias formas de associações irracionais, notadamente imagens que variavam conforme a percepção do observador, de tal maneira que um grupo de soldados guerreando pudesse ser visto como o rosto de uma mulher. Uma característica distintiva da arte de Dalí é que, além de serem fantásticas, elas eram sempre pintadas com uma técnica "acadêmica" impecável e precisão "fotográfica" que a maioria dos artistas de vanguarda contemporâneos considerava fora de moda. Prof.ª Caroline Bonilha

A Persistência da Memória - 1931 Prof.ª Caroline Bonilha

Metamorfose de Narciso - 1937 Prof.ª Caroline Bonilha

O sono - 1937 Prof.ª Caroline Bonilha

Espanha - 1938 Prof.ª Caroline Bonilha

Crianças Geopolíticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem - 1943 Prof.ª Caroline Bonilha

Prof.ª Caroline Bonilha