Fauvismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Fauvismo O fauvismo foi um movimento artístico do começo do século XX. Teve inicio em 1901, embora tenha ganhado esta denominação somente em 1905.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A literatura e a pintura cubista e impressionista
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM/LINGUAGEM VISUAL: COR
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
O claro-escuro no Romantismo
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
Primeiros anos do século XX
A arte renascentista História.
6º ano 1º Volume.
Expressionismo Van Gogh – Noite Estrelada
O Impressionismo.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Fauvismo.
Cândido Portinari.
Expressionismo e Fauvismo
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
A Arte da primeira metade do século xx
Impressionismo.
Piet Mondrian.
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Impressionismo.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Cubismo ( ) O Cubismo foi o movimento artístico, iniciado por Georges Braque e FabIo Picasso. O Cubismo foi batizado pelo mesmo crítico que batizou.
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Os estilos artísticos do início do século XX
Fauvismo.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
Alterações na mentalidade e na cultura na 1ª metade do séc. xx
Música (1910) - Henri Matisse
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Fauvismo O termo Fauvismo deriva de “fauve” (fera selvagem), exclamação feita pelo crítico de arte Louis Vauxcelles perante a exposição de pintura do.
Arturo Elena foi influenciado por: Velázquez, el Greco, Rafael Mengs, René Gruau e Stefano Canulli.
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Movimento heterogêneo que se difundiu em diversos campos; Maior preocupação com a emoção do observador, e com o mundo interno; O autor expressa seus sentimentos.
ALL STAR & MONET.
IMPRESSIONISMO.
F FAUVISMO.
Fauvismo.
Transcrição da apresentação:

Fauvismo

FAUVISMO Em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista.

Princípios Os princípios deste movimento artístico eram: · Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos. · Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias. · A cor pura deve ser exaltada. · As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

CARACTERÍSTICAS DA PINTURA: · Pincelada violente, espontânea e definitiva; · Ausência de ar livre; · Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade; · Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas; · Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Principais Artistas: HENRI MATISSE (1869-1954), pintor francês, Nas suas pinturas ele não se preocupa como realismo, tanto das figuras como das suas cores. O que interessa é a composição e não as figuras em si, como de pessoas ou de naturezas-mortas. Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma. Dos pintores fovistas, que exploraram o sensualismo das cores fortes, ele foi o único a evoluir para o equilíbrio entre a cor e o traço em composições planas, sem profundidade. Foi, também, escultor, ilustrador e litógrafo.

Retrato de Madame Matisse, 1905

Harmonia em Vermelho,

A dança, 1º versão, 1909

A alegria de Viver

MAURICE DE VLAMINCK (1876-1958), pintor francês, foi o mais autêntico fovista, dizia: "Quero incendiar a Escola de Belas Artes com meus vermelhos e azuis." Adotou mais tarde estilo entre expressionista e realista.

ANDRÉ DERAIN (1880-1954), pintor francês, dizia: "As cores chegaram a ser para nós cartuchos de dinamite." Por volta de 1900, ligou-se a Maurice de Vlaminck e a Matisse, com os quais se tornou um dos principais pintores fovistas. Nessa fase, pintou figuras e paisagens em brilhantes cores chapadas, recorrendo a traços impulsivos e a pinceladas descontínuas para obter suas composições espontâneas.

RAOUL DUFY (1877-1953), pintor, gravador e decorador francês RAOUL DUFY (1877-1953), pintor, gravador e decorador francês. Contrastes tonais e a geometrização da forma caracterizaram sua obra. Impressionista a princípio, evoluiu gradativamente para o fovismo, depois de travar contato com Matisse. Morreu um ano depois de receber o prêmio de pintura da bienal de Veneza.