A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

A revolução científica do século xvii
Francis Bacon e John Locke
A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
A visão Grega da Ciência
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Caio B. G. C. 27/12/ Weil der Stadt - atual Alemanha. 15/11/ Regensburg. Astrônomo matemático.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
Metodologia Científica
Kant.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Galileu Galilei.
A Revolução Científica na Europa e a permanência da tradição
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves Andrade
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
RENASCIMENTO PARTE 2.
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
Professor: Diones Charles
Prof. Roberto de A. Martins
Prof. carlos eduardo saes moreno
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
Sir Isaac Newton ( ) A Natureza e as leis da Natureza
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Prof. Everton da Silva Correa
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
EX. 5 EX. 6 ou h = 88,4cm ± 0,6%.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Um Cientista na Terra da LUZ
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Bibliografia, obras e pensamentos
Física Grega (Aristotélica) - Thales, Aristóteles, Arquimedes, ...
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
A Filosofia e o mundo de René Descartes
Ano lectivo: 2012/2013 Disciplina: Matemática Professora: Paula Gaio Alunos: António Oliveira Bruno Santos Agrupamento de Escolas Serafim Leite.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
A mais antiga das ciências
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CIÊNCIA, CONHECIMENTO E MÉTODO CIENTÍFICO
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Revisão Mecânica e o Funcionamento do Universo
CURCEP 2014 ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER FÍSICA A
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
RENÉ DESCARTES. René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês. Durante a Idade Moderna, também era conhecido por seu nome latino Renatus.
PESQUISA NO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. [... ] não é lugar de certezas absolutas, exceto nas matemáticas, no qual sabemos exatamente as condições.
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
Francis Bacon.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Trabalho realizado por:
Johannes Kepler Observatório Nacional - Astrofísica Estelar 2007
WILLIAM SHACKESPEARE ( ) "Othello e Desdemona em Veneza"
Física Grega (Aristotélica) - Thales, Aristóteles, Arquimedes, ...
Metodologia da ciência: Filosofia e prática da pesquisa
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Metodologia do Trabalho Acadêmico
ARISTÓTELES E GALILEU.
Filósofos iluministas
Renascimento século XIII - Itália
Filosofia moderna.
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
A REVOLUÇÃO FILOSÓFICA PROF. SUDERLAN. A filosofia na era moderna transfere sua afinidade e lealdade à religião para a causa da ciência Bacon: (século.
História da Filosofia Moderna I Prof. Suderlan Relação de: Sujeito e objeto Realista: Consciência = substância = sujeito (em si) capta o significado do.
Ivã Gurgel Matematização da Natureza (em especial dos movimentos); Paradigma Mecanicista; Experimentação Técnica.
Transcrição da apresentação:

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

A Revolução científica: contexto Ascensão social da burguesia  valorização social dos artesãos Desenvolvimento do Capitalismo mercantil como principal modo de produção Reforma Protestante (Lutero, Calvino, ~ 1517 - 1555) valorização do trabalho Sagradas Escrituras são a única fonte do saber (rejeição à tradição da Igreja) a Natureza espelha o Plano do Criador

A Revolução científica: contexto Contra-reforma Católica (Tribunais da Inquisição; Jesuítas e Dominicanos) Combate ao Animismo (= Paganismo) e Antropomorfismo (= simpatias) Legitimidade de investigação do Plano de Deus Separação progressiva entre Homem e Mundo natural

A Revolução científica “todo o conhecimento e, especialmente, o da Filosofia Natural tende grandemente para o enaltecimento da glória de Deus no seu poder, providência e benefícios, aparentes e gravados nas suas obras, as quais, sem esse conhecimento, só serão contempladas através de um véu”. (Francis Bacon)

A Revolução científica: características EXPERIÊNCIA supera a RAZÃO (a razão subordina-se à experiência) (experimentalismo) “Matematização” da natureza = atitude realista substitui atitude instrumentalista no uso das Matemáticas (p/ Copérnico, a Terra deveria mover-se porque a Matemática o exige; ensino ministrado pelos jesuítas valorizava grandemente a Matemática (ensinavam-na nos últimos anos, em paralelo à Física e à Metafísica)

A Revolução científica: características Influência importante da tradição da magia natural (= manipulação de propriedades/ poderes ocultos naturais dos objetos)  casamento da filosofia natural e magia natural em nossa moderna visão científica do mundo. Filosofia mecânica e o Mecanicismo: primazia dos conceitos de forma, tamanho, quantidade e movimento (mensuráveis) sobre conceitos qualitativos (odor, sabor, finalidade, etc.).

A Revolução científica: características

Galileu Galilei (1564 - 1642) Nasceu em Pisa, filho de um compositor e musicólogo; estudos básicos com os jesuítas; estudou Medicina (sem entusiasmo) na Universidade de Pisa (não obteve o diploma); passa a dedicar-se mais intensamente à Matemática, Mecânica e Hidrostática; 1588 ocupa a cadeira de Matemática na Univ. de Pisa (35 anos); estudos s/ plano inclinado, atrito, queda livre;

Galileu Galilei (1564 - 1642) 1591 consegue uma cadeira de Filosofia Natural na Univ. de Pádua (ambiente acadêmico aberto - universidade estatal); faz pesquisas sobre balística (projéteis) e monta uma oficina de instrumentos científicos em sua casa; constrói um telescópio a partir de informações de terceiros (1609); 1610 publica Siderius Nuncius, relatando observações astronômicas feitas através do telescópio.

Galileu Galilei (1564 - 1642) Em 1610 muda-se para Florença (filósofo e matemático do grão-duque da Toscana, Cosimo de Medici); ambiente onde a Igreja exercia poderosa influência; sermões (de dominicanos) condenam os “matemáticos” e o copernicanismo; Galileu é advertido; em 1623 publica O ensaiador, livro sarcástico dedicado ao novo Papa, atacando um livro sobre os cometas (escrito por um jesuíta);

Galileu Galilei (1564 - 1642) Galileu consegue permissão para escrever sobre o sistema ptolomaico e o copernicano, o que resulta no Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, publicado em 1632; processo de Galileu em 1633: retratação, prisão domiciliar; 1638 publica (Leiden) os Discursos referentes a duas novas ciências ...

Francis Bacon (1561 - 1626) Nascido na Inglaterra, exerceu importante papel junto ao governo. fortíssimo crítico de Aristóteles, aprecia obras de filósofos gregos pré-socráticos (metáfora com “tesouros” e “madeira” num naufrágio). em 1620 publica Novum Organum, em que lança as bases de uma nova História Natural [ “formigas” (exclusivamente empíricos), “aranhas” (dogmáticos) e “abelhas” (verdadeiros filósofos naturais)]. ênfase no indutivismo, utilitarismo e empirismo.

Francis Bacon (1561 - 1626) New Atlantis (1627): Casa de Salomão = Royal Society a indução leva a novos conhecimentos, mediante: coleção sistemática de informações s/ um fenômeno; eliminação de possibilidades não relacionadas ao fenômeno; inferências (indutivas e dedutivas); objetivo final era o domínio completo da natureza pela descoberta de seus princípios e leis.

René Descartes (1596 - 1650) Nascido na França, filho de advogado, fez os estudos básicos numa escola jesuíta e diplomou-se em Direito na Universidade de Poitiers; na Guerra dos 30 anos (1618 -1648) envolveu-se em negócios militares, mas em 1628 demitiu-se de seu posto e mudou-se para os Países Baixos, onde permaneceu 21 anos formulando um novo esquema geral de conhecimentos e escrevendo suas obras;

René Descartes (1596 - 1650) em 1637 publica O Discurso do Método ; em 1644 publica Princípios de Filosofia: o Universo deve ser infinito; a matéria é divisível; rejeita o vácuo; Deus sempre conserva a mesma quantidade de matéria e de movimento (e se nenhuma força agir sobre ele, um corpo se moverá sempre na mesma direção, com a mesma velocidade, indefinidamente); em 1649 muda-se para a Suécia a convite da Rainha Cristina, e morre em 1650 de pneumonia.

Outros cientistas importantes Johanes Kepler (1571 - 1630): órbitas elípticas (1609) e leis dos movimentos planetários William Harvey (1578 - 1657): circulação do sangue (discípulos de Vessalius em Pádua) William Gilbert (1540 - 1603): bússolas e magnetismo terrestre (alma magnética)