A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Os Pré-Socráticos e a Especulação Racional CEAP – 2010 Disc. Metodologia da Pesquisa Profº Luiz Alberto C. Guedes

2 1. Os Pré-Socráticos e a Especulação Racional
O QUE SÃO AS COISAS DE QUE SÃO FEITAS COMO SÃO FEITAS DE ONDE VÊM ?

3 2. Abordagem Platônica–(429 – 348/9 a. C
2. Abordagem Platônica–(429 – 348/9 a.C.) → O Real não está na empiria, mas nas idéias, que contêm a essência e os modelos. A forma (aparência...) mostra como as coisas são, não o que elas são. O Real é o pensado, o intuído.

4 Duplo processo de construção do conhecimento.
3. Aristóteles – ( a.C.) → na sua metafísica é o 1º a suprimir o “mundo platônico das idéias”. Duplo processo de construção do conhecimento.   1º) Percepção pelos sentidos → generalização pela intuição. 2º) Demonstração → a partir das bases conceituais da 1ª fase.

5 → A base do conhecimento era a resposta a “o que é”, o “por que é”.
→ Para Aristóteles o conhecimento verdadeiro deve satisfazer os critérios da justificação lógica:  Deve ser demonstrado com argumentos que sustentem a certeza, que tornem evidente a sua aceitação em função da coerência lógica de suas afirmações com os princípios universalmente aceitos. (verdade sintática).

6 → Aristóteles sistematizou o modelo cosmológico no qual os seres desse universo estavam divididos em três grandes planos: 1º) O Mundo Físico Terrestre → O Sublunar. 2º) O Mundo Físico Celeste → O Supralunar. 3º) A Substância divina supraceleste: - Deus.

7 4. BACON (1561 – 1626) → Indução e Empirismo.
Experimentação Seu Método Formulação de Hipóteses Científico Repetição da Experimentação consistia em por outro cientista Repetição do experimento para testagem das hipóteses Formulação das Generalizações e leis

8 5. GALILEU (1564 – 1642) → O experimento e a Revolução Científica.
Critério de verdade, para a ciência moderna, passaria a ser o da correspondência entre o conteúdo dos enunciados e a evidência dos fatos (verdade semântica).  O Método Silogístico Grego foi substituído pelo método Científico Experimental, introduzindo a matemática e a aritmética como linguagens as Ciências e o teste quantitativo experimental das suposições teóricas como o mecanismo necessário para avaliar as hipóteses e determinar a verdade científica.

9 6. NEWTON (1642 – 1727) → O Método Indutivo e o surgimento do Positivismo.
Consolidação do Método Científico, popularizado como Indutivo-Confiável. A interpretação newtoniana de Método Científico era indutiva e positivista.

10 Não admitia trabalhar com hipóteses apriorísticas, diferindo de Galileu:
Toda hipótese deveria ser extraída da experiência pela indução.

11 Em Física, toda proposição deveria ser tirada dos fenômenos pela observação e generalizada por indução. A Ciência caberia aceitar apenas as que evidenciassem a certeza confirmada pelas provas empíricas produzidas pelo método experimental.

12 ESQUEMA DO MÉTODO CIENTIFICO INDUTIVO – CONFIRMAVÉL
Observação dos elementos que compõem o fenômeno. → Análise da relação quantitativa existente entre os elementos que compõem o fenômeno → Indução de hipóteses quantitativas → Teste experimental das hipóteses para a verificação confirmabilista → Generalização dos resultados em lei

13 RESUMO ESQUEMÁTICO DO MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO
CONHECIMENTO – OBSERVAÇÃO FATOS, FENÔMENOS...PRÉVIO (Referencial Teórico) (Percepção Significativa) Imaginação PROBLEMA CONTEXTO de Criativa (Dúvida) Descoberta HIPÓTESES   Testagem de hipóteses (observação descritiva ou experimentação) Intersubjetividade e Falseabilidade  Interpretação e Avaliação da Contexto de da Testagem das Hipótese Justificação Rejeição das Hipóteses Confirmação das Hipóteses Nova Teoria Novo Problema

14 Obrigado!


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google