Programação I Aula 1 Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 2/3/2009.

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Transcrição da apresentação:

Programação I Aula 1 Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 2/3/2009

Classe e Objeto Classe denominação para um conjunto de objetos onde os objetos se “enquadram” uma unidade de organização para sistemas de software abrange atributos e operações programas orientados a objetos são organizados por meio de classes [de objetos] Objeto qualquer “coisa” do mundo real uma entidade física ou abstrata que faça sentido num contexto analisado uma instância de uma classe se caracteriza pelos atributos que possui e operações que pode realizar

Classe e Objeto Representação gráfica de uma classe pela UML (Unified Modeling Language) Nome da Classe Atributos Métodos Membros de uma classe

Classe e Objeto Sintaxe de uma classe em java modificadores class nome da classe { atributos métodos }

Classe e Objeto Atributo Representam os dados que cada objeto da classe irá guardar. É a característica do objeto (conhecimento) Métodos São funções ou ações que um objeto pode executar sobre os seus atributos ou para propósitos gerais (comportamento)

Classe e Objeto Identificador (nome para os atributos/métodos/classes) É composto por qualquer quantidade de letras, dígitos e os sinais _ e $, sendo que o primeiro deve ser uma letra ou um dos dois sinais (_ e $). Java é case-sensitive, portanto, Aluno é diferente de aluno. Cuide com palavras reservadas (class, private, void, String,...) Lembrem-se: Na maioria dos casos, para o atributo, teremos um método “getter” (retorna a informação) e um método “setter” (atribui informação). Ex: getNome(), setNome(String nome) Procurem colocar sempre o atributo e o método em minúsculo (o java é case-sensitive) Para atributos/métodos com nome composto, a primeira palavra em minúsculo e, para as demais, a primeira letra em maiúsculo: numeroContrato, dataNascimento,...

Classe e Objeto Pessoa nome altura peso getNome() setNome() getAltura() setAltura() getPeso() setPeso() calculaIMC() getIMC() Em java teremos: Classe class Pessoa { nome; altura; peso; getNome() {} setNome() {} getAltura() {} setAltura() {} getPeso() {} setPeso() {} getIMC() {} calculaIMC() {} } Em java ocorrerá erro, pois as instruções estão incompletas!

Classe e Objeto Visibilidade As classes não vivem em isolamento. É importante determinar o nível de “visibilidade” dos membros em relação às demais classes Private (-) Membro está “visível” apenas na própria classe Na dúvida, utilize sempre “private” Normalmente é utilizado em “atributos” Public (+) Indica que o membro é acessível a partir de qualquer outra classe Normalmente é utilizado em “métodos” Protected (# ou um desenho de uma chave) O membro está “visível” para as sub-classes (veremos adiante) Package/Default (~) O membro está “visível” para as classes do mesmo pacote (Programação II) Todo membro de uma classe é sempre acessível dentro da própria classe.

Classe e Objeto Pessoa +nome - altura - peso + getNome() + setNome() + getAltura() + setAltura() + getPeso() + setPeso() - calculaIMC() + getIMC() Em java teremos: Classe public class Pessoa { public nome; private altura; private peso; public getNome() {} public setNome() {} public getAltura() {} public setAltura() {} public getPeso() {} public setPeso() {} private calculaIMC() {} public getIMC() {} } Em java ocorrerá erro, pois as instruções estão incompletas! Classe terá visibilidade

Classe e Objeto Tipos de dados Em java temos os tipos de dados que permitem definir QUAL TIPO DE INFORMAÇÃO um determinado atributo terá (ou um método retornará): int (números inteiros) double (números com casas decimais) String (texto ou nomes) Existem outros tipos de dados que diferenciam-se em relação ao potencial de armazenamento long, short, byte, float, entre outros. Métodos que não retornam informação (normalmente são os métodos “setters”) utilizam a palavra reservada void, que diz ao java: NÃO RETORNE INFORMAÇÃO Void não é um tipo de dado!

Classe e Objeto Pessoa +nome: String -altura: double -peso: double + getNome(): String + setNome(): void + getAltura(): double + setAltura(): void + getPeso(): double + setPeso(): void - calculaIMC(): double + getIMC(): double Em java teremos: Classe public class Pessoa { public String nome; private double altura; private double peso; public String getNome() {} public void setNome() {} public double getAltura() {} public void setAltura() {} public double getPeso() {} public void setPeso() {} private double calculaIMC() {} public double getIMC() {} } A estrutura de uma classe em java está definida! Precisaremos implementar os métodos!

Classe e Objeto Declaração de variáveis em JAVA Sintaxe: tipo nome; ou tipo nome1, nome2,..., nomeN; Exemplos: int i; String nome, endereco; Pessoa p1; (note aqui que estamos definindo uma variável chamada “p1” que é da classe Pessoa)

Classe e Objeto Atribuições de variáveis em JAVA Sintaxe: Nome da variavel = informação; Exemplos: i = 3; endereco = “Avenida Unisinos, 950”; Podemos também definir e atribuir variáveis: int i = 3; String endereco = “Avenida Unisinos, 950”;

Classe e Objeto Criando Objetos em java Declaramos a variável com o tipo da classe que objeto corresponderá Criamos o objeto (INSTANCIAMOS) utilizando a palavra reservada new Exemplo Pessoa p1; (declara a variável do tipo Pessoa que é a nossa classe) p1 = new Pessoa(); (Aloca memória do computador para o novo objeto, ou seja, estamos INSTANCIANDO. Neste momento, a variável p1 terá um objeto do tipo Pessoa) Podemos definir e atribuir dessa forma (dois em um): Pessoa p1 = new Pessoa();

Classe e Objeto Diagrama de Objetos nome: “João da Silva” altura: 1.80 peso: 80.0 Pessoa1 nome: “Paulo Tricolor” altura: 1.75 peso: 70.0 Pessoa2 p1 p2 Pessoa p1 = new Pessoa() p1.setNome(“João da Silva”); p1.setAltura(1.80); p1.setPeso(80.0); Pessoa p2 = new Pessoa() p2.setNome(“Paulo Tricolor”); p2.setAltura(1.75); p2.setPeso(70.0); EM JAVA TEREMOS:

Classe e Objeto Referências bibliográficas HORSTMANN, C. Big Java. Bookman, DEITEL, H. M.; DEITEL, Paul J. Java: como programar. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2006.