EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTÉTICA 1.
Advertisements

Características da liberdade em Sartre
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
JESUS: DEUS CONOSCO Jesus revelou Deus no escondimento
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO EXISTENCIALISMO
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
PRECURSORES DO EXISTENCIALISMO
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Aconselhamento Psicológico numa visão fenomenológico-existencial
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
OS QUATRO COMPROMISSOS
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
24 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
O existencialismo de Sartre
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
A QUESTÃO DA LIBERDADE Colégio Adventista da Cohab
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Teorias do conhecimento
Existencialismo – Parte II
Culpado ou inocente?.
O que é esclarecimento Simone Nardi.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
“Deus não sente amor, Deus não tem amor, Ele é amor, essa é a sua natureza, a sua essência”
A Filosofia Existencialista
JEAN PAUL SARTRE.
Immanuel Kant
Filosofia O que é filosofia?.
FILOSOFIA.
Somos realmente livres? Cap 19 – pág 236 a 245
Aulas Específicas Filosofia A Aulas 5 e 6
O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)
À responsabilidade solidária…
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
LEI DE LIBERDADE E IGUALDADE NA SOCIEDADE
"AMOR UM SENTIMENTO OU SOMENTE AÇÃO"?
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
DESENCARNAÇÃO A vida futura
Immanuel Kant.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
DEUS… posições, respostas, inquietações.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Positivismo Positivo = fatos concretos, demonstrações lógicas Todo enunciado que não se refira a um objeto concreto não tem sentido real. Lei dos Três.
Danúbia Carol, Elisabeth G., Jonas Dill
A angústia segundo Sartre
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
JEAN-PAUL SARTRE ( ) O EM-SI E O PARA-SI, O SER E O NADA.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
John Locke ( ).
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Heidegger cita Novalis:
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
“O SER-PARA-A-MORTE, EXISTÊNCIA INAUTÊNTICA E EXISTÊNCIA AUTÊNTICA”
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
O conhecimento Spinoza.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
PROCASTINAÇÃO. PROCASTINAÇÃO Como compreender e vencer a procrastinação.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
Transcrição da apresentação:

EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado. Esta corrente não se forma como conseqüência de um raciocínio como outras ( leia-se racionalismo, empirismo ), mas como uma escolha antecipada. “É impossível luta com o que a alma escolheu”.

Os homens que vivem de um modo inconsciente não têm existência. O pensamento marxista critica o existencialismo, acusando-o de obscurecer o lado luminoso da vida e destacar a sordidez humana. Uma vez admitida a repugnância humana, o ser humano estaria descompromissado da solidariedade e da ação social.

O cristianismo acusa o existencialismo de deixar o homem em um estado de gratuidade, onde tudo é permitido, pois se não existe Deus não há como condenarmos uns aos outros. Sartre ( o representante oficial ) responde às críticas.

Pessimismo X otimismo. Ao nos depararmos com algo injusto, segundo a concepção existencialista , pensaremos ‘isto é humano’. Mas isto não significa uma concepção pessimista, ao contrário, é visão otimista: se é humano, posso ou não praticar este ato – não há nada além de mim mesmo que me compele a isto.

Sartre destaca a matriz atéia e a matriz católica ( Assume a posição atéia). Existência precede a essência. ( Comum a todos as escolas existencialistas ). Kant defendia a essência antes da existência, por exemplo. Mas segundo os existencialistas, o homem existe no mundo, surge no mundo, para depois se definir. O homem é um projeto.

Angústia. Ao perceber que sua escolha envolve não apenas a si mesmo, mas toda a humanidade e que a responsabilidade dessa escolha é inteiramente sua, se sentirá angustiado.

Má fé. Ao atribuir sua responsabilidade a outrem, estamos escolhendo a mentira não só para a própria existência, como para todos os homens. Mas segundo Sartre, isto não impede o homem de agir como disseram os marxistas, pelo contrário implica em ação. A má fé da mentira, no sentido de que a má fé não trata de um comportamento que o sujeito adota contra outro sujeito, mas sim, contra ele próprio.

Possibilidade de inventar – liberdade. O outro é condição para nossa existência. Não somos nada sem o reconhecimento do outro. Sartre ( o representante oficial ) rebate as críticas que acusam o existencialismo de pregar uma escolha gratuita. Volta a dizer que uma escolha implica um compromisso com toda a humanidade, já que toda escolha é um compromisso.

Má fé. Ao atribuir sua responsabilidade a outrem, estamos escolhendo a mentira não só para a própria existência, como para todos os homens. Mas segundo Sartre, isto não impede o homem de agir como disseram os marxistas, pelo contrário implica em ação. A má fé da mentira, no sentido de que a má fé não trata de um comportamento que o sujeito adota contra outro sujeito, mas sim, contra ele próprio.

Possibilidade de inventar – liberdade. O outro é condição para nossa existência. Não somos nada sem o reconhecimento do outro. Sartre ( o representante oficial ) rebate as críticas que acusam o existencialismo de pregar uma escolha gratuita. Volta a dizer que uma escolha implica um compromisso com toda a humanidade, já que toda escolha é um compromisso.

Deus. Sartre pretende que o homem enxergue que, independente de Deus existir ou não, este não é o ponto fundamental, é necessário que o homem compreenda que nada poderá livra-lo dele próprio, nem mesmo a concretude de Deus.

“O existencialismo não é tanto um ateísmo no sentido em que se esforçaria por demonstrar que Deus não existe. Ele declara, mais exatamente:mesmo que Deus existisse, nada mudaria, eis nosso ponto de vista. Não que acreditamos que Deus exista, mas pensamos que o problema não é de sua existência, é preciso que o homem se reencontre e se convença de que nada pode salvá-lo dele próprio, nem mesmo uma prova válida da existência”.

Para o existencialismo o homem é um ser livre para escolher. Por ser livre para escolher, o homem é conseqüentemente responsável por suas escolhas. Livre e responsável o homem é aquele que tem a incumbência de criar a si próprio sem certezas e garantia.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Existência - A existência vai designar o modo de ser desse existente humano no mundo. Essência - No existencialismo a essência não determina o homem. O homem, como um eterno “vir a ser” , não possui uma essência, pelo contrário, ele é quem se constrói na medida em que existe de forma livre.

Liberdade - O homem é um ser livre. Escolha - A existência humana é uma seqüência infindável de escolhas. Risco - Toda e qualquer escolha que o homem se veja tendo que fazer é um risco. Ele não sabe ao empreender a empreitada se aquela escolha é a melhor ou se é a certa.

Responsabilidade - Como vimos anteriormente, se o homem é livre para escolher o que quiser, é também responsável pela opção que fez. Angústia Existencial - O homem vivencia a angústia quando se vê confrontado com sua existência humana, principalmente com a possibilidade que temos de não-ser.

Solidão - O homem nasce, morre e vive só. Morte - A morte é a possibilidade do fim de todas as possibilidades. É a possibilidade absoluta onde o homem se depara com o inevitável, o incondicional e o intransponível.

Sentido da vida - O homem passa uma parte enorme de sua existência em busca de um sentido para sua vida. Autenticidade e Inautenticidade - A autenticidade é a própria busca por si mesmo, a busca por tudo aquilo que o aproxima mais e mais de sua condição de humano e diferente do outro, dos animais e das coisas.

Culpa Existencial - O homem se sente culpado sempre que se afasta de suas possibilidades existenciais. Subjetividade - A subjetividade é tudo aquilo que é pessoal, individual, que pertence ao indivíduo como ser único e apenas a ele.