A VINDA DE JESUS Lição 1 4 de abril de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Advertisements

A Boa notícia de Deus aos homens
CRISTOLOGIA I DEUS SE REVELA.
A uma Virgem… e o nome da Virgem era MARIA.. Ao sexto mês, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré…
A INFÂNCIA DE JESUS.
Nos relatos da Infância de Jesus
Nascimento de Jesus.
Nos relatos da Infância de Jesus
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
O nascimento de Jesus Mateus 1: 22 e 23
O SENTIDO DO NATAL “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será seu nome Emanuel”.
Um Breve Estudo No Evangelho Segundo Marcos
Uma Morada para o Senhor
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
Depois de meditar na santa vida de São José, rezemos a Ladainha e a oração da capa, e façamos o nosso pedido.
A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO
A festa que a Igreja celebra no dia dois de fevereiro, tem os nomes de Nossa Senhora das Candeias e Apresentação de Jesus Cristo no templo. É hoje o.
Personagens bíblicas. Advento.
Maria Visita sua prima Isabel
Rainha dos Profetas.
Mãe do Salvador.
Nossa Senhora das Candeias e Apresentação do Senhor no Templo
Então é Natal.
A Igreja celebra o nascimento de João como acontecimento sagrado: não há nenhum, entre os nossos antepassados, cujo nascimento seja celebrado solenemente.
Maria a Bem-Aventurada
O Anjo e Maria.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
1.
Maria Mãe da Eucaristia
Nascimento de Nosso Senhor Jesus
Apresentação de Jesus no Templo
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
O PROFETA MIQUÉIAS PROFETIZA SOBRE O NASCIMENTO DE JESUS
A Modéstia e obediência a Deus
Mensagem Natalina : Jesus é a nossa Paz! Miquéias 5: 2,4,5.
“A saudação do anjo: Alegre-te, cheia de graça. O Senhor está contigo
Destacaremos no início desta série duas questões que vejo como problemáticas:
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro...
MARÇO 2015 TEMA: TESTEMUNHO.
A PRIMEIRA VINDA DE JESUS
O nascimento de Jesus (Lucas 2:1-20)
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
IGREJA CRISTÃ MARANATA
Maria a escolhida de Deus
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
A verdadeira conversão
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
MIQUÉIAS PROFETIZOU SOBRE O LUGAR DO NASCIMENTO DE JESUS “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será.
QUEM É JESUS CRISTO? Lição 3 18 de abril de 2015.
Mês de junho, Coração de Jesus e Maria.
A B C Lucas, à princípio, foi um dos seguidores de Jesus. Tempos depois, foi integrado ao seleto grupo dos doze discípulos, passando a auxiliar o Mestre.
“Hoje apareceu para nós o Salvador, que é Cristo Senhor”. Divisaram os profetas este dia, à distância de séculos, e o descreveram.
“ O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz” Mt 4.16.
LIÇÃO 2 - O NASCIMENTO DE JESUS
CARTA ESCRITA POR LUCAS PARA TEÓFILO
Uma mulher cheia de Graça!
Apresentação de Jesus no Templo
O Nascimento de Jesus.
Escola Bíblica Dominical
TEXTO BÍBLICO: “ EE tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, Dizendo: Onde está.
encontros com meu amigo jesus
elevesuavida.com Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Pv
7º Ano de Catequese Projeto + Paróquia de Vandoma.
O Nascimento do Senhor “Dorme, doce infante” ORATÓRIO DE NATAL de J.S Bach. A música que escutamos corresponde ao Nº19 (9’20): “Dorme, doce infante” Missa.
Ciclo A Domingo IV do Advento 22 de Dezembro de 2013 Detalhes da capela “Redemptoris Mater” do Papa João Paulo II. Prenda do Colégio Cardinalício ao Santo.
Oremos escutando “Jesus se entregou” de Tomás L. de Victoria Regina.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
Transcrição da apresentação:

A VINDA DE JESUS Lição 1 4 de abril de 2015

OS EVANGELHOS SINÓTICOS São conhecidos como «sinóticos» (ou relacionados) aos três primeiros evangelhos, cujo conteúdo é muito similar. Cada um dos evangelistas redigiu seu evangelho – sob a inspiração do Espírito Santo– pensando em distintas audiências. Mateus Escreveu a um público JUDEU Marcos Escreveu a um público ROMANO Lucas Escreveu a um público GREGO

O EVANGELHO DE LUCAS Quem foi Lucas (Colossenses 4:14)? Um médico gentio que acompanhou a Paulo em várias de suas viagens missionárias. É o único autor não judeu que escreveu um livro da Bíblia. A quem escreveu seu evangelho (Lucas 1:1-3)? A Teófilo, um gentio distinto. Também o escreveu um segundo livro, «Atos dos Apóstolos» (Atos 1:1). Como preparou o material para escrever o evangelho (Lucas 1:1-3)? Investigando com diligência e interrogando a testemunhas oculares. Com que motivo o escreveu (Lucas 1:4)? Para reforçar a verdade em seus leitores.

JOÃO JESUS ANÚNCIO DUPLO O evangelho de Lucas começa com o anúncio de dois nascimentos milagrosos vinculados entre si e, em muitos aspectos, similares. Comparemos Lucas 1:5-25 com Lucas 1:26-38. Sua mãe não podia ter filhos. Era demasiado idosa. Gabriel anunciou seu nascimento. O anúncio foi recebido com assombro. Zacarias interrogou o anjo com dúvida. Gabriel indicou seu nome. Seria grande. Preparou o caminho do Messias. JOÃO Sua mãe não podia ter filhos. Era virgem. Maria interrogou o anjo com fé. Ele era o Messias, o Filho de Deus. JESUS

A MISSÃO DE JOÃO «E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.» (Lucas 1:16-17) Depois de 400 anos de silêncio, aparecia um profeta de novo no meio de Israel. A principal missão de João era «preparar… um povo bem disposto» para que aceitasse o Messias, o Salvador.

Como reagiu Maria diante do anúncio de sua maternidade? A FÉ DE MARIA «Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.» (Lucas 1:30-31) Como reagiu Maria diante do anúncio de sua maternidade? Ela sabia que era humanamente impossível que fosse mãe, pois era virgem. Aceitou com fé as palavras de Gabriel: «nada há impossível para Deus» (Lucas 1:37); e se submeteu a vontade divina (Lucas 1:38). Não importam as dúvidas que possamos ter, Deus tem resposta para elas. Ele pode fazer realidade aquilo que para a lógica humana é impossível.

Ali, Maria deu à luz a Jesus (v. 6-7). O NASCIMENTO DE JESUS «E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.» (Lucas 2:7) O capítulo 2 de Lucas apresenta o nascimento de Jesus dentro do marco da história. Jesus não é um mito ou um personagem irreal, é uma pessoa real que viveu num momento histórico concreto. No ano 8 a.C., Augusto César decretou um censo em todo o império romano (v. 1). O cumprimento deste censo requeria que cada um viajasse ao lugar de seu nascimento (v. 3). José (em algum momento anterior a 4 a.C.) desceu a Belém para ser registrado (v. 4) e levou consigo a Maria (v. 5). Ali, Maria deu à luz a Jesus (v. 6-7).

O ANÚNCIO DOS ANJOS «E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.» (Lucas 2:10-11) O anúncio do anjo aos pastores está cheio de significado para os crentes: «Grande gozo… para todo o povo»: As boas novas do evangelho são para todos. «Vos nasceu… um Salvador»: Jesus é o Salvador do mundo. «É CRISTO o Senhor»: Jesus é o Senhor, Deus Onipotente. Deus mesmo condescendeu em fazer-se homem, e nascer na condição mais humilde. «De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz» (Filipenses 2:5-8)

JESUS É APRESENTADO NO TEMPLO «E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor» (Lucas 2:21-22) Como fieis devotos, José e Maria cumpriram as normas designadas pela «lei de Moisés»: Circuncidar o menino aos oito dias de seu nascimento. «e ao oitavo dia se circuncidará o menino» (Levítico 12:3). Aos 40 dias de seu nascimento, apresenta-lo ao Senhor. «Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa» (Levítico 12:8).

A PROFECIA DE SIMEÃO «Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação,» (Lucas 2:29-30) No templo, Simeão tomou o menino nos braços e profetizou sobre ele. Em sua profecia se destacam varias verdades importantes (Lucas 2:29-35) A salvação é em Jesus: «os meus olhos viram a tua salvação» (v. 30) A salvação vem de Deus: «A qual preparou» (v. 31) A salvação é para todos: «Luz para revelação aos gentios, e glória de teu povo Israel» (v. 32) A salvação exige uma decisão: «está posto para queda e para levantamento de muitos» (v. 34) A salvação passa pela cruz: «uma espada traspassará tua própria alma» (v. 35)

«Ao ponderar sobre a encarnação de Cristo na humanidade, ficamos estupefatos diante de um mistério insondável, que a mente humana não pode compreender. Quanto mais meditamos nele, mais estupendo parece ser. Quão amplo é o contraste entre a divindade de Cristo e o indefeso bebê na manjedoura de Belém! Como podemos transpor a distância entre o poderoso Deus e uma criança indefesa? E, no entanto, o Criador dos mundos, Aquele em quem habitava corporalmente a plenitude da Divindade, Se manifestou no indefeso bebê na manjedoura. Muito mais elevado do que qualquer dos anjos, igual ao Pai em dignidade e glória, e, contudo, revestido da humanidade! A divindade e a humanidade combinaram-se misteriosamente, e o homem e Deus tornaram-se um. É nessa união que encontramos a esperança de nossa raça decaída.» E.G.W. (Exaltai-O, 2 de março)