CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Memórias de um Sargento de Milícias
Advertisements

Vidas secas (1938) GRACILIANO RAMOS
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO.
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
Capitães da Areia LITERATURA Autor: Jorge Amado Publicação: 1937
Como surgiu o Modernismo?
Jorge Amado Apresentação I
CAPITÃES DE AREIA JORGE AMADO ESTRUTURA DA OBRA Apresentação III
MODERNISMO BRASILEIRO
Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores,
Jorge Amado Itabuna / Salvador 2001.
Memórias de um Sargento de Milícias
A prosa no romantismo.
MODERNISMO
CAPITÃES DA AREIA Jorge Amado.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO
Literatura - Prof. Hélia
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
ROMANTISMO NO BRASIL ROMANCE E TEATRO
Evolucionismo Positivismo Socialismo Determinismo Pessimismo
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Raul Pompeia.
ROMANTISMO.
Vidas secas Luiza Monteiro.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Professora: Aíla Rodrigues
Professsora: Aíla Rodrigues
MODERNISMO segunda fase(1930/1945)
Cultura Afro - Brasileira
Contexto Histórico e Sociocultural em que se passa o Livro
Modernismo – 2ª Fase (1930 a 1945) Prosa Regionalista
OS DESVALIDOS – FRANCISCO DANTAS Elza Ferreira Santos.
JORGE AMADO Salvador.
Cultura Afro - Brasileira
Capitães da Areia Jorge Amado
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Revisão – professora Margarete
Prosa Modernista.
Luiza Monteiro.
REALISMO.
Eça de queiros.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
JORGE AMADO.
Capitães da Areia Jorge Amado.
Principais autores e obras.
ROMANTISMO BRASIL SÉCULO XIX.
Literatura Brasileira
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
AUTORES QUE MERECEM DESTAQUE. Lygia Fagundes Telles (1923)
2ª FASE DO MODERNISMO BRASILEIRO (1930 – 1945)
A Prosa Romântica Brasileira
JORGE AMADO Salvador.
Modernismo no Brasil A literatura passou a ser voltada para as raízes nacionais; Considera-se o homem como um ser de conflitos interiores e traços emocionais;
Vidas Secas.
Capitães da Areia Estrutura e Enredo.
Jorge Amado Itabuna, BA, 1912 – Salvador, Obra: 2 fases 1ª Fase: Sociológica Militância Política: PCB Preso em 36, 39 e 42.
Jorge Amado Itabuna, BA, 1912 – Salvador, Infância Grapiúna: Ilhéus - BA Geração de 30.
Capitães da Areia Jorge Amado ( ) Ano de Lançamento da Obra: 1937.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
CONCEPÇÃO SOBRENATURAL DE SAÚDE E DOENÇA Agatha Cosmo Emili Nakada Gabriela Dias Lívia Sato Stefanie Martins.
Valéria Lima Capitães de Areia - Jorge Amado -.
RACHEL DE QUEIROZ ( ) – POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS – RJ.
Transcrição da apresentação:

CAPITÃES DA AREIA 1937 JORGE AMADO

JORGE AMADO MAIS LIDO E MAIS FAMOSO ESCRITOR BRASILEIRO DO SÉCULO XX REGIONALISMO URBANO DESTACANDO ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS DA BAHIA ADAPTAÇÕES DE GRANDE SUCESSO PARA O TEATRO, CINEMA E TELEVISÃO.

FICHA DE LEITURA ESTRUTURA 1ª PARTE = Cartas à redação (uma reportagem e cinco cartas, todas fictícias) 2ª PARTE = “Sob a lua, num velho trapiche abandonado” (11 capítulos) 3ª PARTE = “Noite da grande paz, da grande paz dos teus olhos” (08 capítulos) 4ª PARTE = “Canção da velha Bahia, canção da liberdade” (08 capítulos)

ESTILO E LINGUAGEM ESTILIZAÇÃO LITERÁRIA DA ORALIDADE POPULAR EXPLORAÇÃO DO LIRISMO (PROSA POÉTICA) SÁTIRA PARÓDICA DA LINGUAGEM POMPOSA REGISTRO COLOQUIAL CULTO (NARRADOR) REGISTRO COLOQUIAL POPULAR (PERSONAGENS)

FOCO NARRATIVO A narrativa é feita em 3ª pessoa, com um narrador externo e onisciente que assume uma postura engajada de esquerda em defesa dos pobres e da liberdade. Justaposição de ações circunstanciais denunciando as injustiças sociais ligadas às crianças abandonadas e à pobreza. Narrativa dinâmica com ênfase em episódios de ação (ecos românticos)

ESPAÇO A ação se passa basicamente no espaço urbano enfatizando o regionalismo em aspectos físicos, sociais e culturais de Salvador, Bahia. TEMPO Ação concentrada entre o verão e o inverno de 1928, com pequenas incursões no tempo psicológico das personagens.

TEMÁTICA GÊNERO A infância abandonada A miséria e a solidariedade dos pobres A opulência e a insensibilidade social dos ricos A discriminação da cultura e da religiosidade popular A luta e a conscientização política dos marginalizados GÊNERO ROMANCE SOCIAL E ROMANCE DE FORMAÇÃO NEORREALISMO REGIONALISTA REALISMO SOCIALISTA

PERSONAGENS AS PERSONAGENS DE CAPITÃES DA AREIA SÃO TÍPICAS E PRATICAMENTE PLANAS, ANALISADAS BASICAMENTE A PARTIR DE SUAS AÇÕES E REAÇÕES A UMA REALIDADE SÓCIO ECONÔMICA CULTURAL A QUE ESTÃO SUBMETIDAS.

PERSONAGENS PEDRO BALA Líder do bando, exemplo de coragem e solidariedade na luta pela liberdade e justiça social. Vira líder de esquerda. DORA Menina e mulher. Amparo lírico maternal para os meninos abandonados. PROFESSOR Lê histórias para os companheiros. Vira artista plástico para retratar as injustiças sociais. JOÃO GRANDE Negro forte e de bom coração. Embarca em um navio para seguir sua sina de pobre e ignorante. SEM PERNAS Manco e feio, desprezado e humilhado não consegue vencer o ódio que carrega e comete suicídio. VOLTA SECA Afilhado e admirador de Lampião, vira jagunço e dá vazão ao seu ódio vingativo até ser preso PIRULITO Vocação eclesiástica baseada no amor e temor a Deus. Vira sacerdote. GATO Bonito e elegante, vira jogador vigarista e explorador de mulheres

PERSONAGENS BOA VIDA Vive o presente sem preocupações, vira malandro e compositor de sambas populares. BARANDÃO Substitui Pedro Bala na liderança dos Capitães da Areia. Padre José Pedro = Solidário com o drama das crianças, mas impotente para mudá-lo. Querido-de-Deus = Pescador e mestre de capoeira João de Adão = Líder dos estivadores Don’Aninha = Mãe de santo, amiga e protetora das crianças Alberto = Universitário de esquerda que influencia o destino de Pedro Bala Delegado da Polícia e Diretor do reformatório = Responsáveis oficiais pela repressão e castigos impostos aos meninos abandonados. .