A escultura e pintura neoclássica em Portugal História da Cultura e das Artes
Trabalhou juntamente com António Canova; Esculpiu estátuas de rostos esfíngicos e com pormenores nos pregueados das roupagens; Contribuiu para a decoração escultórica do Palácio da Ajuda; As suas principais obras foram o Monumento a D. Maria I e a estátua do futuro D. João VI (Hospital da Marinha em Lisboa). João José de Aguiar (1769-1841) Escultor Neoclássico
A pintura neoclássica em Portugal A pintura neoclássica em Portugal viveu da contribuição de artistas nacionais e estrangeiros; Desenvolveu-se devido ao trabalho essencial de dois pintores – Vieira Portuense e Domingos Sequeira; A pintura neoclássica em Portugal
Francisco Vieira, Vieira Portuense Absorve influências de pintores como Carraci e Ticiano; Influenciado pela pintura inglesa pré-romântica pela riqueza cromática das paisagens e os pormenores dos retratos; Notabilizou-se pelas representações de figuras religiosas; Preocupou-se pelo desenho rigoroso e linear e pelo tratamento da luz de modo a modelar as suas personagens. Francisco Vieira, Vieira Portuense (1768-1837) Nasceu na cidade do Porto; Beneficiou dos ensinamentos do seu pai e do rico ambiente artístico existente na cidade do Porto; Em 1789 recebe uma bolsa de estudo e viaja para Roma onde recebe formação do pintor Domenico Corvi. Torna-se "primeiro-pintor da câmara da corte“ e participa na decoração pictórica do Palácio da Ajuda.
Vieira Portuense, Júpiter e Leda, 1798, óleo sobre tela
Vieira Portuense, D. Filipa de Vilhena armando seus filhos cavaleiros, 1801, óleo sobre tela
Vieira Portuense, A Súplica de Inês de Castro, 1802, óleo sobre tela
Domingos Sequeira Pintou obras religiosas como S. Bruno em Oração; Representou alegorias como Alegoria à Constituição; Pintou retratos; Em Paris contacta com Géricault e Delacroix; Marcado pelo Neoclassicismo, também está próximo do Romantismo e do Impressionismo. Forma humana bem modelada e pormenorizada. (1768-1837) Nasceu em Lisboa; Usou o apelido do seu tio como parte do seu nome artístico; Frequentou a Aula Pública de Desenho e a oficina de Francisco de Setúbal; Em 1788 parte para Roma com uma bolsa régia; Recebe formação de vários pintores em Roma; Destacou-se por ser um dos grandes pintores do Liberalismo em Portugal e foi responsável pelo desenho das primeiras notas do Banco de Portugal; Vive do apoio de mecenas que financiam as suas obras; No final da sua vida foi vítima de ataques de apoplexia que o deixaram mentalmente incapacitado para pintar.
Maria Benedita Vitória Verde casou-se com Domingos Sequeira, mas morre prematuramente após o nascimento do filho, que também iria morrer em 1817.
Domingos Sequeira, Adoração dos Magos
Vieira foi o pintor dos começos de Oitocentos, Sequeira o pintor do fim do século XVIII. José Augusto-França, historiador de arte português