A escultura e pintura neoclássica em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Neoclassicismo.
Advertisements

Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco Flamengo.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Romantismo.
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
PORTINARI ARTE BRASILEIRA.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
A arte renascentista História.
A casa, uma parte de mim no mundo
Eduardo Afonso Viana.
Laura Reydon e Luana Castro
D.Maria I.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Carlos Carrà ( ).
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Desenho de Arquitectura
Almeida Negreiros.
Rembrandt (vídeo – Slides)
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
A arte e a mentalidade barrocas
Belle Époque no Brasil Estudaremos como o Brasil absorveu os movimentos modernos de arte, que romperam com a tradição acadêmica. A Belle Époque foi mais.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Nomes: Milena, Náthali e Raíssa Turma:81 Componente Curricular: Artes
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
No tempo, espaço, características e seus representantes.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
BARROCO NO BRASIL.
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
História da Cultura e das Artes
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Leonardo da Vinci.
História da Cultura e das Artes
Fenando José de Goya.
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Fra Angelico Trabalho realizado por: Diogo Mesquita nº23.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
A área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias compreende o conjunto de conhecimentos trabalhados na escola nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa.
REALISMO.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
ALL STAR & MONET.
PAUL KLEE.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O Museu Nacional dos Coches localiza-se na freguesia de Belém, em Lisboa, em edifício anexo ao Palácio Presidencial.
NEOCLASSICISMO.
ESCULTURA.
RENASCIMENTO CULTURAL
IMPRESSIONISMO.
O BARROCO.
Maluda ( ) Apresentação criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Aline & Joice 7º Ano B Pintor, escultor, arquiteto e decorador de tapeçarias e vitrais flamengo nascido em Breda, no Ducado de Brabant, Países Baixos,
Transcrição da apresentação:

A escultura e pintura neoclássica em Portugal História da Cultura e das Artes

Trabalhou juntamente com António Canova; Esculpiu estátuas de rostos esfíngicos e com pormenores nos pregueados das roupagens; Contribuiu para a decoração escultórica do Palácio da Ajuda; As suas principais obras foram o Monumento a D. Maria I e a estátua do futuro D. João VI (Hospital da Marinha em Lisboa). João José de Aguiar (1769-1841) Escultor Neoclássico

A pintura neoclássica em Portugal A pintura neoclássica em Portugal viveu da contribuição de artistas nacionais e estrangeiros; Desenvolveu-se devido ao trabalho essencial de dois pintores – Vieira Portuense e Domingos Sequeira; A pintura neoclássica em Portugal

Francisco Vieira, Vieira Portuense Absorve influências de pintores como Carraci e Ticiano; Influenciado pela pintura inglesa pré-romântica pela riqueza cromática das paisagens e os pormenores dos retratos; Notabilizou-se pelas representações de figuras religiosas; Preocupou-se pelo desenho rigoroso e linear e pelo tratamento da luz de modo a modelar as suas personagens. Francisco Vieira, Vieira Portuense (1768-1837) Nasceu na cidade do Porto; Beneficiou dos ensinamentos do seu pai e do rico ambiente artístico existente na cidade do Porto; Em 1789 recebe uma bolsa de estudo e viaja para Roma onde recebe formação do pintor Domenico Corvi. Torna-se "primeiro-pintor da câmara da corte“ e participa na decoração pictórica do Palácio da Ajuda.

Vieira Portuense, Júpiter e Leda, 1798, óleo sobre tela

Vieira Portuense, D. Filipa de Vilhena armando seus filhos cavaleiros, 1801, óleo sobre tela

Vieira Portuense, A Súplica de Inês de Castro, 1802, óleo sobre tela

Domingos Sequeira Pintou obras religiosas como S. Bruno em Oração; Representou alegorias como Alegoria à Constituição; Pintou retratos; Em Paris contacta com Géricault e Delacroix; Marcado pelo Neoclassicismo, também está próximo do Romantismo e do Impressionismo. Forma humana bem modelada e pormenorizada. (1768-1837) Nasceu em Lisboa; Usou o apelido do seu tio como parte do seu nome artístico; Frequentou a Aula Pública de Desenho e a oficina de Francisco de Setúbal; Em 1788 parte para Roma com uma bolsa régia; Recebe formação de vários pintores em Roma; Destacou-se por ser um dos grandes pintores do Liberalismo em Portugal e foi responsável pelo desenho das primeiras notas do Banco de Portugal; Vive do apoio de mecenas que financiam as suas obras; No final da sua vida foi vítima de ataques de apoplexia que o deixaram mentalmente incapacitado para pintar.

Maria Benedita Vitória Verde casou-se com Domingos Sequeira, mas morre prematuramente após o nascimento do filho, que também iria morrer em 1817.

Domingos Sequeira, Adoração dos Magos

Vieira foi o pintor dos começos de Oitocentos, Sequeira o pintor do fim do século XVIII. José Augusto-França, historiador de arte português