MÚSICA ROMÁNTICA 1810 à 1900.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUINHENTISMO.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Escola Angelina Jaime Tebet.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
Romantismo.
HISTÓRIA DA MÚSICA BARROCO
FANTASIA 2000 O PÁSSARO DE FOGO. FANTASIA 2000 O PÁSSARO DE FOGO.
A arte e a mentalidade barroca
História da Música Clássica
“A Música” De : Vladimir Nabokov.
DRIBLANDO A ADVERSIDADE
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
História da Música Clássica Bach - Concerto de Brandenburgo No. 3
Professsora: Aíla Rodrigues
Anton Webern Obras.
Fonte Ariston Normal Italic Regular 60 pt sólida
A água na expressão artística
Fundação OSESP Serviço Social do Comércio - SP
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
COMPOSIÇÃO & enquadramento
MÚSICA BARROCA 1600 a 1750.
MÚSICA BARROCA.
Texturas.
P SONATA AO LUAR - CAPA INICIAL COM LEGENDA - Fonte Ariston Normal Italic Regular 60 pt sólida. Depois Time New roman Italic e Verdana na identificação.
MÚSICA DO SÉCULO XX.
Romantismo Teatro, música e dança.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Música clássica 1750 a 1810.
Música ELEMENTOS Básicos.
EXPRESSIONISMO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Planejada e perceptível
ROMANTISMO Profª: Indianara..
ROMANTISMO.
Por: Maria Eduarda, Maria Fernanda, Maria Luiza e Guilherme C.
Francesco Hayez ( ) Foi um grande expoente das pinturas românticas italianas, sobretudo as históricas. Também foi um famoso retratista. Percorreu.
Breve introdução ao estudo da Arte.
A força que move a mulher é especial. Porque
Vai desistir? Pense bem! * O General Douglas MacArthur foi recusado na Academia Militar de West Point, não uma vez, mas duas. Quando tentou pela terceira.
R OMANTISMO N O B RASIL. INICIA-SE EM 1836 COM A PUBLICAÇÃO, NA FRANÇA, DA NICTHEROY - REVISTA BRASILIENSE, POR GONÇALVES DE MAGALHÃES. NESTE PERÍODO,
Temática Apresentada História de uma deputada
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
SONATA:CLARO DE LUNA Com Som Quem de nós não teve um momento de extrema dor? Quem nunca sentiu, em algum momento da vida, vontade de desistir?
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
Características dos Sons
Períodos Musicais na Idade Moderna
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
História da Música V CMU 244 Módulo III Pré-clássico na Itália: O nuevo estilo de Scarlatti e Sammartini Prof. Diósnio Machado Neto.
Formas de Sonata nos séculos XVIII e XIX
História da Música IV CMU 351 Módulo VI Música de câmara Prof. Diósnio Machado Neto.
ARTE ISLÂMICA.
História da Música III CMU 350 Módulo XI Música Instrumental italiana até o início do século XVIII Prof. Diósnio Machado Neto.
História da Música II Aula 3 A música na Península Itálica no final do século XIV Prof. Diósnio Machado Neto.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
História da Música IV Sinfonias. Beethoven – Sinfonia nº 9 Sinfonia Coral – Para solistas, coro e orquestra – Beethoven esboçou-a por um largo período.
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
PARNASIANISMO LITERATURA.
História da Música V CMU 244 Módulo I a Ópera Um campo de batalha ideológica e estética Prof. Diósnio Machado Neto.
Aula 7 – Moteto em Ré menor ou Beba Coca Cola
Barroco.
Ensaio sobre a música brasileira - Instrumentação Claudia Regina Fonseca Muniz N° USP
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Mirian David Marques (ex-) Museu de Zoologia USP
Transcrição da apresentação:

MÚSICA ROMÁNTICA 1810 à 1900

INTRODUÇÃO A palavra romantismo foi primeiramente empregada para descrever o despontar das novas idéias que passaram a prevalecer na pintura e na literatura, no final do séc. XVIII. Mais tarde, os músicos tambem adotaram o termo para descrever as mudanças no estilo musical ocorridas logo depois da virada do século.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS Maior liberdade de forma e concepção; plano emocional expresso com maior intensidade e de forma mais personalista, na qual a fantasia, a imaginação e o espírito de aventura desempenham importante papel; Texturas mais densas e pesadas, com corajosos contrastes dramáticos, explorando uma gama maior de sonoridades, dinâmicas e timbres;

Expansão da orquestra, por vezes a proporções gigantescas; Estreita ligação com outras artes; Maior virtuosismo técnico, sobretudo dos pianista e violinistas; Nacionalismo: reação contra a influência alemã, principalmente dos compositores da Rússia, Boêmia e Noruega;

ESTILOS Lied (canção) Alemão Drama Musical Música Programática Abertura de Concerto Poema Sinfônico Música incidental (ou de cena)

PRINCIPAIS COMPOSITORES ROMÁNTICOS

Ludwig Van Beethoven Piano Sonata No. 23 – Appasionata – 1st mov Ludwig Van Beethoven Piano Sonata No. 23 – Appasionata – 1st mov. Piano solo: Arthur Rubinstein Sonata Appassionata 1st mov (áudio e vídeo)

Bibliografia BENNETT, ROY- Uma breve história da Música, Ed. Jorge Zahar. http://www.aceav.pt/blogs/floresta/Lists/Fotografias/Grandes%20ideias%20da%20humanidade!/Beethoven.jpg