Introdução a diagrama de classes e UML

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelagem de Classes do Domínio
Advertisements

Engenharia de Software
UML Modelando um sistema.
UML Visões – Parte 2.
UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.
Desenvolvimento de Sistemas Baseado na Transformação de Modelos
(Unified Modeling Language)
Diagrama de Classes continuação.
Engenharia de Software
LINGUAGEM DE MODELAGEM UNIFICADA
UML - Diagrama de Classes e objetos
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
UML: Diagrama de Classes
Projeto de Sistemas de Software
Modelagem Orientada a Objetos
Linguagens de Modelagem para SMA
UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes
Alexandre Parra Site: Os Pilares da OO em Java Alexandre Parra Site:
Diagramas de Classes.
Análise e Projeto de Sistemas
Classes e objetos Modelagem
Análise e Projetos de Sistemas UML-Linguagem de Modelagem Unificada Modelo de Dados com UML Diagrama de Classes Professor: Armando Hage.
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II
DIAGRAMA DE COMPONENTES
Diagrama de Classes e Diagrama de Objetos
Engenharia de Software e Sistemas de Informação e Gestão
Diagrama de Classes e Colaboração
Introdução UML, Diagrama de Classes e Comunicação/Colabaração
Projeto de Sistemas de Software
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
Profa Simone Sawasaki Tanaka
Análise e Projeto de Sistemas
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User Guide
Orientação a Objetos Parte I
Marcio de Carvalho Victorino
Análise e Projeto de Sistemas
UML Diagrama de classes.
UML: Diagrama de Classes
© Ricardo Pereira e Silva
DIAGRAMA DE CLASSE Médio Integrado.
Educação Profissional Técnica de Nível Médio Curso Técnico de Informática
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Programação Orientada à Objetos
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Generalização e herança Agregação e composição
Orientação a Objetos com UML
UML e a Ferramenta Astah
Linguagem de Modelagem Unificada
UML Diagramas de Classes Disciplina: Engenharia de Software
Modelagem Conceitual descreve a informação que o sistema vai gerenciar.
Análise e Projeto de Sistemas Unified Modeling Language Renata Araujo Ricardo Storino Núcleo de Computação Eletrônica Curso de Programação de Computadores.
Análise e Projeto de Software
Equipe: Bruno Barbosa Felipe Fernandes Waleska Dias.
Análise e Projeto de Sistemas
Orientação a Objetos com UML. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Análise e Projeto OO com UML e Padrões|
20/04/2017 Orientação a Objetos 1 1.
Projeto de Banco de Dados
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Diagrama de Classes Herança Dependências.
1 Especificação de Sistemas de Software e a UML. 2 Modelagem de sistema A modelagem de sistema auxilia o analista a entender a funcionalidade do sistema.
Análise e Design de Software Site:
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Engenharia de Software Orientada a Objetos Professor: Guilherme Timóteo Aula 3: – Modelagem de Classes (parte 2)
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Transcrição da apresentação:

Introdução a diagrama de classes e UML Prof. Alexandre Parra Carneiro da Silva parrasilva@gmail.com

O que é UML ? A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. É possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização. Facilita a comunicação de todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema: Gerentes; Coordenadores; Analistas e Desenvolvedores.

Principais Diagramas da UML 2.0 (1/2) Diagramas Comportamentais Estudo de Caso Transição de Estados Atividades Diagramas Estruturais Objetos Classes Componentes, entre outros...

Principais Diagramas da UML 2.0 (2/2) Diagramas de Interação Seqüência Colaboração Tempo

Diagrama de Classes Diagramas de classe são os diagramas mais comuns encontrados em modelagem de sistemas orientados a objetos. Um diagrama de classe mostra um conjunto de: classes, interfaces e seus relacionamentos. Principal uso: modelar a visão do projeto de um sistema de forma estática. São importantes não somente para visualização, especificação e documentação dos modelos estruturais.

Termos e Conceitos de Diagramas de Classes (DC) Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham: atributos, operações, relacionamentos e semântica. Graficamente, uma classe é desenhada como um retângulo. Uma classe em DC é composta de três partes: Nome Atributos Métodos

O que são: Nome, Atributo e Método Nome: Toda classe deve ter um nome que a distingue de outras. Atributo: é uma propriedade mencionada de uma classe que descreve uma variação de valores que instâncias da propriedade pode conter. A propriedade é compartilhada por todos os objetos desta classe. Método: é a implementação de um serviço que pode ser requerido a partir de qualquer objeto da classe para afetar seu estado.

Exemplos de Classe em UML 2.0 Nome Atributo Operação

Notações de Visibilidade em UML 2.0 Encapsulamento: Público (+): Visível para qualquer elemento que possa ver a classe. Protected (#): Visível a outros elementos dentro da classe e de subclasses. Private (-): Visível a outros elementos dentro da classe. Package (~): Visível a elementos do mesmo pacote.

Exemplo de Visibilidade

Relações entre classes Em UML 2.0, as formas que entidades podem conectar a outras, lógica ou fisicamente, são através de relacionamentos. Em Orientação a Objetos, há três tipos de relacionamentos: Dependências Generalizações Associações

Relacionamento: Dependência Dependência é um relacionamento que declara que uma entidade (ex: classe Window) usa a informação e serviços de outra entidade (ex: classe Event), mas não necessariamente o inverso. Geralmente se usa dependência para mostrar que uma classe usa operações de outra classe ou usa variáveis ou argumentos de tipo de outra classe.

Relacionamento: Generalização É um relacionamento entre um tipo geral de uma entidade (superclasse) e um tipo mais específico desta entidade (subclasse).

Relacionamento: Associação É um relacionamento estrutural que especifica que objetos de uma entidade são ligados a objetos de outra entidade. Dada uma associação entre duas classes, você pode relacionar objetos de uma classe a objetos de outra classe.

Relacionamento: Associação (função)

Relacionamento: Associação (multiplicidade) *  significa 0..*

Relacionamento: Agregação Agregação é um tipo especial de associação. Quando utilizar AGREGAÇÃO ? Deseja-se modelar um relacionamento “todo/parte”, em que uma classe representa uma entidade completa (todo), composta de outras entidades (partes).

Relacionamento: Composição (1/2) Composição é uma forma de agregação, contudo dá o sentido de forte posse e tempo de vida entre parte e o todo. O todo é responsável pela disposição de suas partes, ou seja, que o todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. Ou seja, um objeto pode ser uma parte de somente uma composição por vez.

Relacionamento: Composição (2/2)

Relacionamento: Associação com propriedades Em uma associação entre classes, a própria associação pode ter propriedades.

Expressando interfaces em UML 2.0

Demais Notações em UML 2.0 (1/2) Como expressar classes abstratas: O nome da classe deve ser escrito no estilo itálico. Como expressar métodos abstratos: O nome do método deve ser escrito no estilo itálico.

Exemplo de classe e método abstrato

Demais Notações em UML 2.0 (2/2) Expressar herança simples e múltipla Herança Simples Herança Múltipla

Ferramenta para modelagem UML JUDE http://jude.change-vision.com/jude-web/index.html