PRODUTOS BANCÁRIOS (parte 1)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
23/03/2017 CRÉDITO PARA O TURISMO Janeiro
Advertisements

A crise no setor agrícola Principais razões
a comercialização agrícola
POLÍTICAS PÚBLICAS E COMERCIALIZAÇÃO
O BANCO DO BRASIL E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
FINANCIAMENTOS Fontes de Financiamento
Atuação do Banco do Brasil Eng. Agr. Leandro Capuzzo
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 2ª aula OMCA04 17/09/2012
Plano Safra – PRONAF /06 INTRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Professor Nelson Guerra Ano 2014
Financiamento Habitacional
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Banco do Brasil e o Agronegócio
MERCADO FINANCEIRO.
Prof.Nelson Guerra – Ano 2013
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Produtos e Serviços para Micro e Pequenas Empresas
SPB: Sistema de Pagamentos Brasileiro
Superintendência Estadual do Paraná Junho/2010
Professor Nelson Guerra Ano 2012 / 2013 – Aulas 100% presenciais CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Autorregulação Bancária Londrina(PR) –
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Diretoria de Agronegócios
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: Produtos Bancários (parte final):
Conab - Companhia Nacional de Empresa Pública vinculada ao
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
Fontes de Financiamento
Engª. Agrª. Bruna Obes Corrêa
Programa BB-Florestal
Instrumentos de Apoio à Comercialização Agrícola e Pecuária
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
CDC Financiamento concedido por banco ou financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos. Muito.
Tipos de Operações de Crédito
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
C O N H E Ç A O S I C R E D I.
BANCO BRADESCO.
Introdução à Macroeconomia
e Prof.Nelson Guerra - Ano 2015 GARANTIAS: FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
1 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social CONDIÇÕES FINANCEIRAS – MODERFROTA Custo Final para o Cliente, incluindo a remuneração do Agente.
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Sistema Financeiro Nacional
e Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra - Ano 2014 FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado Financeiro: noções
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
Baixa emissão de carbono
Sistema de Pagamentos Brasileiro:  Função de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA SOLUÇÕES DE CRÉDITO PARA SUA EMPRESA CRÉDITO EMPRESARIAL.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
O novo Sistema de Pagamentos Brasileiro Luiz Fernando Figueiredo 1.
Conta Caixa Fácil Poupança Caixa Fácil Produtos de crédito
FLUXO DE CAIXA.
Transcrição da apresentação:

PRODUTOS BANCÁRIOS (parte 1) Bancárias + Atualidades PRODUTOS BANCÁRIOS (parte 1) Professor Nelson Guerra Ano 2015 www.CursoSolon.com.br

Os produtos e serviços que precisamos estudar estão na próxima tela  PRODUTOS BANCÁRIOS Eis alguns exemplos de produtos e serviços oferecidos pelos principais bancos no país (são dezenas): Os produtos e serviços que precisamos estudar estão na próxima tela 

Produtos Bancários exigidos no concurso BB PARA QUEM PRECISA DE RECURSOS: Cartões de crédito e de débito (noções); Crédito Direto ao Consumidor (CDC); Crédito Rural - Agronegócio; PARA QUEM POSSUI RECURSOS: Caderneta de Poupança; Fundos de Investimentos; Capitalização; Seguros; Previdência. Veja no próximo arquivo de apresentação.

CARTÕES DE CRÉDITO E DE DÉBITO Com muitas vantagens os cartões magnéticos substituem o dinheiro e o talão de cheques, sendo um grande estímulo ao consumo (são “dinheiro de plástico”). Há cartões para pagamento à vista (cartões de débito) e a prazo (cartões de crédito). Todos esses cartões são intransferíveis. Para os cartões de crédito, o cliente possui um limite de crédito e escolhe o dia de vencimento de sua fatura para realizar compras parceladas. A quantidade de parcelas depende da oferta anunciada pelo lojista.

CARTÕES DE CRÉDITO A entidade financeira que trabalha com as bandeiras Visa, Mastercard, AmericanExpress etc é denominada administradora ou emissora do cartão (pode não ser um banco), enquanto o comerciante ou prestador de serviços se chama fornecedor ou lojista, e o cliente é o titular ou portador do cartão. A administradora é remunerada pelo lojista e também pelo titular do cartão de crédito, justamente para facilitar a estes dois a transação comercial e por correr o maior risco na operação. O titular, que paga a anuidade do cartão, poderá também pagar juros e demais encargos se não efetuar os pagamentos parcelados nas datas de vencimento, pois é com os recursos dos pagamentos do titular que o emissor paga o fornecedor do produto ou serviço.

CARTÕES DE CRÉDITO Até a data de vencimento, o portador deve efetuar o pagamento mínimo (15%) do valor total da fatura, assumindo os encargos financeiros para pagamento posterior do restante. Mesmo os cartões básicos podem ser de uso nacional ou internacional. Neste último caso, a fatura é emitida em dólares e deve ser liquidada na cotação de venda do segmento turismo da data de vencimento. Cartões Cobranded: Para aumentar a quantidade de portadores de cartão, as administradoras fizeram convênios com empresas de marca para ofertar os cartões do tipo afinidade: Instituto Ayrton Senna, Corinthians, Palmeiras, Ford, Gol, TAM etc.

CARTÕES DE CRÉDITO Anuidade: É paga pelo titular anualmente (pode ser parcelado) para poder usufruir do sistema. Comissão: É paga pelo lojista como percentual que lhe é subtraído a cada recebimento financeiro proveniente de suas vendas. Remuneração de garantia: É paga pelo titular à administradora do cartão na forma de JUROS quando não recolhe os pagamentos conforme parcelamento definido no ato da compra. Taxa de administração: É paga pelo titular à administradora mensalmente quando o titular financiar sua dívida junto à administradora do cartão.

CDC – CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR Financiamento para PF e PJ na aquisição de bens de consumo (eletros, eletrônicos, microcomputadores, material de construção e outros) para pagamento parcelado. Mas também é utilizado para empréstimos pessoais. A taxa de juros cobrada pelo banco pode ser reduzida se o bem financiado ficar em garantia da operação, ou o empréstimo ficar consignado em folha de pagamento ou aposentadoria, o que implica em diminuição de risco da operação para o banco. CDC com interveniência (CDCI): Operações concedidas a empresas clientes especiais para repasse do crédito aos seus clientes, facilitando a venda de produtos específicos diretamente no estabelecimento do comerciante.

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO É o suprimento de recursos financeiros para produtores rurais ou cooperativas. Divide-se em três modalidades: 1) Custeio: Financia as despesas para um ciclo operacional da produção (agricultura ou pecuária); 2) Investimento: Financia bens fixos duráveis (máquinas, equipamentos, imóveis e benfeitorias), beneficiando vários ciclos de produção (vários anos); 3) Comercialização: Financia o abastecimento e o armazenamento da produção agrícola já colhida.

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO Em virtude de seu grande valor na economia, compete ao CMN traçar as diretrizes determinantes da política do crédito rural, bem como o estabelecimento de termos, prazos, juros e demais condições das operações de crédito rural. As regras do crédito rural estão no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil, de acordo com as diretrizes do CMN. Conforme o MCR, todas as operações de crédito rural exigem garantias e outras providências por parte do beneficiário.

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO Além do produtor rural (PF ou PJ) e cooperativas, também são beneficiários do crédito rural os pesquisadores ou produtores de mudas ou sementes, os pesquisadores ou produtores de sêmen animal e embriões, os medidores de lavouras, os profissionais nas atividades florestais e afins. O PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi criado pelo governo federal para dar apoio financeiro nas atividades agropecuárias e não agropecuárias (turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar).

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO SOLUÇÕES PRONAF MAIS COMUNS PARA O PRODUTOR RURAL: No BB o Pronaf Custeio financia despesas normais de produção agrícola e pecuária até R$ 100 mil. O Pronaf Agroindústria financia cooperativas de produção para fornecimento aos cooperados, até R$ 12 mil para pessoa física individual, R$ 210 mil para empreendimento familiar, até R$ 4 milhões para associação e valores superiores para cooperativas centrais. Há outras linhas de crédito do Pronaf para situações específicas no site www.bb.com.br.

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO FONTES DE RECURSOS PARA O CRÉDITO RURAL: Os bancos operam, obrigatoriamente, neste segmento por meio de recursos próprios, oriundos de 25% dos volumes médios dos depósitos à vista e outros recursos obrigatórios. Alguns bancos privados preferem repassar seus recursos destinados ao crédito rural ao Banco do Brasil, mediante o DIR - Depósito Interfinanceiro Rural. Também são fontes de recursos: Os oriundos da caderneta de poupança rural do Banco do Brasil, do Tesouro Nacional, do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), do BNDES e os subvencionados pela União.

CRÉDITO RURAL - AGRONEGÓCIO Por intermédio do Finame Rural, o BNDES financia a compra de máquinas e equipamentos para o setor, garantindo até 90% do investimento total nas regiões incentivadas e 80% nas regiões não incentivadas. Há também o Empréstimo do Governo Federal (EGF) que visa proporcionar ao beneficiário condições para a comercialização do seu produto em época de preços mais favoráveis.

TESTES DE CONCURSOS Resposta: c 01. (BB 2011) Sobre operações de crédito rural é correto afirmar: a) Podem ser utilizadas por produtor rural, desde que pessoa física. b) Não podem financiar atividades de comercialização da produção. c) É necessária a apresentação de garantias para obtenção de financiamento. d) Não estão sujeitas a Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, e sobre Operações relativas a Títulos e Valores Mobiliários - IOF. e) Devem ser apresentados orçamento, plano ou projeto nas operações de desconto de Nota Promissória Rural. Resposta: c

>>> continua... TESTES DE CONCURSO 02. (BRB 2004) Dentre as operações de crédito especializado, o crédito rural tem como objetivo estimular e fortalecer o setor rural, destinando financiamentos aos produtores e suas associações. Sobre as características dessa modalidade de crédito, considere as afirmações abaixo: I. podem ser financiadas pelo crédito rural as atividades de custeio, investimento, comercialização, industrialização e exportação de produtos agropecuários; II. todos os recursos para financiamento do crédito rural são provenientes das instituições financeiras oficiais federais; III. o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem por finalidade apoiar as atividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas por agricultores familiares no estabelecimento ou aglomerado rural urbano; IV. o financiamento do PRONAF está limitado a R$ 3.000,00 (três mil reais), por produtor, em cada ano. >>> continua...

TESTES DE CONCURSO Resposta: e . . . Marque a alternativa CORRETA: a) são verdadeiros os itens I e IV. b) são verdadeiros os itens I e II. c) são verdadeiros os itens II e III. d) são verdadeiros os itens III e IV e) apenas o item III é verdadeiro. Resposta: e

TESTES DE CONCURSO Resposta: 14-C (BB 2007) O BB tem importância primordial na concessão de crédito rural no país. Desde a institucionalização do crédito rural por meio da Lei n.º 4.829/1965, passou a integrar o sistema nacional de crédito rural. Na safra 2005/2006, o BB destinou R$ 26,9 bilhões ao setor rural. Os recursos foram distribuídos em mais de 1,3 milhão de operações de investimento, custeio e comercialização. Para a safra 2006/2007, está prevista a liberação de R$ 33 bilhões. Desse montante, R$ 27 bilhões serão destinados à agricultura empresarial e R$ 6 bilhões à agricultura familiar. (Banco do Brasil - Balanço 2006). No que diz respeito a crédito rural, julgue os itens a seguir, assinalando C=Certo ou E=Errado: 03. [___] Um dos objetivos específicos do crédito rural é incentivar a introdução de métodos racionais de produção, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada defesa do solo. Resposta: 14-C

TESTES DE CONCURSO Respostas: 04-C, 05-C. . . . 04. [___] Os recursos obrigatórios (decorrentes da exigibilidade de depósito à vista), os oriundos do Tesouro Nacional e os subvencionados pela União sob a forma de equalização de encargos são fontes de recursos para o crédito rural no Brasil. 05. [___] Os financiamentos rurais caracterizam-se, segundo a finalidade, como de investimento, quando se destinarem a inversões em bens e serviços cujos desfrutes se realizem no curso de vários períodos. Respostas: 04-C, 05-C.

TESTES DE CONCURSO . . . 06. [___] Os recursos controlados se originam da exigibilidade dos depósitos a vista, da poupança rural, do fundo de amparo ao trabalhador e do tesouro nacional. 07. [___] É objetivo do crédito rural estimular o incremento ordenado dos investimentos rurais, inclusive para armazenamento, beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuados por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural. 08. [___] Por ferir o princípio da isonomia, é vedada a prática de subsídio à produção agropecuária. Respostas: 06-C, 07-C, 08-E (O Governo do Brasil subsidia o crédito rural).

QUESTÕES DE CONCURSOS Resposta: b 09. (BB 2012) Nos dias de hoje, o uso do “dinheiro de plástico” está superando cada vez mais outras modalidades de pagamento, que, com o passar dos anos, estão ficando obsoletas. Um tipo de “dinheiro de plástico” muito utilizado no comércio de rua é o a) cartão cidadão b) cartão de crédito c) cartão de senhas d) talão de cheques e) internet banking Resposta: b

>>> CONTINUA... QUESTÕES DE CONCURSOS 10. (BB 2006) Sobre cartões de crédito, analise: I. Permitem compatibilizar as necessidades de consumo dos titulares às suas disponibilidades de caixa, à medida em que a data de vencimento da fatura coincida com o crédito dos seus salários. II. Oferecem aos titulares a possibilidade de parcelar o pagamento de suas compras, concedendo-lhes um limite de crédito rotativo. III. Podem proporcionar benefícios adicionais aos titulares, à medida em que realizem parcerias com empresas reconhecidas no mercado (cartões cobranded). >>> CONTINUA...

QUESTÕES DE CONCURSOS . . . É correto o que consta em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III. Resposta: e

QUESTÕES DE CONCURSOS Respostas: 11-C (BRB 2011) O cartão de crédito é um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essa comprovação é geralmente realizada no ato da aquisição, mediante apresentação do cartão ao estabelecimento comercial. O cartão é emitido pelo prestador do serviço de intermediação, chamado genericamente de administradora de cartão de crédito, que pode ser um banco. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes, informando C=Certo ou E=Errado. 11. [___] É permitida a cobrança da tarifa de anuidade ainda que o cartão de crédito seja o básico. >>> Respostas: 11-C

QUESTÕES DE CONCURSOS . . . 12. [___] Conforme regras do Conselho Monetário Nacional, os cartões de crédito básicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais. 13. [___] O percentual para pagamento mínimo é superior a 10% do valor da fatura do cartão de crédito. 14. [___] Quando o usuário do cartão de crédito opta por não pagar total ou parcialmente a fatura mensal, as instituições financeiras são as únicas que podem conceder financiamento para a quitação desse débito junto à empresa administradora. Respostas: 12- C 13-C (sim, atualmente o percentual mínimo é de 15%), 14-C

Reprodução permitida desde que citada a fonte: www.CursoSolon.com.br Fim da apresentação Prof. Nelson Guerra guerra@cursosolon.com.br Reprodução permitida desde que citada a fonte: www.CursoSolon.com.br