ESCOLA DO FUTURO
PEDAGOGIA EPISTEME BIOLOGIA
BIOLOGIA GENES CÉREBROS MEMES
Cronos Trabalho - Institucional - suor - Racional Ensino estruturado, lógica da precedência Cultura: Seleção de conteúdos privilegiados Ritmos médios de aprendizagem Simultaneidade do aprender Tempo de Alfabetizar, matematizar, ... Hora-aula,... Seriação
Kairós Prazer - emoções-corporeidade Empiria - Alegria Ensino: construção personalizada Cultura: Rede de relações Diferentes ritmos de aprendizagem Aprender: Dinâmica Ciclo de formação por idade
TEMPO INSTITUCIONAL (IDEAL) Kairós Cronos Pedagógico
ENSINAR É SIMPLES... Tornar a escola mais alegre para que seja mais séria. Começar pelo sonho que convocou a inteligência. Lembrar que currículos são menus da culinária escolar - especialistas são seres humanos. Crianças são naturalmente curiosas
AUTO-ORGANIZAÇÃO DO CORPO LEITURA DO MUNDO LEITURA DA PALAVRA CURIOSIDADE PARTILHA INVESTIGAÇÃO APRENDER PAIXÃO AUTO-ORGANIZAÇÃO DO CORPO DESCOBERTA
AS FEIRAS QUE PROPÕE SANTO AGOSTINHO 2ª FEIRA DA SAPIÊNCIA FEIRA DA FRUIÇÃO FRUTA Come- se pelo prazer Sonata, canto gregoriano, valsinha, chorinho... Poemas, pôr de sol, beijo... “Inúteis”, atividades lúdi-cas, de deleite, prazer 1ª FEIRA DA CIÊNCIA FEIRA DE UTILIDADES Utensílios, ferramentas Escolas, saberes Instrumentos Colher, bicicleta, aspirina... Coisas que usamos para poder viver. Sendo úteis e necessários, estes objetos não nos dão felicidade.
Vegetal Mineral Ser humano Animal SER HUMANO & ORGANIZAÇÃO IDENTIFICAÇÃO Ser humano Essência Sentimentos MOTIVAÇÃO Animal DEDICAÇÃO Vegetal Tempo SEGURANÇA Mineral Espaço
Uma pitada de sabedoria freudiana “O que é determinante, em última instância, é o amor. O insight não tem autonomia alguma, nem mesmo relativa...”
"Como o passado é apenas preparatório e o presente apenas um ponto de partida, é o futuro que deve ser o alvo de nossos pensamentos e de nossa energia . . ."
Rubem Alves diz... “Sim, eu quero viver muitos anos mais. Mas não a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver acesa, em mim, a capacidade de me comover diante da beleza.”
EDUCAÇÃO - PEDAGOGIA FORMAÇÃO COMO PODEMOS SER COMO NOS COMPORTAMOS COMO CONHECEMOS COMO EMOCIONAMOS